fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

O Sistema Escudo é um SaaS? Entenda o que é e como funciona

Software baseado em nuvem é uma evolução! O SaaS serve para facilitar as rotinas e oferece muitas vantagens também para a área de SST.

Receba os conteúdos no seu e-mail

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Estamos cada vez mais conectados. Nossas atividades dependem cada vez mais da internet, de um computador ou de um celular. E é nesse cenário que surge o SaaS. Se você não sabe o que é, precisamos te contar. Porque certamente você usa um deles em algum momento da sua semana ou dia.  

  

Leia mais:  

  

Em outras palavras, muitas empresas das quais você é cliente são SaaS e talvez você não saiba. Provavelmente você usa o Google Drive, Calendário, Netflix e outros serviços virtuais. Pois então, todos eles são um exemplo desse formato de aplicação de tecnologia.  

E o Sistema Escudo, é um SaaS? E afinal, qual o significado desse termo? Como ele está tão presente em nosso dia a dia? Se você não sabe a resposta para nenhuma dessas perguntas, fique tranquilo! Nosso papel hoje é te contar tudo sobre o SaaS. Acompanhe:  

O conceito de SaaS 

SaaS é a sigla para o termo inglês Software as a Service, traduzido como software como um serviço. Em resumo, é um sistema comercializado como um serviço, de forma virtual e eletrônica.  

Para ficar ainda mais claro, o serviço é: algo intangível, uma ação que gera valor para alguém. Diferente de produto, pois é algo que pode ser visto, tocado e armazenado, por exemplo.  

A maioria dos SaaS de hoje em dia, são armazenados em nuvem, ou seja, em Cloud Computing. Como resultado, não necessitam de uma instalação de um programa em um equipamento. É basicamente, uma solução que permite o acesso remoto a serviços.  

Como funciona: 

Lembra das videolocadoras? Uma pessoa ia pessoalmente a uma loja e alugava um DVD, para posteriormente assistir ao filme em sua casa, em um aparelho compatível. Parece um pouco distante da nossa realidade, não é mesmo?  

Afinal, hoje em dia para assistir um filme basta acessar sua conta da Netflix, onde você assinou e pagou para ter acesso ao serviço, e selecionar o filme desejado. Pronto, você dá um play e assiste em seu dispositivo. Sem precisar baixar, instalar ou ter algum outro equipamento para rodar o vídeo.  

Isso é um SaaS. Sua principal revolução é transformar um produto em um serviço. Ou seja, com ele, tudo acontece online. Dessa forma, ele funciona a partir do pagamento de uma solução e o usuário não precisa se preocupar com instalações, atualizações e renovação de licença. Isso porque essas responsabilidades ficam para o fornecedor do serviço.   

Para que vantagem melhor que essa, né? Há um tempo atrás, empresas precisavam ter vários tipos de software para suas atividades. Bem como, um computador para armazenar a instalação e técnicos para realizar uma simples atualização.  

Além disso, gerava um custo alto para a manutenção e atualização. Como resultado, causando insatisfação aos clientes. Foi por isso que o SaaS surgiu. Com ele tudo acontece remotamente, e o melhor, em qualquer lugar. Basta o dispositivo estar conectado à internet.   

4 Vantagens do uso de um SaaS 

O mercado, sobretudo está em constante evolução. No contexto em que vivemos, para se destacar e superar desafios, a tecnologia é indispensável nas empresas. Portanto, o SaaS pode ser um fator chave para alavancar seu negócio. Conheça 4 vantagens desse modelo de software:    

1 – Baixo custo inicial

Geralmente um software precisava ser baixado e instalado em computadores da empresa. Além disso, exigindo uma equipe para instalar, atualizar e realizar manutenções. Com um SaaS você não precisa ter uma infraestrutura interna robusta, afinal o sistema e os dados são hospedados no servidor do fornecedor.    

