fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Avaliação de desempenho nos treinamentos SST: qual a importância e como fazer?

As empresas não devem se preocupar apenas em oferecer conteúdo aos trabalhadores e esperar que um milagre aconteça. É necessário investir na aprendizagem, ou seja, preocupar-se com a retenção das informações por parte dos profissionais.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Se as atividades da sua empresa oferecem riscos à saúde e à vida dos trabalhadores, então, você precisa oferecer treinamentos SST. Afinal de contas, é uma determinação da legislação brasileira e tem como objetivo minimizar os acidentes de trabalho. No entanto, é importante dar atenção a avaliação de desempenho nessas capacitações.  

  

Leia mais: 

  

Isso porque de pouco adianta implementar treinamentos em SST que não dão resultados. Ou seja, aqueles nos quais seus trabalhadores não tiram proveito e continuam tendo comportamentos de risco no trabalho.  

Então, não basta buscar a excelência apenas nos seus processos, entregas e resultados. Afinal, com trabalhadores correndo riscos o tempo todo, a produtividade e qualidade do seu serviço será prejudicada. Entenda como fazer uma avaliação de desempenho efetiva: 

Qual a importância da avaliação de desempenho nos treinamentos SST?   

Antes de mais nada, as empresas não devem se preocupar apenas em oferecer conteúdo aos trabalhadores e esperar que um milagre aconteça. É necessário investir na aprendizagem, ou seja, preocupar-se com a retenção das informações por parte dos profissionais. E não adianta pensar que isso é responsabilidade do colaborador, afinal, se ele não estiver motivado e engajado, seu esforço será mínimo.  

Então, é de responsabilidade do empregador planejar e oferecer experiências de aprendizagem de qualidade para que o trabalhador consiga compreender e absorver o conhecimento. Sendo assim, aplicar atividades e avaliações para medir o conhecimento é essencial.  

E caso o colaborador atinja a nota mínima exigida no treinamento, aí sim poderá ser emitido seu certificado, contendo: 

  • Nome e assinatura do trabalhador; 
  • Conteúdo programático; 
  • Carga horária; 
  • Data e local da realização do treinamento; 
  • Nome e qualificação dos instrutores; 
  • Assinatura do responsável técnico. 

Mas não para por aí, a avaliação de desempenho não se refere apenas à nota do trabalhador na avaliação ou exercício oferecido. Ao planejar a aplicação dos treinamentos em SST a empresa deve definir quais indicadores vão apontar a melhoria da segurança da empresa. Como, por exemplo: 

  • Satisfação dos trabalhadores com o treinamento; 
  • Mudança no comportamento dos trabalhadores referente a saúde e segurança do trabalho; 
  • Redução no número de acidentes e lesões; 
  • Retorno sobre o investimento (ROI). 

Desse modo, o empregador saberá qual o objetivo a ser atingido e terá um norte para avaliar os resultados.  

 

 

Como obter bons resultados na avaliação de desempenho dos treinamentos SST? 

Bom, antes de mais nada, você precisa conhecer seu público, ou seja, os trabalhadores. Em seguida, deve-se observar quais métodos e modalidades dos treinamentos SST obtém níveis maiores de engajamento. Segundo Burke (2016), existem categorizações por nível de envolvimento nos cursos. Acompanhe: 

  • Menos engajador: palestras, vídeos, panfletos, pdf, etc; 
  • Moderadamente engajador: discussões, feedback, avaliações online, etc; 
  • Mais engajador: atividades práticas, participação ativa do aluno, simuladores reais ou virtuais, etc… 

Ou seja, quanto mais engajador o treinamento, melhor será o resultado da avaliação de desempenho. Pois, os trabalhadores estarão envolvidos no conteúdo e saberão aplicá-los na prática, em consequência, diminuindo acidentes e doenças do trabalho. 

Como o Sistema Escudo aplica a avaliação de desempenho? 

Aqui no Sistema Escudo nós levamos a sério tudo que envolve os treinamentos SST, desde o antes, durante e depois da capacitação. Afinal, não nos preocupamos em oferecer apenas conteúdo e, sim, experiências de aprendizagem únicas e efetivas. Pois acreditamos que é somente com qualidade e tecnologia que os trabalhadores aprendem a ter as melhores práticas nos ambientes de trabalho.  

Em nosso sistema, aplicamos a avaliação de desempenho tanto focada nos trabalhadores, bem como, nos processos da empresa. De que forma? Confira: 

  • Atividades avaliativas ao final de cada módulo; 
  • Avaliação final; 
  • Relatórios personalizáveis. 

Assim, com os indicadores certos a empresa consegue cruzar dados para auxiliar na análise de avaliação de desempenho e custo-benefício, por exemplo. 

O engajamento garante bons resultados na avaliação de desempenho   

Conforme mencionamos anteriormente, quanto maior o engajamento do treinamento, maior será a retenção de conhecimento por parte do aluno. Então, investir em tecnologias educacionais engajadoras e interativas é o que fazemos de melhor para garantir uma aprendizagem completa.  

A plataforma LMS do Sistema Escudo conta com: 

  • Simuladores; 
  • Quizzes; 
  • Imagens 3D; 
  • Módulos gamificados; 
  • Aprendizagem colaborativa.  

Além disso, nossos treinamentos online atendem a Norma Regulamentadora 1. Ou seja, são aplicados todos os requisitos mínimos determinados pela lei para uma aprendizagem eficiente – e muito mais. 

Sendo assim, a avaliação de desempenho é impactada pela otimização de tempo, flexibilidade e acessibilidade, fatores que contam no engajamento do trabalhador com o treinamento. Ou seja, contribuem no envolvimento e na motivação dos profissionais, aumentando a retenção de conhecimento.    

Ficou curioso para conhecer nossa plataforma e melhorar seus resultados da avaliação de desempenho?   

Agora que você já sabe qual a importância da avaliação de desempenho na saúde e segurança dos trabalhadores, que tal começar a aplicar aí na sua empresa? 

O Sistema Escudo é a 1ª universidade corporativa do Brasil com foco em SST e que trabalha em total conformidade com a NR 1. Nós nos preocupamos em oferecer aprendizagem de qualidade e resultados efetivos para nossos clientes. 

Afinal, temos como objetivo reduzir os acidentes de trabalho e contribuir para as empresas e a própria sociedade. Nosso catálogo conta com mais de 90 treinamentos normativos (todos com avaliação de desempenho) e uma área de gestão completa. Clique no banner abaixo e conheça nossa plataforma na prática: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.