fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

LMS: 5 recursos populares do Sistema Escudo

O SIstema Escudo é a primeira Universidade Corporativa focada em SST do Brasil e a primeira em completa conformidade com a NR1.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Desde o boom nas buscas pelos sistemas de gestão de aprendizagem, muito se tem falado sobre o LMS, o que são, seus benefícios e até mesmo dicas de como escolher a melhor plataforma. 

Leia também: 

Se você é responsável pelo treinamento e desenvolvimento da sua empresa, provavelmente já ouviu falar sobre. Mas o que é um LMS e como ele funciona? 

O Learning Management System é um software que ajuda a gerenciar, distribuir e acompanhar o progresso do treinamento de funcionários. Em resumo, é uma plataforma que permite que você crie, gerencie e entregue treinamento online. 

Mas por que você precisa de um LMS? Vamos explorar as cinco principais vantagens de usá-lo para treinamento corporativo – sejam eles obrigatórios ou não. 

 

5 benefícios de usar um LMS para sua área de SST 

 

O LMS oferece uma série de benefícios que podem melhorar significativamente o treinamento e desenvolvimento de funcionários. Desde escalabilidade e flexibilidade até engajamento e retenção, podendo transformar a maneira como sua empresa gerencia a educação corporativa. Separamos 5 benefícios, confira: 

 

1 – Escalabilidade e flexibilidade 

Com um LMS, você pode facilmente escalar seu programa de treinamento para atender às necessidades de sua empresa em constante mudança. Você pode adicionar novos cursos e conteúdos de treinamento rapidamente e distribuí-los para todos os funcionários, independentemente de sua localização geográfica. 

Além disso, um LMS permite que você personalize seu treinamento para atender às necessidades individuais de cada funcionário. 

 

2 – Rastreamento e relatórios 

Permite que você rastreie o progresso de seus funcionários em tempo real. Você pode ver quem completou quais cursos, quantas vezes um curso foi acessado e quanto tempo os funcionários levaram para concluir cada curso. 

Isso permite que você identifique rapidamente problemas e áreas onde seus funcionários precisam melhorar. Além disso, um LMS fornece relatórios detalhados sobre o desempenho de seus funcionários, permitindo que você tome decisões informadas sobre o treinamento futuro. 

 

3 – Redução de custos 

Você pode economizar significativamente em custos de treinamento. Ou seja, não precisa mais pagar por instrutores externos ou alugar espaços de treinamento caros. Além disso, um LMS elimina a necessidade de imprimir materiais de treinamento e manuais do usuário, levando a uma redução nos custos de impressão e distribuição. 

Isso significa que você pode fornecer treinamento de qualidade para seus funcionários a um custo muito menor. 

 

4 – Aprendizagem em qualquer lugar, a qualquer hora 

Seus funcionários podem acessar o treinamento a qualquer hora, em qualquer lugar. Eles podem fazer o treinamento em seus próprios dispositivos. Isso significa que o treinamento não precisa mais interferir nas operações comerciais diárias e que seus funcionários podem aprender no horário que funciona melhor para eles. 

Ou seja, essa flexibilidade na aprendizagem significa que é mais fácil para trabalhadores em locais remotos e de difícil acesso, terem um treinamento de qualidade sem que a empresa precise se preocupar com deslocamento. 

 

5 – Engajamento e retenção 

Um LMS pode ajudar a aumentar o engajamento e a retenção de seus funcionários. As plataformas LMS modernas são interativas e envolventes, o que significa que seus funcionários estão mais propensos a lembrar do treinamento e aplicá-lo em seu trabalho diário. Além disso, ele permite que você forneça feedback instantâneo aos funcionários, o que ajuda a melhorar o desempenho e a motivação. 

