Treinamento e certificado em conformidade com a NR 1 para os seus clientes

Os treinamentos que você oferece aos seus clientes não precisam mais ser apenas presenciais. Entenda o funcionamento dos treinamentos obrigatórios digitais e como é possível entregar material de qualidade e em conformidade com a legislação.
newslatters

Receba os conteúdos no seu e-mail:

Treinamento e certificado em conformidade com a NR 1 para os seus clientes

Se você conhece a área de Saúde e Segurança do Trabalho, então não é novidade que as empresas precisam direcionar a gestão de seus treinamentos obrigatórios com base nas Normas Regulamentadoras. Só assim será possível trabalhar em conformidade com a NR 1 e garantir a segurança jurídica de seus clientes, bem como a saúde e segurança dos colaboradores deles. 

Leia também: 

 

Estas normas são procedimentos mandatórios. Dessa forma, seu cliente garante a execução segura de atividades de risco, como aquelas realizadas em altura ou em trabalhos com eletricidade e inflamáveis. E, para isso, é necessário que ele capacite os colaboradores. 

E é aí que você entra. Isso porque, desde 2018 já é possível oferecer treinamentos obrigatórios – aqueles referentes as normas regulamentadoras – por EaD. Por isso a conformidade com a NR 1 é indispensável. 

O que diz a NR 1 mesmo? 

De acordo com a nova Norma Regulamentadora 1, de 30/07/19 – item 1.6 “Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho”, o empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores em conformidade com o disposto nas NR (item 1.6.1). 

Além disso, deve fornecer aos seus funcionários capacitações e treinamentos iniciais, periódicos e eventuais (item 1.6.1.2), garantindo que sejam ministrados por profissionais capacitados e certificados. Assim, promovendo qualidade de vida às pessoas e mantendo a organização saudável. 

O treinamento inicial deve acontecer antes do início das atividades do empregado. Já o periódico deve ser realizado de acordo com a periodicidade estabelecida nas Normas Regulamentadoras e o eventual precisa ser oferecido diante de situações pontuais, como: 

  • Afastamentos 
  • Acidentes (itens 1.6.1.2.1, 1.6.1.2.2 e 1.6.1.2.3). 

A nova NR1 traz também como diretriz que os empregadores podem optar pela realização das capacitações por meio das modalidades de ensino a distância (EAD) ou semipresencial, possibilitando que uma instituição especializada seja contratada para isso.  

Assim, a instituição especializada (empresa terceira) nestas capacitações deve atender uma série de exigências já apresentadas na NR 1, tais como: estrutura pedagógica em conformidade com o que é pedido, recursos tecnológicos eficazes e atender a todos os requisitos operacionais e administrativos (itens 1.6.9 e 1.6.9.1). 

Como assim “instituição especializada”? 

Instituições especializadas são aquelas que oferecem os treinamentos obrigatórios por EaD cumprindo com todos os requisitos de conformidade com a NR 1. Ou seja, uma organização como o Sistema Escudo. 

Nós desenvolvemos todos os treinamentos da nossa plataforma seguindo as diretrizes da NR 1 e das NRs específicas de cada treinamento. Além disso, o material é desenvolvido por especialistas técnicos nas normas regulamentadoras, em conteúdo EaD e design instrucional. Tudo isso para garantir cursos tecnicamente corretos e engajadores. 

Sendo assim, isso também significa que você, ao adquirir a nossa solução e revender os treinamentos, se torna uma Instituição Especialista; colhendo os benefícios de uma estrutura como a nossa, sem o ônus do investimento integral no desenvolvimento destas tecnologias.

 

Treinamento e certificado em conformidade com a NR 1 para os seus clientes

 

Como ter certeza de que os treinamentos estão em conformidade com a NR 1? 

Seguir as diretrizes da NR 1 e das demais normas para garantir a conformidade dos treinamentos EaD é indispensável para quem quer oferecer essa modalidade de capacitação. Isso porque o não cumprimento pode terminar em multas, passivos trabalhistas e até interdições para os seus clientes. E você não quer isso, não? 

Por outro lado, desenvolver essas tecnologias com a precisão técnica e atenção as exigências das normas não é simples – e nem barato. O que faz com que os cada treinamento normativo EaD acabe tendo um custo elevado. E isso os torna inviáveis para muitas empresas.  

Por isso, não é incomum encontrar no mercado treinamentos EaD que não seguem as diretrizes das normas regulamentadoras ou que acontecem em plataformas inadequadas – como foi o caso dos cursos obrigatórios feitos por web conferência que se espalharam pela internet no auge da pandemia de coronavírus (e que são proibidos pela NR 1). 

Dessa forma, para garantir a conformidade com a NR 1, você precisa ter certeza de que:

  1. A plataforma segue as diretrizes da NR 1; 
  2. O projeto pedagógico é acessível e possui todas as informações necessárias para comprovar a conformidade com a NR 1 

Para isso, você pode se guiar pelo texto do Anexo II da NR 1, disponível nesse link. Ou baixar o nosso Kit da Conformidade, com dois checklists que te ajudam a confirmar se a plataforma e o projeto pedagógico estão de acordo com a legislação.  

No entanto, independente da maneira que escolhe para fazer essa verificação, o importante é que ela aconteça e você tenha as informações necessárias para adquirir uma solução segura e que não trará problemas para o seu negócio ou o do seu cliente no futuro. 

Quer trabalhar com uma solução 100% em conformidade com a NR 1? 

Então está no lugar certo. Aqui no Sistema Escudo entendemos a necessidade de entregar uma solução dentro do padrão estabelecido pela legislação e que não gere problemas entre o prestador de serviço e seus clientes.  

Acreditamos em relações profissionais baseadas em confiança e segurança e, por isso, estamos constantemente atentas as mudanças das NRs e seus impactos em nossos treinamentos. Bem como ao desenvolvimento de novas tecnologias e melhorias que podem otimizar a experiência de aprendizagem dos alunos. 

Afinal de contas, nosso objetivo é capacitar cada vez mais profissionais com qualidade e segurança através dos nossos parceiros. Nossa solução foi a primeira universidade corporativa do país dedicada a saúde e segurança do trabalho e segue como uma das únicas a oferecer treinamentos obrigatórios EaD em completa conformidade com a NR 1. 

Portanto, além de otimizar seu dia a dia com SST e automatizar suas rotinas, melhorando a tomada de decisão, o Sistema Escudo oferece mais de 60 treinamentos normativos a pronta entrega que podem ser feitos de maneira 100% online ou semipresencial. Então clique no banner abaixo e escolha o melhor horário para conversar com nossos especialistas: 

Fale com nosso especialista

Tópicos para você explorar: