Pensar na prevenção a doenças e acidentes de trabalho é apenas uma das formas de uma empresa valorizar o seu funcionário. Não importa o quanto a tecnologia avance: o capital humano (ou seja, as pessoas) continua sendo o recurso mais importante. Portanto, prezar pela saúde, segurança e bem-estar de seus colaboradores é essencial.
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Afinal de contas, quando os colaboradores estão sãos e seguros, produzem mais e melhor. É assim que as empresas crescem: com profissionais bem qualificados, preparados e capazes de exercer suas funções. Além disso, é importante ter em mente que o papel das empresas vai, inclusive, além das capacitações obrigatórias.
A conscientização e prevenção a doenças e acidentes de trabalho deve ir além das normas trabalhistas e ser vista como prioridade pelo setor de SST. Por isso, separamos algumas dicas para que você ajude seus clientes a desempenhar o papel da melhor forma possível.
Quais as principais doenças e acidentes de trabalho?
Antes de tudo, vamos relembrar quais são as doenças e acidentes de trabalho? Existem diversos exemplos, mas vamos listar as principais:
1 – Lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)
São doenças causadas pela repetição contínua de movimentos, posturas inadequadas e esforços excessivos, afetando principalmente as mãos, pulsos, braços, pescoço e ombros.
2 – Exposição a substâncias químicas
Trabalhadores expostos a substâncias tóxicas, como solventes, pesticidas, metais pesados, gases e poeiras, podem desenvolver doenças respiratórias, câncer, danos ao sistema nervoso e outros problemas de saúde.
3 – Doenças respiratórias
A exposição a poeiras, fumos metálicos, gases e produtos químicos no ambiente de trabalho pode levar ao desenvolvimento de doenças respiratórias, como asma ocupacional, pneumoconiose (como a silicose e asbestose) e bronquite crônica.
4 – Estresse ocupacional
Cargas excessivas de trabalho, pressão constante, falta de controle sobre o trabalho, ambiente hostil e outras condições estressantes podem levar ao estresse ocupacional, resultando em problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e esgotamento.
5 – Lesões relacionadas a movimentação de cargas
Transporte manual de cargas pesadas ou em condições inadequadas pode causar lesões na coluna, como hérnias de disco, além de lesões musculares e articulares.
6 – Ruído e perda auditiva
A exposição prolongada a níveis elevados de ruído pode resultar em perda auditiva ocupacional, afetando a capacidade auditiva dos trabalhadores.
Ferramentas para conscientizar os colaboradores sobre as doenças e acidentes de trabalho mais comuns
O principal papel da empresa na conscientização e prevenção de doenças e acidentes de trabalho é oferecer informação e fazer com que ela chegue até os colaboradores. Abaixo separamos as ferramentas que você pode sugerir aos seus clientes – ou oferecer como serviços:
1 – Palestras, seminários ou webinars
Com essa ferramenta a ideia é disponibilizar um especialista para que ele possa informar e tirar dúvidas dos colaboradores sobre saúde ocupacional, especialmente sobre as doenças e acidentes de trabalho. Outro ponto é que essas atividades não precisam ser longas – pois sabemos como as pessoas se distraem facilmente.
Assim, a ideia é promover eventos que sejam objetivos e curtos – mais ou menos 30 minutos. Dessa forma, reforçando as boas práticas da saúde e segurança ocupacional na empresa de maneira eficiente.
2 – Campanhas via e-mail ou intranet (rede social interna)
Sejam por e-mail, intranet ou uma rede social, deve-se usar e abusar das formas de comunicação interna para alcançar os colaboradores. Estude o perfil do público interno e descubra quais os melhores formatos para se comunicar com eles. E faça isso de forma recorrente.
Entre as opções de materiais, estão: panfletos virtuais, imagens, textos curtos, vídeos (que podem ser feitos com a ajuda dos próprios colaboradores), cartilhas e checklists com as boas práticas.
3 – Quadros de avisos
Tanto os virtuais quanto os quadros físicos podem ser grandes aliados. Especialmente se existe alguma situação de risco acontecendo na empresa e seu cliente quer reforçar as boas práticas que apresentou em um webinar ou treinamento, por exemplo.