 

Sobre o nosso LMS 

 

Um bom LMS precisa estar de acordo com as necessidades da sua empresa. Do contrário, não será possível executar todas as suas demandas ou acompanhar suas ações de treinamento e desenvolvimento da maneira correta. Fora isso, uma plataforma digital para SST precisa estar de acordo com as diretrizes da NR 1, para garantir sua conformidade com a legislação. Aqui no Sistema Escudo, estamos constantemente investindo em novas tecnologias – tanto em nossos treinamentos de prateleira como em nossa plataforma. Dessa forma, podemos entregar uma experiência de valor para empresas que precisam treinar SST. 

Além disso, nosso LMS foi o primeiro a oferecer treinamentos para a área de SST em conformidade com a legislação. Dessa forma, permitindo que as empresas pudessem reduzir custos e capacitar seus colaboradores com qualidade e dentro da lei. 

 

LMS versus métodos tradicionais de treinamento 

 

Comparado aos métodos tradicionais de treinamento, como aulas presenciais e manuais, um LMS oferece inúmeras vantagens. Além dos benefícios mencionados acima, um LMS é: 

  • Mais acessível: pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de estar em um local físico específico. 
  • Mais consistente: todos os funcionários recebem o mesmo treinamento, independentemente de sua localização ou papel na empresa. 
  • Mais eficiente: permite que você entregue o treinamento mais rapidamente e com menos recursos do que os métodos tradicionais de treinamento. 

 

Os 5 recursos mais populares no nosso LMS 

O LMS do Sistema Escudo oferece uma série de funcionalidades que vão desde as pílulas de conhecimento – onde o gestor consegue oferecer um conteúdo rápido, geralmente em vídeo, que pode servir como lembrete ou como parte de um treinamento maior – até simuladores e módulos gamificados. No entanto, os 5 recursos mais populares na plataforma são: 

 

1 – Cursos de prateleira 

Os cursos de prateleira são treinamento prontos que você pode adquirir para colocar na sua plataforma, ou acessar através de um LMS terceiro – como a do Sistema Escudo. 

O nosso LMS possui um catálogo com mais de 90 cursos com foco em QSMS-RS. Temos tanto treinamentos obrigatórios, como o de NR 10 e NR 35, como treinamentos pontuais de alta demanda, como o de prevenção e combate à COVID-19. 

O que torna o nosso catálogo um recurso tão querido é o fato dele estar em conformidade com a legislação. Nós fomos a primeira plataforma LMS a oferecer treinamentos obrigatórios que seguissem a NR 1, que dispõe sobre como essas capacitações devem acontecer no EaD para terem validade perante a lei e evitar multas e passivos trabalhistas para as empresas. 

Dessa forma, todos os nossos treinamentos obrigatórios oferecem: 

  • Interação entre o aluno e os objetos de conhecimento; 
  • Canal de comunicação entre aluno e professor aberto durante todo o período de duração do treinamento; 
  • Registro de avaliações e logs dos alunos; 
  • Projetos pedagógicos desenvolvidos por especialistas e disponíveis para consulta; 
  • Registro da realização do treinamento.

2 – Simuladores 

O desenvolvimento e aplicação de Simuladores em nossos treinamentos faz parte do nosso comprometimento com a NR 1 e com a eficiência das capacitações. Isso porque, para estar em conformidade com a legislação, é necessário promover a interação entre o aluno e os objetos de conhecimento, coisa que o simulador faz muito bem. 

Sendo assim, um dos pontos que faz dos simuladores algo tão popular, é oportunidade de treinar os colaboradores em um ambiente 100% controlado e seguro, onde o feedback é imediato. 

Esse imediatismo na resposta das ações dos alunos também ajuda a fixar o conhecimento, uma vez que não se prolonga no erro, mas sim na correção dele e em dar continuidade a ação – um dos grandes benefícios de aplicar a mecânica dos jogos em treinamentos. Tornando os simuladores uma ferramenta prática e assertiva para capacitar a distância. 

  

3 – Salas de aula 24/7 

Um dos grandes desafios das áreas de T&D é coordenar horários e locais para conseguir capacitar todos os colaboradores. O que acaba fazendo com que os treinamentos obrigatórios presenciais tenham um gasto maior – que pode ser reduzido com o auxílio do EaD. 

