fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

LMS e AVA para SST: o que são e como funcionam

Um Sistema de gestão e aprendizagem é recheado de vantagens, e na área de SST pode facilitar suas rotinas na realização de tarefas diárias.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Você já ouviu falar nas siglas LMS e AVA? O significado da primeira é Learning Management System, traduzido como Sistema de Gestão de Aprendizagem. No entanto, no Brasil ficou mais conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  

 

Leia mais:  

 

Esse sistema de gestão e aprendizagem vem para te auxiliar principalmente na redução de custos globais e otimização de tempo nos treinamentos. E se você ainda não conhece LMS e AVA este é o momento, pois você está saindo em desvantagem. 

Além disso, é importante lembrar que desde 2019 os treinamentos normativos na modalidade EaD – foram regulamentados. Ou seja, se você ainda não usa um LMS para as capacitações em SST, certamente está perdendo grandes oportunidades. Podendo inclusive ser a chave do sucesso de seu negócio. 

Por isso preparamos esse artigo, para que você conheça o que é um LMS e AVA, as vantagens e como podemos te ajudar a otimizar seu tempo e reduzir custos globais nas capacitações em SST dos seus clientes. 

Definição de LMS e AVA 

Antes de tudo, é importante sabermos que LMS e AVA são basicamente a mesma coisa, já que o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é a tradução brasileira para learning management system (LMS). Em outras palavras, ambos designam uma plataforma de gestão e treinamentos. Podendo ser nas modalidades online e semipresencial. 

LMS e AVA é um software que permite: 

  • Criar 
  • Gerenciar 
  • Organizar 
  • Oferecer treinamentos 

Ou seja, uma ferramenta que te auxilia na gestão tanto quanto na disponibilização de treinamentos, com várias funcionalidades que falaremos mais pra frente. 

O AVA também pode ser utilizado em dois contextos: 

  1. Educacional: Utilizado por instituições de ensino que fazem o uso da ferramenta para oferecer cursos para seus estudantes. Bem como, ferramenta de suporte para as aulas presenciais. 
  2. Corporativa: Sendo utilizada por empresas para capacitar colaboradores, clientes e parceiros.

Além disso, um LMS geralmente é constituído por duas partes: 

  • Interface do administrador: um gestor pode criar, administrar e organizar os treinamentos. Além disso, pode gerar relatórios que facilitam a tomada de decisão. 
  • Interface do usuário: o usuário (geralmente o aluno) pode acessar os conteúdos e aprender de acordo com os materiais disponibilizados pelo administrador.  

Tipos de LMS 

Existem vários tipos de LMS no mercado. Os mais usados atualmente estão entre as seguintes opções: 

  • LMS baseado em nuvem: também conhecido como LMS de mercado, possui mensalidade. Neste modelo, o sistema é hospedado em um servidor de internet, em vez de usar seu servidor local (ou disco rígido de seu computador), assim como o Sistema Escudo. Além disso, o seu fornecedor do AVA será o responsável pelo armazenamento de dados, privacidade e gerenciamento completo. Como por exemplo: correções de bugs, atualização e etc. 
  • LMS hospedado: também chamado de livre, neste modelo não é cobrado uma mensalidade. No entanto, o AVA é hospedado e armazenado no servidor de sua empresa. E sua organização, será a responsável por tudo. Como por exemplo: correções de bugs, atualizações e etc. Tornando esse formato muitas vezes até mais caro, mesmo sem a mensalidade – como no caso do baseado em nuvem. 

O que você pode fazer com LMS e AVA? Afinal, quais são as vantagens? 

O LMS ou AVA pode ter diversas funcionalidades, porém não é obrigatório que a plataforma tenha todas elas para ser considerado um LMS. Cabe a você analisar e avaliar quais recursos são necessários para seu negócio, bem como para seus clientes. Abaixo listamos alguns exemplos que podem ser interessantes para trabalhar um sistema como esse na área de SST: 

  • Gestão de conteúdo; 
  • Testes e pesquisas; 
  • Web conferência e chat; 
  • Fóruns; 
  • Gamificação; 
  • Tarefas e checklists. 

Já as vantagens de um LMS são várias, mas dependem do seu contexto de uso. Por exemplo, os benefícios para instituições de ensino formal e educação corporativa são diferentes.  

Dentre as vantagens para a educação corporativa estão as opções de:  

  • Criar materiais de treinamento, provas e avaliações; 
  • Ter um local para armazenar os conteúdos; 
  • Realizar atualizações no sistema com um clique, de forma que os participantes vejam a mudança imediatamente. 

Dessa forma, os clientes terão acesso aos conteúdos disponibilizados por meio de um portal privado. Ou via link, encaminhado por e-mail, por exemplo.  

A importância de um LMS e AVA para SST 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre LMS e AVA, certamente ficou evidente o quanto este software é importante na gestão e aprendizagem, né? Mas você deve estar se perguntando: e na área de SST, de qual forma ela pode beneficiar nas rotinas do dia a dia e facilitar seu trabalho? 

Pois bem, as vantagens são muitas. Vamos exemplificar um pouco, sobre algumas delas. Acompanhe: 

1 – Economia de tempo e dinheiro 

Os treinamentos presenciais possuem gastos fixos. Por exemplo, custos relacionados ao transporte para deslocamento até o local, aluguel do espaço, entre outras necessidades. 