Pode até parecer óbvio, mas as vezes estamos tão concentrados em resolver um problema que acabamos deixando de ver essas soluções simples. O quadro de avisos costuma ser eficaz especialmente para as operações físicas, onde os colaboradores passam por ele pelo menos uma vez por dia.
4 – Rádios e TVs internas
Seu cliente possui uma rádio interna? Uma TV? Os colaboradores têm acesso a essas ferramentas em momentos de descanso ou mesmo durante o expediente? Então não deixe de usá-las a seu favor. Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, elas foram usadas para lembrar os trabalhadores, com frequência, para lavarem as mãos com água e sabão, conferir se estavam usando a máscara corretamente e fazendo o distanciamento necessário.
5 – Treinamentos recorrentes
A informação é sempre a melhor arma para conscientizar e prevenir doenças e acidentes de trabalho. Portanto, é indispensável que os colaboradores estejam em dia com os treinamentos obrigatórios.
Você também pode oferecer ao seu cliente capacitações que podem não ser obrigatórias, mas que farão uma grande diferença para o bem-estar dos colaboradores, como a de boas práticas com a COVID-19.
O bem-estar dos colaboradores
Como mencionamos acima, cuidar da saúde e segurança ocupacional vai além de oferecer os treinamentos obrigatórios. É preciso manter mente e corpo são. Para isso, o ambiente de trabalho precisa ser propício e confortável para os colaboradores, tanto física como emocional e psicologicamente falando. Portanto, separamos mais 3 dicas:
1 – Ambientes de trabalho saudáveis
A empresa respeita a diversidade e promove ambientes onde o respeito é primordial? Pois esses são dois pilares essenciais para garantir o bem-estar dos colaboradores nas organizações.
Outro ponto importante de avaliar é se a empresa oferece um refeitório ou copa onde os colaboradores podem fazer uma pausa; se o ambiente é limpo e arejado e os móveis confortáveis, de maneira a não causar dores de forma recorrente ou permanente.
2 – Ginastica laboral
Não importa a área de atuação: a ginástica laboral é uma grande aliada para evitar doenças ocupacionais. Especialmente aquelas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), que em alguns casos podem afastar os profissionais de seus postos de trabalho por tempo indeterminado.
3 – Pensar na saúde mental
Por fim, mas não menos importante, prestar atenção na saúde mental dos colaboradores. Depressão, ansiedade e síndromes como a de Burnout estão cada vez mais comuns em ambientes corporativos.
Por isso, é essencial que seu cliente promova um ambiente de trabalho onde o colaborador se sinta livre para falar quando não se sente bem e o que precisa da organização para que possa seguir desempenhando suas funções de maneira saudável e gerando resultado.
Como você pode ajudar seu cliente a conscientizar e evitar doenças e acidentes do trabalho
Como um consultor ou prestador de serviço SST é muito fácil acreditar que seu papel se limita a entregar apenas o que o seu cliente pede. Mas a verdade é que se antecipar as necessidades do cliente e encontrar soluções para problemas que – talvez – ele ainda nem saiba que tem, vai te ajudar a se aproximar do cliente e até mesmo fidelizá-lo.
Por isso, pergunte-se o tipo de parceria que tem desenvolvido com o seu cliente e se você está realmente preparado para ajudá-lo com todas as demandas de saúde e segurança do trabalho que ele possa ter.
E, claro, não deixe de oferecer o básico quando se fala em conscientização e prevenção de doenças e acidentes de trabalho: treinamentos normativos de qualidade.
O Sistema Escudo é a primeira e única solução educacional focada em SST do Brasil a trabalhar em conformidade com a NR 1. Ao se tornar um parceiro, você consegue oferecer aos seus clientes um catálogo mais de 90 treinamentos normativos, apoio pedagógico especializados e uma plataforma de gestão robusta, que ajuda a automatizar o seu dia a dia e repassar informações essenciais para a tomada de decisão do cliente.
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