fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Como o mercado vem usando tecnologias para treinamentos na área de SST

Certamente você já botou no papel o quanto gasta com treinamentos SST presenciais para os trabalhadores da sua empresa, né? Com uma solução online na área de SST a empresa sofre uma redução de custos por trabalhador, podendo resultar em milhões de reais economizados anualmente.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Certamente você já se perguntou: será que vale a pena treinar online na área de SST? Bom, a busca por treinamentos online teve um boom desde o início da pandemia. Afinal de contas, o isolamento nos fez buscar outras formas de viver e realizar as tarefas do dia a dia.   

   

Leia mais:   

  

Então, aquela ideia de que os treinamentos online são menos eficazes do que os presenciais, vem caindo por terra. Pois as tecnologias educacionais possibilitam experiências cada vez mais engajadoras e interativas, inclusive na área de SST.   

Se você é ligado em tendências já viu por aí o uso de simuladores e jogos nos treinamentos SST, né? Nós temos investido nessas tecnologias educacionais por aqui no Sistema Escudo. Afinal, o ensino online tem facilitado a retenção de conhecimento pelos trabalhadores e reduzido custos significativos para as empresas que precisam treinar seus profissionais. Quer entender como? Acompanhe esse artigo.      

O que vem impulsionando o EaD e semipresencial no Brasil?   

No Brasil, o ensino a distância está passando por uma grande transformação. Cada vez mais as empresas têm investido em tecnologias educacionais, sejam elas de pequeno ou grande porte, afinal, as vantagens são inúmeras. Então, os processos que até pouco tempo eram majoritariamente manuais têm se transformado para o formato digital. Seja para automatizar tarefas, otimizar tempo, ter mais eficiência ou qualidade, as organizações tem percebido o quanto a tecnologia tem para agregar. 

Desde o início da pandemia a busca por treinamentos online disparou. Em comparação ao ensino presencial, as empresas investem menos e atendem muito mais. Mas não para por aí, por que as pessoas (usuários) têm buscado cada vez mais pelo ensino EaD ou semipresencial? Confira alguns dos principais motivos para a expansão da educação digital no Brasil:    

1 – Facilidade de acesso à internet      

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 65,6 milhões de casas são conectadas a internet no Brasil. Além disso, comparado ao ano de 2019, esse número cresceu em torno de 5,8 milhões. E mais, se considerarmos que atualmente o Brasil tem mais de um smartphone por habitante, a tecnologia já faz parte do dia a dia de centenas de milhares de brasileiros.      

2 – Mais confiança      

Certamente você já ouviu por aí que um certificado de um treinamento a distância vale menos do que um curso presencial, né? Isso não é verdade. O MEC reconhece a validade das capacitações EaD, o que significa que o valor é o mesmo de uma capacitação tradicional em sala de aula, por exemplo. Em outras palavras, é um mito comprovado que a aprendizagem online é inferior.       

3 – Economia      

O fator econômico também é um dos principais motivos da expansão do ensino online no país. As empresas reduzem custos de até 90% com os treinamentos online. Afinal, faça um rápido cálculo do quanto você gasta ao organizar um curso presencial com aluguel de sala, material, transporte, estacionamento e etc., tudo isso entra na conta. Enquanto com uma plataforma online você paga uma taxa de instalação e uma parcela mensal para ter acesso a tudo que precisa para oferecer treinamentos, precisando apenas de um dispositivo com internet para que o aluno acesse todo o material.   

4 – Flexibilidade e autonomia      

Outro ponto de muita importância, pois a flexibilidade conta muito na busca por treinamentos online ou mesmo semipresenciais. A possibilidade de cursar de onde quer que esteja permite que o aluno adapte melhor os estudos a sua rotina. Além disso, o usuário aprende em seu próprio ritmo e se torna o protagonista de seu próprio aprendizado, e assim facilita a retenção de conhecimento.      

 

E na área de SST, como a tecnologia vem impulsionando os resultados?   

Como você viu no tópico anterior, são diversos os motivos que levam a expansão do EaD e semipresencial no país. Agora me conta: conseguiu relacionar essas vantagens com a área de SST? Afinal de contas, tem tudo a ver.   

