fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

5S: estratégia imbatível para melhorar a Segurança do Trabalho

Os japoneses, conhecidos por sua ordem e disciplina, vivem em um país próspero. Seria mera coincidência? O 5S não apenas é benéfico como cultura organizacional, mas reflete princípios essenciais para o convívio, saúde e prosperidade pessoal.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Nos últimos anos, a Segurança do Trabalho tem ganhado destaque nas preocupações das empresas, buscando eliminar condições inseguras e conscientizar os profissionais para prevenir atos inseguros. Uma abordagem que tem se destacado como aliada da Segurança é o 5S, originária do Japão, que oferece uma base física e comportamental para evitar acidentes, incluindo-os nos Diálogos de Segurança e auditorias. 

Leia mais: 

 

A origem dos 5S está no Japão pós-Segunda Guerra Mundial. Buscando a reconstrução do país e, mais, o reposicionamento da nação no cenário global como uma nova potência, criou-se uma cultura que visava não apenas engajar a todos neste objetivo, desde as bases, mas organizar o trabalho. Não precisamos lembrar a você de que hoje o Japão é, realmente, uma potência, e seu povo é referência de educação, foco, retidão e disciplina.   

A denominação “5S” refere-se às cinco atividades que compõem essa metodologia japonesa, cada uma contribuindo para criar ambientes seguros e produtivos. O SEIRI promove a utilização adequada de recursos, evitando desperdícios e improvisações que geram riscos. No SEITON, a organização define locais de trabalho e armazenamento, contribuindo para a ordem e segurança. O SEISO enfatiza a limpeza, atacando problemas como resíduos e falta de conservação que podem causar acidentes. Continue a leitura para saber mais!

 

Os cinco sensos japoneses na Segurança do Trabalho 

O modelo, que rendeu bons frutos, foi transportado para o ambiente organizacional na década de 1990, e desde então tem se popularizado. No Brasil, para a manutenção do nome como referência à metodologia original, somou-se às respectivas traduções – utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina – o termo “Senso de”, que reflete bem o objetivo dos 5S: desenvolver no ambiente uma cultura diferenciada. 

1 – Senso de utilização 

O primeiro “S” trata da otimização do uso de objetos e utensílios no ambiente de trabalho. A ideia é que tudo que não seja essencial para a execução de tarefas seja guardado – quando não descartado –, visando que apenas o necessário permaneça no ambiente. Essa redução evidencia a real importância de cada objeto e propicia mais agilidade para encontrar e utilizar as ferramentas ideais para o trabalho. 

2 – Senso de organização 

Ordem e produtividade não são sinônimas, mas são condições que sempre andam juntas – ainda mais se já há um senso de utilização na empresa. A organização do ambiente e dos materiais proporciona agilidade e consequentemente um ganho de tempo, que deve refletir na produtividade. Faz parte da Metodologia 5S. 

3 – Senso de limpeza 

Ambientes sujos são desagradáveis, mas não considere este ponto dos 5S tão óbvio. É importante, independentemente do tamanho da empresa, implantar uma rotina de limpeza e incutir em cada colaborador a co-responsabilidade por isso da forma que se adequar melhor ao tamanho e à divisão do trabalho, não deixando apenas a cargo de uma pessoa ou departamento. E, é claro, sabemos que um ambiente limpo é agradável a todos e propício ao bom rendimento do trabalho. 

4 – Senso de padronização 

Não se pode interpretar a padronização, dentro da Metodologia 5S, como uma espécie de antônimo à liberdade criativa ou à dinamicidade do trabalho. Portanto, manter um padrão nos processos internos é um grande desafio que, quando bem-sucedido, evita desperdícios tanto de tempo quanto de recursos. A ordenação do trabalho e a repetição (positiva) de procedimentos é produtiva e extremamente benéfica. 

5 – Senso de autodisciplina 

Este “S” da Metodologia 5S deve estar presente do início ao fim da aplicação da metodologia e é ponto essencial para o sucesso não apenas da mesma, mas de cada colaborador e do coletivo. É imprescindível que todos estejam sempre cientes das metas da empresa, da filosofia de trabalho, das normas, e que se policiem e mantenham-se fiéis a estes propósitos, para que sejam produtivos individualmente e como uma organização. Não é possível cuidar do todo, ou sequer de partes do todo, se não houver disciplina com o próprio trabalho e conduta. 