A popularidade das salas de aula disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, se dá justamente pele flexibilidade que ela oferece, tanto para os gestores como para os colaboradores. Dessa forma, todo mundo aprende no próprio ritmo, no momento de maior conveniência para a empresa e o trabalhador. 

Além disso, a possibilidade de definir os dias e horários em que as salas de aula estarão disponíveis ajuda o setor de T&D a controlar os acessos, evitando o risco de passivos trabalhistas, já que, de acordo com a legislação, os treinamentos precisam ser efetuados durante o horário de trabalho. O que faz com que esse recurso ganhe ainda mais pontos em popularidade. 

 

4 – Relatórios 

Os relatórios oferecem aos gestores uma visão geral de tudo que acontece na plataforma, por isso acabam se tornando um recurso tão popular no LMS. Eles permitem o acompanhamento dos números referentes a matrículas, usuários e acessos, seja em relatórios pré-definidos pelo sistema ou personalizados. Os relatórios, ainda, podem ser filtrados por: 

  • Data; 
  • Modalidade; 
  • Unidade; 
  • Categoria;
  • Cursos; 
  • Setores; 
  • Cargos; 
  • Público-alvo. 

Dashboad do LMS do Portal Escudo

Dessa forma, cruzar dados e obter informações mais detalhadas fica ainda mais fácil, tornando a administração da plataforma e dos treinamentos uma atividade mais prática e intuitiva. 

 

5 – Registro de Logs 

A popularidade de um recurso como o registro de logs no LMS se dá, também, por ser uma exigência da NR 1 para treinar SST a distância. Isso porque os gestores precisam ser capazes de acompanhar e comprovar o comparecimento dos alunos as aulas. 

Assim, o recurso torna-se indispensável para as empresas que querem agir em conformidade com a legislação, o que acaba tornando-o bastante utilizado pelos gestores. 

Em consonância com a popularidade do registro de logs, estão os recursos de registro de treinamento, através do Histórico de cada aluno, e o histórico de notas. Que comprova a realização do curso e, também, como os alunos alcançaram o aproveitamento mínimo exigido para conquistarem a certificação. 

 

Processo de implementação do LMS 

 

Depois de escolher um LMS, é hora de implementá-lo em sua empresa. O processo de implementação pode variar de acordo com o LMS escolhido, mas geralmente inclui as seguintes etapas: 

 

1 – Planejamento 

Antes de implementar um LMS, é importante ter um plano claro em vigor. Isso inclui definir metas de treinamento, identificar quais funcionários precisam de treinamento e estabelecer um cronograma para a implementação. 

 

2 – Configuração 

Depois de ter um plano claro, é hora de configurar o LMS. Isso inclui criar contas de usuário e configurar o sistema para atender às necessidades de sua empresa. 

 

3 – Migração de dados 

Se você já tem um sistema de treinamento em vigor, é importante migrar seus dados para o novo sistema. 

 

4 – Treinamento de funcionários 

Antes de lançar o LMS, é importante treinar seus funcionários para que eles saibam como usá-lo. Alguns sistemas são mais intuitivos que outros, mas só uma capacitação prévia vai garantir o sucesso dele. 

 

5 – Lançamento 

Depois de concluir as etapas acima, é hora de lançar o LMS em sua empresa! 

 

Conclusão 

 

Um LMS pode ser uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos e setores. Ele oferece inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais de treinamento, como escalabilidade, rastreamento em tempo real e redução de custos. 

Antes de escolher, é importante considerar suas necessidades de treinamento, orçamento e recursos. E depois de escolher, é importante seguir um processo claro de implementação para garantir que sua empresa esteja pronta para aproveitar ao máximo essa tecnologia. 

 

Sua empresa já tem um LMS para o SST? 

 

Se sua empresa ainda não tem um LMS para o SST, agora é a hora de considerar a implementação de um. Entre em contato conosco para uma demonstração com nossos especialistas e descubra como um LMS pode ajudar sua empresa a economizar tempo e dinheiro em treinamento obrigatórios: 

 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.