A falta de atenção às normas faz com que os acidentes com eletricidade entre profissionais cresçam cada vez mais! A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) aponta que esta estatística envolve, por exemplo:
- instaladores de TV a cabo
- pedreiros
- eletricistas
- pintores e outros profissionais
Sendo assim, podemos concluir que grande parte dos acidentes com eletricidade ocorre pelo descumprimento da norma NR-10. Esse regulamento que visa estabelecer os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, o que garante a segurança e a saúde dos trabalhadores. No entanto, é possível realizar pequenos procedimentos para garantir a sua segurança e das pessoas ao seu redor em instalações elétricas. Confira:
- Em uma instalação elétrica, deve-se tomar medidas preventivas para controlar o risco elétrico e outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco.
- Se as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, é imprescindível a adoção de equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, de acordo com a NR-06.
- Um serviço em instalação elétrica deve prover de ordens de serviço específicas, aprovadas por trabalhadores autorizados e que contenham pelo menos o tipo, data, local e referências aos procedimentos de trabalho que devem ser adotados.
Curtiu? São pequenas dicas que podem ajudar você a ficar mais atento e evitar possíveis acidentes. Então continue acessando nosso blog para mais dicas e notícias!