 

Ganhos na segurança ocupacional 

Relembre os pontos de que tratamos acima e tudo aquilo que já vimos sobre a segurança e saúde ocupacional. Veja como eles se relacionam e como a aplicação do 5S é praticamente uma condição essencial para se ter um ambiente de trabalho seguro e saudável, considerando que todos os que convivem e desenvolvem suas atividades naquele ambiente são responsáveis por isso. 

Ferramentas e objetos inúteis ocupando espaço são focos de risco, assim como a falta de higiene apropriada do ambiente, seja um escritório ou uma fábrica que manipule substâncias nocivas. A organização do local beneficia o fluxo de trabalho, também agindo sobre a redução da probabilidade de acidentes. Pontos que evidenciam a importância da Metodologia 5S. 

Da mesma forma, a padronização de procedimentos, a obediência a normas e a disciplina de cada um são alicerces básicos e superimportantes para a segurança, passando pelo uso de equipamentos adequados, forma correta de se manusear equipamentos e o devido cuidado com atividades que naturalmente ofereçam mais riscos à saúde. Questões que os 5S enfatizam. 

Enfim, podemos dizer que além de um ganho na cultura organizacional como um todo, a aplicação da Metodologia 5S traz para a empresa benefícios específicos que refletem tanto na integridade e satisfação do colaborador quanto na saúde da empresa – administrativamente falando. 

 

O papel do líder na cultura da empresa 

Quando falamos em Metodologia dos 5S, estamos falando da criação de uma cultura organizacional. Algo que, independentemente se for enraizado desde a formação da empresa ou implementado com ela já em atividade, depende da adesão das pessoas que compõem a organização desde sua base. 

Sabemos que esta cultura realmente faz parte da empresa quando ela se torna algo “automático”. Quando manter seu ambiente limpo e organizado, por exemplo, não é uma tarefa “a mais”, mas algo tão normal quanto abrir os olhos pela manhã. E é muito difícil fazer com que estes hábitos sejam naturais se não houver um líder, ou líderes, que motivem e mobilizem a todos não apenas pelo comando, mas pelo exemplo. Portanto, o uso dos 5S pode ajudar. 

O senso de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina – ou seja os 5S – deve fazer parte dos hábitos daqueles que estão no comando. Só assim todos verão que aquilo não é uma obrigação ou um fardo. E que aqueles que não tem tais hábitos desfrutem, de certa forma, de privilégios. 

 

5S na Segurança do Trabalho 

Os japoneses, conhecidos por sua ordem e disciplina, vivem em um país próspero. Seria mera coincidência? O 5S não apenas é benéfico como cultura organizacional, mas reflete princípios essenciais para o convívio, saúde e prosperidade pessoal. Integrar o 5S em sua empresa é mais que um investimento nos negócios; é um investimento nas pessoas que a compõem, incluindo você!         

Em essência, implantar o 5S na segurança do trabalho não substitui as obrigações legais; é um suporte para garantir saúde, vida e eficiência. Um equívoco comum é pensar que sua implementação resolve tudo de imediato. Na prática, é necessário promover ações de forma contínua, persistindo na criação de novos hábitos. 

Portanto, ao apresentar essa ferramenta e seus benefícios para a segurança do trabalho às suas empresas clientes, destaque a importância de uma abordagem constante. Além disso, vá além com o apoio da Escudo, oferecendo treinamentos em SST em total conformidade com a NR1. Garanta uma capacitação de qualidade, alinhada às atividades exercidas pelos trabalhadores. 

A Escudo, líder de mercado em SST, já capacitou mais de 400 mil trabalhadores. Com um catálogo robusto de treinamentos e uma área de gestão completa, a plataforma está pronta para atender as necessidades dos seus clientes. Clique no banner abaixo e agende um horário com nossos especialistas para explorar mais sobre o 5S na segurança do trabalho e como aplicá-lo em sua empresa. 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.