fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

NR 11: Curso para Operadores de Empilhadeiras, Guindastes e Plataformas Elevatórias.

Atualmente, os treinamentos de NR 11 podem ser feitos por EaD ou semipresencial, otimizando a experiência de aprendizagem, o tempo de treinamento e o custo.

Receba os conteúdos no seu e-mail

A NR 11 é a Norma Regulamentadora que trata da Segurança e Saúde no Transporte, Movimentação e Armazenagem de Materiais (Portaria de nº 3.214 de 8 de junho de 1978). Ela determina todos os requisitos em relação ao manuseio dos materiais, sendo manual ou mecânica e serve para prevenir possíveis acidentes ou imprevistos.

Assim como as outras Normas Regulamentadoras, a NR 11 visa proteger os trabalhadores dos perigos de suas funções. Nesse sentido, desobedecê-las significa não apenas estar sujeito a receber multas pesadas, como, principalmente, colocar em risco a vida dos profissionais.

NR 11 na Prevenção contra acidentes de trabalho

A produção industrial e todo seu maquinário envolvido no processo apresenta um ambiente propício a fatalidade.

Um estudo para prevenção de acidentes mostrou que um dos maiores fatores causadores de acidentes é a movimentação de materiais dentro do próprio ambiente de trabalho. Isso porque, em sua maioria, as resoluções da medidas de segurança são adotadas somente após um acidente grave ter ocorrido.

De acordo com o Ministério da Previdências sociais, os acidentes de trabalho considerados os mais comuns, que ocorrem com maior frequência, são:

  • choques contra objetos
  • cortes e fraturas decorrentes de problemas no transporte de cargas além do limite permitido
  • não uso de equipamentos de segurança obrigatórios

Além disso, entre as principais máquinas utilizadas na movimentação de materiais estão as pontes rolantes, empilhadeiras, esteiras, rebocadores e elevadores. Estas máquinas quando usadas inadequadamente, podem causar acidentes graves, seja por desabamento de cargas, atropelamentos ou ainda desabamento de estruturas por falta de manutenção preventiva.

Sendo assim, a NR 11 tem função essencial e primordial quando o assunto é o cuidado para evitar acidentes com esses equipamentos. Já que o dever da empresa é ter um sistema de gestão certificado que atenda aos requisitos desta norma regulamentadora. Além disso, a empresa deve manter as evidências do cumprimento às leis, sob a pena de sofrer sanções por parte da fiscalização do órgão regulamentador.

Consequências do não cumprimento da norma

A fiscalização é constante e rigorosa quanto se trata deste assunto. A sanções podem ser aplicadas tanto ao empregador como o empregado, mas o prejuízo tende a ter proporção muito maior para a empresa.

Conheça algumas consequências:

  • Multas;
  • Embargo de obras;
  • Notificação com prazos para sanar a periculosidade ou insalubridade;
  • Interdição de máquinas, estruturas ou até mesmo da empresa;
  • Responsabilidade tributária, civil e trabalhista no caso de acidentes;
  • Responsabilidade Criminal no caso de resultados lesivos, danos físicos ou riscos à vida do trabalhador.

Estar atento ao cumprimento da NR 11 também é imprescindível para a empresa que se preocupa com a saúde e o bem estar de seus colaboradores. Atender todos os seus requisitos também é uma forma de administrar corretamente, evitando altos custos com processos judiciais e afastamento de trabalhadores por acidente.

Capacitação dos colaboradores na NR 11

Tendo em vista a importância do cumprimento da NR11, o Portal Escudo está lançando um curso exclusivo para esta norma regulamentadora: (o curso NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.) – colocar link para curso

A capacitação é destinada a todos os trabalhadores envolvidos no transporte e movimentação com uso de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras, bem como armazenagem e manuseio de materiais. Nesses se enquadram:

  • Operadores de empilhadeiras, guindastes e plataformas elevatórias;
  • Profissionais da área da indústria e varejo que trabalham com carga e descarga de materiais.

Este treinamento tem como finalidade apresentar conceitos básicos de segurança nos processos envolvendo levantamento, transporte e descargas de forma manual ou com uso de máquinas/equipamentos e conscientizar os trabalhadores sobre os riscos existentes na operação, assim como a importância e necessidade de atender às normas técnicas de segurança.

Após este curso o aluno estará apto a, por exemplo:

  • Cumprir as exigências da NR 11 quanto à segurança no trabalho;
  • Realizar procedimentos seguros no transporte, movimentação e armazenamos de cargas;
  • Identificar os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;
  • Adotar métodos de trabalho seguro no seu dia a dia.

Então minimize as perdas, otimize os indicadores de afastamento, reduza os acidentes e incidentes na sua empresa com este curso do Portal Escudo. Ficou interessado? Você pode encontrar todas as informações aqui e para garantir vagas para seus colaboradores, você pode falar direto com o nosso especialista:

 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.