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O que você precisa para entregar aprendizagem colaborativa em SST para os seus clientes

A aprendizagem colaborativa pode ser uma estratégia eficiente na hora de capacitar os alunos dos seus clientes.

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Em um mercado em crescimento, a principal dúvida é como se destacar dos seus concorrentes. Por isso, cada vez mais a experiência do cliente com o seu produto ou serviço é o que conta. Sendo assim, oferecer novas ferramentas ou mostrar as diferentes aplicações daquelas que já existem é essencial para ficar em evidência. Pensando nisso, você vai concordar que já passou da hora dos prestadores de serviço SST entregarem aprendizagem colaborativa, né?

 

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Pensa comigo: o aprender mudou bastante nos últimos anos. Isso porque nós mudamos. A forma como consumimos informação foi se adaptando as novas tecnologias e criando diferentes hábitos, que precisam ser levados em consideração por todos os envolvidos na cadeia de capacitação profissional – mesmo quando falamos de treinamentos obrigatórios, que devem seguir as diretrizes da NR 1.

No entanto, só porque um programa de treinamento precisa seguir certas diretrizes, não quer diz que ele deve ser parado, chato ou entediante. Aliás, se ele for tudo isso é bem capaz do aluno não absorver o conhecimento. O que coloca a saúde e segurança dele em risco – além de deixar seu cliente vulnerável. E uma boa maneira de ajudar a fixar as informações é investindo na aprendizagem colaborativa.

 

O que é aprendizagem colaborativa?

Como o próprio nome diz, a aprendizagem colaborativa é uma metodologia de ensino onde os alunos aprendem com as experiências e vivências um do outro. Ou seja, uma participação ativa de todos, com foco na interação e cooperação para a construção de saberes e compartilhamento do conhecimento.

Na aprendizagem colaborativa, o instrutor é visto mais como um orientador. Alguém que está ali para mediar os debates e guiar os alunos durante os compartilhamentos. Dessa forma, desconstruindo a ideia de que o professor é o único detentor de conhecimento.

Essa mudança de cenário, por sua vez, contribui para uma aprendizagem mais proativa e investigativa. O que significa que os alunos são os responsáveis por trazer informações para debate, ativamente buscando saber mais sobre os assuntos envolvendo a capacitação.

A aprendizagem colaborativa também dá foco ao aprender em grupo, o que auxilia na comunicação e desenvoltura de trabalhos em equipe, além de dar uma maior ênfase na aplicabilidade do conhecimento adquirido na capacitação, uma vez que muito dele parte da vivência dos próprios alunos.

 

 

Como aplicar aprendizagem colaborativa em SST?

É claro que quando falamos de treinamentos em SST estamos falando em seguir normas, protocolos e diretrizes que garantem que a capacitação abordou todos os itens necessários para que os funcionários executem suas atividades com segurança. Por isso, não é possível usar exclusivamente o método de aprendizagem colaborativa.

No entanto, a maioria das capacitações de sucesso mesclam diferentes modelos de ensino, já que é uma das formas mais eficazes de garantir a absorção do que está sendo repassado para os alunos. Assim, a aprendizagem colaborativa pode – e deve – ser usada nas etapas de fixação de conhecimento e até mesmo como lembretes recorrentes do que foi aprendido.

Ao colocar os colaboradores para conversarem entre si sobre suas próprias experiências com o trabalho e a aplicação prática diária das regras de segurança aprendidas nos treinamentos, seu cliente conseguirá manter o assunto “fresco” na memória dos funcionários e terá a oportunidade de corrigir qualquer confusão ou dúvida antes que ela se torne um problema real.

 

LMS como facilitador

Um ponto a ficar atento é que nem sempre as pessoas se sentem confortáveis para compartilhar suas experiências ou dúvidas em grupos presenciais. E é aí que entra o LMS como facilitador para a aprendizagem colaborativa, uma vez que ele oferece um ambiente virtual e seguro para essa troca.

Isso porque uma das ferramentas de um LMS de saúde e segurança do trabalho como o Sistema Escudo, por exemplo, é o módulo de aprendizagem colaborativa. Um item que permite a criação de uma rede social interna. Nela, os colaboradores podem criar seus próprios perfis, seguirem os colegas, compartilharem links, imagens, textos e vídeos e gerar interação um com o outro a partir desse conteúdo.

Tudo, claro, passível de monitoração por você ou pelo responsável apontado pelo seu cliente, de forma a criar um espaço realmente dedicado a aprendizagem e impedir que os assuntos fujam do foco das capacitações.

Além desse módulo, a maioria das plataformas de treinamento online também possuem opções de fórum. Dessa forma, é possível criar um fórum dedicado a discussão recorrente de cada treinamento, que pode ser monitorado por um especialista. Ele, por sua vez, deverá acompanhar a discussão para garantir que as informações compartilhadas estão corretas e sanar qualquer dúvida apresentada.

Essa é uma maneira de tornar a aprendizagem mais natural e interessante para o aluno, pois ele percebe que também tem o que contribuir a discussão. Assim, ele acaba como um agente ativo na própria jornada de aprendizado, tornando-a mais eficaz.

 

Pronto para entregar aprendizagem colaborativa aos seus clientes?

Como falamos no início desse artigo, para estar em evidência em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso se destacar e apresentar experiências que facilitem e melhorem a vida dos seus clientes. Especialmente se você quer manter aqueles que já conquistou.

Portanto, o investimento em tecnologias que solucionem problemas e ajudem a enfrentar desafios do dia a dia dos seus clientes, como a aprendizagem colaborativa, é indispensável. Então que tal conhecer o Sistema Escudo, a plataforma de SST mais completa do mercado?

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