Uma pesquisa recente da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) apontou que desde o início da pandemia, houve um crescimento significativo T&D no modelo EaD ou semipresencial para os trabalhadores, incluindo as capacitações obrigatórias.  

Em 2020, 56% dos treinamentos foram presenciais, e em 2021, esse número caiu para 31%, enquanto 69% das capacitações foram feitas de forma online. Esses números resultam na forte procura por tecnologias educacionais. Confira mais a fundo as vantagens dos treinamentos obrigatórios EaD ou semipresencial na área de SST.      

1 – Eficácia   

Se você acredita que os treinamentos EaD ou semipresenciais tem qualidade inferior a modalidade tradicional de sala de aula, está atrasado. Hoje em dia, as tecnologias educacionais avançaram muito e têm transformado a aprendizagem.    

Além disso, é comprovado que a modalidade semipresencial é altamente eficaz para a absorção de conhecimento. Pois, o aluno organiza seu tempo de estudo conforme suas necessidades e estuda por meio de conteúdos online em seu ritmo pessoal. Posteriormente, comparece aos encontros presenciais para aplicar na prática o que aprendeu.    

E claro, sob a supervisão de um profissional capacitado. Algo de grande valor para a área de SST, pois assim o trabalhador pode tirar dúvidas, aprender com outros colegas e colaborar com as orientações.      

2 – Tendência de aprendizado por feedback      

Aposto que você já ouviu a frase “aprender com os próprios erros”, né? Imagine vivenciar isso nos treinamentos da área de SST, e o melhor: sem colocar vidas em risco. Bom, até parece algo inalcançável, mas não é. Afinal de contas, é isso que o ensino online viabiliza.   

Vamos a um exemplo: aqui no Sistema Escudo os treinamentos SST EaD são interativos, ou seja, estão longes de ser apenas uma videoaula rodando em uma tela. Através de cenas reais do cotidiano, os trabalhadores escolhem qual a melhor decisão a tomar frente uma situação na área de SST de acordo com o conteúdo que está sendo estudado. Caso escolha a opção incorreta, logo em seguida ele recebe o feedback e qual a resposta correta.  

E como já mostrou uma pesquisa realizada por Nicole Anderson, em 2019, o erro ativamente ajuda o aluno a reter melhor a informação. 

Ou seja, mesmo que a avaliação fosse sobre usar ou não um EPI em trabalhos em altura, por exemplo, e ele tomasse uma atitude arriscada, isso não afetaria sua saúde física e nem a de terceiros, e ainda fixaria melhor o conteúdo. Algo que conta muito na área de SST, uma vez que as atividades desempenhadas envolvem riscos, né?      

3 – Redução de custos      

Certamente você já botou no papel o quanto gasta com treinamentos SST presenciais para os trabalhadores da sua empresa, né? Escalar instrutores, alugar salas, disponibilizar materiais e afastar o colaborador do posto de trabalho por até 20 horas, por exemplo, geram custos altos para a empresa.    

Com uma solução online na área de SST, 3 horas de treinamento presencial são reduzidas para 1 hora no EaD. Além disso, a empresa sofre uma redução de custos por trabalhador, podendo resultar em milhões de reais economizados anualmente, como você pode ver na história de uma das maiores cimenteiras do Brasil, que vamos abordar mais pra frente.    

Uma plataforma de gestão e treinamentos na área de SST oferece instrutores especializados, autonomia para o trabalhador aprender no próprio ritmo, tecnologia para gestão, resultando na redução global nos custos.   

E com o Sistema Escudo a equipe de treinamentos SST também tem uma significativa economia de tempo. Afinal, a plataforma oferece uma área de gestão completa para que os erros operacionais sejam eliminados e o retrabalho deixe de existir. Além disso, viabiliza a emissão de relatórios personalizáveis e certificados.    

4 – Engajamento e qualidade de ensino     

A atenção é um bem cada vez mais escasso e isso também vale para os treinamentos. 

Você deve saber o quanto a atenção é um fator indispensável na área de SST, né? Os trabalhadores precisam absorver a aprendizagem dos treinamentos para realizar as atividades ocupacionais com segurança. Desse modo, as tecnologias educacionais são grandes aliadas no engajamento das pessoas.    

