Até alguns anos atrás o processo de ensino-aprendizagem era dentro de uma sala de aula em um espaço físico com foco voltado ao professor. Esse modelo tradicional ainda existe, no entanto, as tecnologias educacionais provocaram mudanças no modo em como aprendemos. Então, a velocidade na produção de informação e o fácil acesso a ela, fez com que as escolas ou universidades não sejam mais o único lugar destinado a aprender. E foi aí que surgiu o e-learning.
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O e-learning se transformou ao longo dos anos para tornar a aprendizagem mais engajadora e acessível. Atualmente é possível adaptá-la a diferentes tipos de dispositivos com qualidade. Desse modo, beneficia o aluno com flexibilidade e autonomia para estudar de onde quiser e nos horários que julgar mais conveniente. Em outras palavras, a aprendizagem acontece no ritmo de cada pessoa.
Sendo assim, promove a educação continuada e gera satisfação e motivação no colaborador em seu processo de treinamento e desenvolvimento. E graças a essa transformação na aprendizagem, atualmente existem diferentes ferramentas para promover o e-learning. Assim como, muitas tendências vêm chegando para o futuro. Acompanhe esse artigo e descubra mais sobre esse universo.
O que é e-learning e qual diferença entre EaD?
Antes de mais nada, o conceito e-learning não é sinônimo de EaD. Enquanto o primeiro significa eletronic learning (aprendizagem eletrônica), e, em resumo, é a educação desenvolvida por meio de um ambiente digital ou AVA.
O EaD é a sigla para ensino à distância e representa um conceito mais amplo, podendo ser até mesmo a aprendizagem por correspondência, por exemplo.
O principal objetivo do e-learning é promover a autoaprendizagem oferecendo todos os recursos necessários para que o aluno se desenvolva de forma autônoma. Desse modo, beneficia não só o usuário, mas também a instituição que oferece o treinamento ou especialização, por exemplo.
Além disso, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utiliza ferramentas para distribuição dos conteúdos, comunicação e gestão dos treinamentos. Além disso, permite que o blended learning, também conhecido como ensino híbrido, seja aplicado aos alunos.
Evolução do e-learning
Apesar de não ter um início concreto, os primeiros registros do uso de e-learning são do início do século XX. Então, apesar de ser uma tendência, esse método já existe há algum tempo e as empresas que já integraram os seus processos de treinamento e desenvolvimento estão à frente no mercado.
Porém, o e-learning passou por várias transformações ao longo dos anos, principalmente devido às mudanças e atualizações das tecnologias educacionais. Confira uma linha do tempo sobre sua evolução:
- 1950: a educação à distância passou a usar da televisão, slides, fitas cassetes e vídeos em VHS, o contato com o professor geralmente era via telefone;
- 1980: criada a ideia de campus virtual e uso de CDs;
- 1995: iniciou o desenvolvimento da aprendizagem pela internet, surgiram as primeiras salas de aulas virtuais e nasceu o conceito de e-learning;
- 2000: começou a surgir os materiais educacionais por meio de vídeos, áudios e simulações;
- 2006: a partir desse ano cresceu o uso do e-learning e passou a ser oferecido também por meio de dispositivos móveis;
- 2010: o e-learning se consolidou e oferece qualidade de ensino-aprendizagem.
Vantagens do e-learning na educação corporativa
Em primeiro lugar, já faz alguns anos que o e-learning vem assumindo papel importante no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores em empresas que aprendem. Afinal de contas, a aprendizagem digital se tornou estratégia nos negócios. Pois é o meio para reter funcionários estimulando a satisfação e a motivação deles. Bem como, para alcançar as metas e objetivos da organização.
Uma pesquisa do Businesswire apontou que o mercado global de e-learning acadêmico deve crescer US$147,89 bilhões durante os anos de 2023 e 2027. Mas o que tem feito esse método de aprendizagem crescer desde que foi criado e como ele beneficia a educação corporativa? As vantagens são muitas, olha só:
- Economia de tempo, bem como a redução de custos;
- Atualização de conteúdos e materiais praticamente instantânea;
- Aprendizagem personalizada de acordo com o perfil do público-alvo;
- Flexibilidade no acesso à aprendizagem;
- Conteúdos disponíveis 24 horas por dia;
- Ferramentas que estimulam e promovem o engajamento e compartilhamento de aprendizados, facilitando a cultura de gestão do conhecimento;
- Desenvolvimento da cultura de educação contínua;
- Métodos de ensinos modernos e tecnológicos;
- Motivação e satisfação nos colaboradores contribuindo na retenção de talentos;
- Aumento da produtividade;
- Menos erros e retrabalhos;
- Desenvolvimento do capital intelectual da organização.
Sendo assim, são todos esses fatores que contribuem para que o e-learning seja tão eficaz e cada vez mais procurado pelas empresas que investem em T&D.
E-learning: tendências para 2024
Conforme você viu no tópico anterior, não faltam benefícios para as empresas que usam do e-learning em suas estratégias educacionais.
Além disso, 9 em cada 10 empresas oferecem oportunidades e-learning aos seus colaboradores. Bem como, esse é o mercado que mais cresce no setor educacional.
A pesquisa da Prosperity apontou que essas são as tecnologias educacionais em tendência para o e-learning 2024, confira:
1 – Inteligência Artificial
A IA já não serve apenas para comandos simples através de smartphones, por exemplo. Sua utilidade já chegou no e-learning. Afinal, é capaz de orientar os alunos no processo de aprendizagem e podem ser facilmente personalizáveis.
