fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Nova redação da NR 1 prevê treinamentos em EAD

Receba os conteúdos no seu e-mail

Você, que acompanha o blog do Sistema Escudo, com certeza conhece bem as Normas Regulamentadoras (NRs). São elas que regem as disposições sobre Segurança e Saúde no Trabalho, além de estar sempre atualizado com as novidades sobre a legislação vigente. E, neste texto, trazemos uma notícia muito interessante e que pode expandir os horizontes dos treinamentos relacionados a SST: a nova NR 1 pode possibilitar treinamentos EaD (modalidade de Ensino a Distância) e semipresencial para a área.

A nova redação que se encontra em consulta pública para a NR-01, que seria, digamos, a Norma “mãe”, que estabelece as disposições gerais sobre as Normas Regulamentadoras, prevê o uso dos recursos de EaD para os treinamentos dos trabalhadores em segurança e saúde no trabalho. Essa previsão está no item 1.7, que dispõe sobre capacitação e treinamentos.

Entenda a previsão

O texto é claro ao abrir a possibilidade desde que cumpridas algumas exigências. Em primeiro lugar, os treinamentos práticos previstos nas normas regulamentadoras específicas não estão dispensados. Ou seja: quando há exigência de atividades in loco no texto, continuarão sendo ministradas de forma presencial.

Para os demais casos, publica-se o Anexo I junto à nova redação, que estabelece requisitos operacionais, administrativos, tecnológicos e de estruturação pedagógica para a aplicação de treinamentos à distância ou semipresenciais.

O texto legal prevê, por exemplo, que os empregadores podem contratar empresas especializadas que disponibilizem os cursos e treinamentos em plataformas de ensino à distância; desde que estas sigam à risca as determinações do Anexo I da NR-01, para que seus certificados sejam reconhecidos pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.

O texto prevê em detalhes como deve ser feita a estruturação pedagógica dos cursos e os requisitos tecnológicos, administrativos e operacionais que se deve observar para a aplicação das modalidades.

Ressaltamos que a nova redação está em consulta pública, mas já é uma demonstração de que se tem em vista a modernização dos treinamentos para a segurança e saúde no trabalho. As empresas devem ficar atentas e estar preparadas para esse novo momento que se aproxima.

E para isso o Portal Escudo também estará sempre atualizado para trazer as novidades da legislação e do mercado. Continue a nos acompanhar por aqui, pelo nosso Instagram e pelo Linkedin.

Além disso, se você procura por uma plataforma EAD para aplicar seus treinamentos e gerenciar a emissão de certificados, é só entrar em contato! O Sistema Escudo oferece diversos treinamentos obrigatórios de SST em sua plataforma que podem ser feitos na modalidade online ou blended. Saiba mais, fale com nosso especialista!

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.