Os objetos de aprendizagem como trilhas de conhecimento, jogos corporativos, gamificação, vídeos interativos, avaliações e etc., aumentam o nível de interesse dos alunos. Pois essas ferramentas colocam o trabalhador em posição de protagonista em seu próprio aprendizado, afinal ele participa mais e as aulas são menos monótonas. Sendo assim, fortalece o engajamento e a motivação, que são fatores essenciais para a retenção de conhecimento.   

Aqui no Sistema Escudo, temos investido em tecnologias imersivas com a realidade virtual. Imagine a situação: você técnico de SST está entrando em uma cozinha industrial para uma inspeção. Lá você encontra vários tipos de extintores. De repente, acontece uma explosão no local e você percebe que panelas com óleo quente pegaram fogo. Você sabe que precisa agir rapidamente, mas o que fazer primeiro para prevenir um acidente ainda maior?   

Talvez você nunca tenha presenciado essa cena, agora imagine que já tivesse passado por essa experiência em um jogo digital de realidade virtual? Com óculos VR você fica imerso em um ambiente online e passa exatamente pela mesma situação, aprendendo de forma segura e sem colocar a vida de ninguém em risco. É nisso que o mercado tem investido nos treinamentos obrigatórios de SST.       

5 – Mensuração de resultados     

Um técnico de segurança no trabalho precisa gerar relatórios e comprovar que os trabalhadores têm o conhecimento necessário para estar apto às suas funções. Além disso, existe uma série de outras obrigações legais para gerenciar, não é mesmo? Fazer toda essa gestão manualmente não é uma tarefa fácil e muito menos produtiva.    

Com uma plataforma de treinamentos atrelada a uma área de gestão, você otimiza e automatiza processos. Afinal de contas, o objetivo dela é facilitar o dia a dia do profissional da área de SST 

Durante o treinamento o aluno realiza avaliações e testes que ficam computados para uma geração de relatórios personalizável para o acompanhamento de desempenho. Além disso, o trabalhador só consegue avançar nas capacitações à medida que alcança as pontuações mínimas para aprovação.    

Aqui no Sistema Escudo o profissional de SST como você, consegue emitir relatórios personalizáveis conforme a sua necessidade, além de emissão automática de certificados e aviso de vencimento do treinamento, que indicam a necessidade de realizar uma reciclagem. Mas não para por aí, o técnico de SST consegue facilmente cadastrar novos alunos, criar novas turmas e fazer um acompanhamento geral do desempenho.     

Treinamentos híbridos: a melhor opção na área de SST  

O treinamento híbrido na área de SST é feito de forma que as atividades presenciais obrigatórias são conjugadas com outras atividades educacionais que podem ser feitas sem a presença física do trabalhador em sala de aula. Nesse sentido, utiliza recursos didáticos com suporte da tecnologia, material impresso e/ou outros meios de comunicação. 

Por exemplo: o treinamento da NR 20 é realizado de forma semipresencial. Então, o conteúdo teórico é aplicado de forma online em um ambiente virtual de aprendizagem, e claro, segue as diretrizes da NR 1. Posteriormente as atividades práticas são realizadas presencialmente in company, com a presença de um instrutor devidamente habilitado e capacitado. E o trabalhador só recebe a certificação após concluir ambas as etapas. 

É comprovado que treinamentos híbridos são os melhores para otimização de tempo de treinamento, absorção de conhecimento e maior segurança para as atividades presenciais. Afinal, confira algumas das principais vantagens:  

1 – Maior engajamento com auxílio da tecnologia  

Os ambientes virtuais de aprendizagem são desenvolvidos para que o trabalhador aproveite o máximo da experiência de aprendizagem. Com objetos de aprendizagem como vídeos, infográficos e animações, por exemplo, os níveis de motivação aumentam significamente. Além disso, o aluno pode assistir a mesma aula quantas vezes for necessário até estar pronto para realizar as avaliações.  

2 – Flexibilidade  

Ao contrário do ensino tradicional em sala de aula, os treinamentos híbridos para a área de SST viabilizam que o trabalhador aprenda em seu próprio ritmo. Além disso, o aluno pode estudar de qualquer lugar. Desse modo, ele se torna o protagonista de seu próprio aprendizado pois organiza seus estudos conforme sua rotina.  