2 – Mobile learning
Já não é novidade o boom que o uso dos celulares tem sofrido nos últimos anos, né? No entanto, é bom lembrar que essa tendência vai durar por muito tempo. Então, os treinamentos otimizados para dispositivos móveis, também conhecido como mobile learning, são uma tendência de e-learning.
3 – Pílulas do conhecimento
Já falamos delas aqui no blog, em resumo, são pequenas doses de conteúdo para promover a aprendizagem contínua dos trabalhadores de forma rápida e objetiva.
4 – Gamificação
A mecânica dos jogos também é uma grande aposta para o e-learning. Isso porque, a gamificação melhora o engajamento do aluno, bem como, torna a aprendizagem mais agradável incentivando e motivando os usuários.
Qual a relação entre LMS e e-learning?
Bom, já falamos de LMS algumas vezes aqui em nosso blog. Em resumo, é a sigla em inglês para Sistemas de Gestão de Aprendizagem, e é a projeção da sala de aula no ambiente virtual.
Em outras palavras, o LMS é o sistema onde se disponibiliza o e-learning. Ou seja, a construção de um ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas e métodos que promovam o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
Então, todas aquelas tendências do tópico anterior podem ser desenvolvidas dentro de um LMS. Os treinamentos podem ser criados do zero ou a partir de algum modelo pré-definido, com vídeos, áudios, e-books, avaliações, pílulas do conhecimento, por exemplo. Tudo isso com o objetivo de oferecer a melhor experiência de aprendizagem ao aluno.
Além disso, o LMS possibilita a criação de métodos e ferramentas para a mensuração de resultados e a gestão dos treinamentos digitais. Como por exemplo:
- Registro de log dos alunos;
- Catálogo de cursos;
- Monitoramento e controle das tarefas dos usuários;
- Acompanhamento de notas e avaliações;
- Emissão de relatórios personalizáveis;
- Sistemas de avaliações, etc.
Em resumo, o LMS viabiliza o desenvolvimento, gestão e aplicação do e-learning.
Empresas que usam ferramentas de e-learning em seus treinamentos
Conforme mencionamos ao longo desse artigo, o e-learning vem crescendo desde 2010 e a tendência é de que continue assim. Afinal, que empresa não quer melhorar a satisfação e engajamento dos colaboradores ao mesmo tempo que melhora a qualidade de entrega e produtividade da organização?
Além disso, o e-learning é um fator competitivo, principalmente no Brasil, onde a quantidade de empresas adeptas não é tão alta. Então, as organizações que usam esse método de aprendizagem estão à frente das concorrentes no mercado.
Agora, confira alguns exemplos de empresas que usam das ferramentas e-learning para promover o treinamento e desenvolvimento:
1 – Gerdau
Uma das maiores empresas do segmento de aço do mundo utiliza do e-learning para promover treinamentos em segurança por meio da realidade virtual. Com os óculos de VR, o trabalhador mergulha em um universo virtual que é um pavilhão industrial com máquinas, empilhadeiras e andaimes, por exemplo. Ao caminhar, o usuário vai identificando as situações de risco e classificando em níveis entre alto, médio e baixo grau. Após finalizar a atividade, o funcionário recebe feedback sobre o seu desempenho.
2 – Adidas
Com mais de 51.000 colaboradores em todo o mundo, a Adidas encontrou no e-learning a melhor estratégia para treinar sua equipe. A empresa desenvolveu sua própria universidade corporativa, a Group Learning Campus. Em resumo, a plataforma reúne diferentes formatos de materiais de aprendizagem como vídeo-aulas, e-books, pdfs, etc, para promover o desenvolvimento dos colaboradores.
3 – Toyota
Em terceiro lugar, a Toyota é uma grande empresa que possui fábricas em 28 países, totalizando 340.000 funcionários. Para facilitar o T&D, a empresa investiu no e-learning e também desenvolveu sua própria universidade corporativa dentro de um LMS. Por meio dessa plataforma já capacitou mais de 18.000 engenheiros e técnicos motores.
Procurando a plataforma certa para promover o e-learning na sua empresa?
Se você deseja transformar o processo de ensino-aprendizagem do seu negócio em mais produtivo, eficiente e direcionado em resultados, precisa investir no e-learning. Afinal, através das tecnologias educacionais você pode alcançar grandes metas e objetivos elevando sua empresa para outro patamar.
Os dados mostram que o e-learning é uma solução econômica, eficiente e sustentável para qualquer negócio. Então, se você deseja mudar o modo em como treina seus colaboradores, esse é o seu momento. A Escudo desenvolve tecnologias educacionais para transformar a aprendizagem. Já treinamos mais de 5 milhões de pessoas e ajudamos empresas a reduzir custos em até 90% com capacitações online.
Além disso, temos uma plataforma LMS personalizável que tem como objetivo desenvolver a aprendizagem do seu jeito. Com ela, você cria objetos de aprendizagem engajadores e interativos para transformar os treinamentos em resultados.
E não para por aí, pois também possui uma área de gestão completa para a mensuração dos seus resultados. Com relatórios personalizáveis de acordo com a necessidade do seu negócio, você pode acompanhar o desempenho da aprendizagem dos seus colaboradores.
Então, se procura a plataforma de treinamentos perfeita para a sua empresa, agende uma demonstração com nossos especialistas e desenvolva seu próprio e-learning.