Com um AVA estes custos diminuem, uma vez que a logística é bem mais simples. A única ferramenta que um aluno precisa para completar a capacitação é um computador com acesso à internet. E as vezes, nem isso, já que algumas plataformas, como o Sistema Escudo, oferecem a opção off-line. 

Além disso, com um LMS, é possível diminuir o tempo desprendido nas capacitações. Ou seja, o colaborador poderá aprender em seu próprio ritmo, gerando uma redução no tempo superior a 50%. 

2 – Acessibilidade 

Imagine comigo a seguinte situação: trabalhadores da área portuária, que precisam ficar dias embarcados em locais de difícil acesso, e obrigatoriamente devem realizar treinamentos normativos. Encaminhar um técnico de segurança do trabalho para treinar estes colaboradores certamente é complicado, né? 

Por isso, a possibilidade de treinar equipes em SST, onde quer que eles estejam, é de grande valia. Neste sentido, um LMS é indispensável pois te permite uma maior flexibilidade. 

Além disso, o LMS pode ser uma carta coringa para situações atípicas que afetam diretamente o negócio de seus clientes. Como no caso do Coronavírus, onde o trabalho remoto virou realidade em muitas empresas. Ou seja, um AVA te permite capacitar pessoas em diferentes locais e situações.  

3 – Flexibilidade 

Uma plataforma de LMS e AVA disponibiliza os treinamentos 24h por dia, 7 dias por semana. Mas também oferece ao setor de treinamento, a possibilidade de pré-definir os horários.  

E como no caso do Sistema Escudo, a plataforma é responsiva. Ou seja, se adapta em qualquer dispositivo no qual esteja sendo exibido, como telas de celulares, tablets, notebook e etc. 

Um AVA também não depende de um horário fixo ou espaço físico para ser realizado. Possibilita a criação de turmas sem precisar de um número X de alunos, e te ajuda a evitar multas e passivos trabalhistas. 

Como o Sistema Escudo pode te ajudar nas rotinas de SST 

Espero que você tenha conseguido compreender a importância de um LMS e AVA, pois os benefícios são muitos. 

Aqui no Sistema Escudo, contamos com um LMS com diversas funcionalidades que economizam tempo e dinheiro de nossos revendedores. Ou seja, aderindo ao nosso software, você poupa tempo em atividades manuais, evita o retrabalho e diminui erros. Consequentemente, facilitando seu trabalho. 

Além disso, o LMS do Sistema Escudo é focado em SST. Aposto que você ficou interessado, né? Aqui vamos te contar algumas atividades diárias que o nosso AVA otimiza, para você parar de perder tempo e dinheiro agora mesmo! 

1 – Automatização e personalização de certificados

No Sistema Escudo, os certificados dos treinamentos são emitidos e enviados automaticamente. Além disso, você pode personalizar o documento com a marca da sua empresa.  

2 – Avaliações digitais

As avaliações são feitas ao fim do treinamento, com perguntas que são selecionadas de forma randômica. Ou seja, um aluno nunca receberá a mesma prova, caso precise refazer. Além disso, as questões são optativas, o próprio sistema corrige e entrega a pontuação imediatamente após a finalização da avaliação. 

3 – Facilidade na gestão dos treinamentos

Com um LMS e AVA você saberá como está o desempenho das turmas, se os alunos estão acessando a plataforma, em qual etapa se encontram, etc. Além disso, você consegue emitir relatórios pré-definidos ou personalizados de acordo com as necessidades de gestão do seu cliente. 

4 – Flexibiliza a formação de turmas

Você pode criar turmas sem quantidade mínima ou máxima de alunos. Ou seja, suas turmas podem ter 1 ou 100 alunos, sem que isso interfira no custo ou qualidade da capacitação. Afinal, os treinamentos são online, feitos no melhor horário para o trabalhador, ou no horário definido pelo RH da empresa. 

5 – Entrega de materiais didáticos

No Sistema Escudo, são nossos especialistas em EaD e NRs que desenvolvem o conteúdo base. Logo após, o material é enviado aos nossos designers instrucionais e eles desenvolvem os objetos de aprendizagem. Facilitando o aprendizado, engajamento e retenção da atenção para melhor absorção do conhecimento. 

Além disso, contamos com outras funcionalidades, em busca de levar a melhor experiência de aprendizado ao aluno. Por exemplo: 

  • Simuladores e figuras 3D; 
  • Suporte técnico e apoio de instrutores especializados durante todo o treinamento; 
  • Fóruns de discussão para uma aprendizagem colaborativa; 
  • Módulo social, que permite a criação de uma rede social interna e exclusiva. 

Economize tempo e dinheiro agora mesmo com o Sistema Escudo! 

Viu como nosso LMS pode te ajudar? Vantagens é o que não falta, então por que não começar a otimizar seu tempo e reduzir custos globais dos treinamentos agora mesmo?  

Além do Sistema Escudo contar com uma plataforma de gestão robusta, oferecemos mais de 70 treinamentos para SST e QSMS-RS em nosso catálogo. Também somos o primeiro e único software a trabalhar em total conformidade com a Norma regulamentadora 1. 

Clique no banner abaixo para conversar com nossos especialistas e conhecer nossa plataforma. E comece a lucrar mais, gastando bem menos!  

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.