3 – Encontros periódicos  

Os treinamentos híbridos são uma junção das vantagens do ensino EaD e presencial, que estimulam a troca de ideias, solucionam dúvidas e compartilha experiências. E mais, o apoio de um profissional especialista no assunto e a bagagem do ensino online deixam um profissional mais pronto para exercer as atividades práticas com segurança.  

Como estas empresas têm trabalhado os treinamentos EaD na área de SST    

Primeiramente, para oferecer treinamentos online na área de SST, a plataforma deve atender aos requisitos mínimos da norma regulamentadora 1. Afinal, esta NR é responsável por legitimar a modalidade EaD e semipresencial desde 2019.    

Então, as exigências da NR 1 devem ser seguidas para garantir a conformidade dos treinamentos com a lei. Você sabia que o Sistema Escudo é a primeira universidade corporativa na área de SST que atende a todos os requisitos da norma regulamentadora 1?   

Os nossos treinamentos foram desenvolvidos pensando 100% no aluno para a preservação da vida e integridade das empresas. Assim como pensamos na segurança jurídica de nossos clientes, já capacitamos mais de 200 mil trabalhadores por todo Brasil.    

Temos transformado a aprendizagem na área de SST das empresas e ajudado a alavancar negócios, uma vez que as empresas reduzem até 90% dos investimentos com treinamentos online. Dessa forma, grandes empresas já utilizam das nossas tecnologias educacionais para treinar os trabalhadores, como é o caso da:   

  • Coca-Cola   
  • Globo   
  • Facebook   

Afinal de contas, além de ajudar os clientes a cumprir com a legislação, o Sistema Escudo reduz o custo global dos treinamentos na área de SST. Capacitando trabalhadores com qualidade, segurança e rapidez.   

Uma das maiores cimenteiras do Brasil    

Atendemos uma das maiores empresas de cimento do Brasil, a Intercement, que conta a sua história de sucesso com números surpreendentes na área de SST. O maior desafio dessa organização eram os treinamentos de integração, que somavam 32.000 horas de capacitações presenciais ao ano com custo de R$132,00 por trabalhador. Então, resultava em um valor anual de R$4.200.000 investidos em capacitações.   

E para resolver o problema, entregamos uma solução 100% digital, resultando em uma redução de custos de até 20 milhões com treinamentos de integração em 5 anos. Ao mesmo tempo que transforma a aprendizagem dos trabalhadores com tecnologias educacionais motivadoras e engajadoras.      

 

Leia também: O que faz a maior petrolífera da América Latina economizar 3 milhões ao ano com treinamentos?

 

Empresa nacional de calçados      

Outro exemplo de sucesso dos nossos clientes é uma empresa nacional de calçados que economizou 1,3 milhões em 1 ano ao investir em treinamento EaD para suas equipes da Brigada de Incêndio. Afinal de contas, o trabalhador precisava ficar cerca de 20 horas afastado do posto de trabalho para realizar a capacitação. E isso resultava em custo de R$250,00 por colaborador, ou seja, R$ 2,7 milhões anuais.    

Com a nossa solução de treinamentos EaD a empresa optou pelo modelo de capacitação invertida. Onde o aluno aprende o conteúdo teórico de forma online em seu próprio ritmo e fazendo um complemento prático presencial in company.      

Sua empresa pode se beneficiar também      

Se você chegou até aqui, espero que tenha percebido o quanto a sua empresa ganha ao investir em tecnologias educacionais na área de SST. Afinal de contas, o modelo de ensino tradicional em sala de aula gera custos bem maiores e eficiência bem menor nos treinamentos.    

É possível facilitar a rotina dos profissionais de treinamento com apoio de uma plataforma robusta, com área de gestão completa para acompanhamento de desempenho. Além disso, oferecendo o que há de melhor em aprendizagem para os trabalhadores.   

E assim, garantir um ambiente de trabalho mais produtivo, seguro e com qualidade comprovada. O Sistema Escudo é uma plataforma líder de mercado em SST e já ajudamos centenas de empresas capacitando trabalhadores e reduzindo custos.    

Então, agende uma demonstração gratuita com nossos especialistas e venha testar nosso sistema na prática e se surpreender com os resultados. 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.