2 – Atualizações e Manutenções

As manutenções e atualizações de um software ficam a cargo da fornecedora do sistema. Ou seja, o provedor é o total responsável pelas manutenções. Assim o cliente reduz custos financeiros, bem como economiza com tempo e mão de obra.  

Frequentemente um SaaS tem atualizações necessárias, os recursos de Cloud Computing estão em constante evolução, e o sistema precisa ser atualizado, pois depende dele. Da mesma forma, o usuário não precisa pagar a mais por isso.   

3 – Licenciamento

Com um software hospedado no servidor da empresa, normalmente ela precisa pagar pela licença de uso. Com o software como serviço, a empresa costuma pagar apenas uma mensalidade fixa, passando a ter os dados da organização e os sistemas exclusivamente em um ambiente na nuvem. Além disso, o usuário pode trocar de plano ou cancelar o serviço a qualquer momento.   

4 – Variedade de planos

As provedoras de um SaaS costumam oferecer uma variedade de planos para seus usuários. Ou seja, você pode escolher o mais adequado para seu negócio. Podendo selecionar a opção que mais se enquadra no financeiro de sua empresa também.  

Além disso, você pode contratar um software adaptado as suas demandas. Ou seja, com determinadas finalidades de acordo com seu perfil. Outro ponto de destaque, é que alguns planos oferecem a integração com outros sistemas, facilitando a vida do usuário.   

O Sistema Escudo é um SaaS  

Conforme viemos falando, as principais características de um SaaS, são:  

  • Acesso realizado totalmente pela internet;  
  • As correções e atualizações são realizadas pelo fornecedor do sistema;  
  • Facilidade de integrações com outros sistemas;  
  • Pagamento realizado por uso e não por licença.  

O Sistema Escudo é um software de gestão inteligente com foco na área de saúde e segurança, com integração da gestão de treinamentos em SST. Nesse sentido, nossa plataforma existe para automatizar e otimizar tarefas do dia a dia nas capacitações EAD, semipresenciais e presenciais.  

Bem como, uma área completa para a gestão dos treinamentos em SST. Permitindo que gestores usem relatórios personalizados para avaliar desempenhos e poder tomar decisões assertivas.  

Dessa forma, em resposta à pergunta: sim, o Sistema Escudo é um SaaS! Afinal, com a nossa solução não é preciso expandir espaço físico, ou adquirir novos equipamentos para implementar nosso sistema. Ou seja, basta apenas ter um dispositivo conectado à internet.  

Além disso, as manutenções e atualizações do sistema ficam sob a responsabilidade do nosso suporte. Oferecemos vários planos, permitindo que a empresa escolha as funcionalidades que forem mais necessárias para seu negócio.  

E o mais importante, entregamos diversas vantagens nas rotinas de SST, por exemplo:  

  1. Automatização de atividades e processos;  
  2. Otimização de recursos;  
  3. Redução de custos;  
  4. Emissão automática de certificados;  
  5. Integração com outros softwares entre outras. 

Comece a oferecer o melhor software com foco em SST, agora mesmo!  

Como você viu até aqui, trabalhar com um SaaS só traz vantagens. E a área de SST também pode se beneficiar disso. Somos o 1º e único software do Brasil com foco em SST e que trabalha em total conformidade com a NR 1. Além disso, utilizamos em nosso sistema as melhores tecnologias para facilitar a vida dos profissionais de saúde e segurança do trabalho.  

Estamos trabalhando constantemente para levar inovação e facilidade. Sendo assim, com o Sistema Escudo, você garante uma solução que automatiza e otimiza processos na área de SST. 

Além disso, você consegue expandir seu negócio e crescer no mercado, pois nossa solução entrega um sistema de gestão e uma plataforma com mais de 70 treinamentos normativos, que podem ser feitos na modalidade EAD e semipresencial.  

Comece a usar nosso SaaS agora mesmo! Preencha o formulário abaixo, agende o melhor horário para falar com um de nossos especialistas e conheça tudo sobre o Sistema Escudo! 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.