Você, que acompanha o blog do Sistema Escudo, com certeza conhece bem as Normas Regulamentadoras (NRs). São elas que regem as disposições sobre Segurança e Saúde no Trabalho, além de estar sempre atualizado com as novidades sobre a legislação vigente. E, neste texto, trazemos uma notícia muito interessante e que pode expandir os horizontes dos treinamentos relacionados a SST: a nova NR 1 pode possibilitar treinamentos EaD (modalidade de Ensino a Distância) e semipresencial para a área.
A nova redação que se encontra em consulta pública para a NR-01, que seria, digamos, a Norma “mãe”, que estabelece as disposições gerais sobre as Normas Regulamentadoras, prevê o uso dos recursos de EaD para os treinamentos dos trabalhadores em segurança e saúde no trabalho. Essa previsão está no item 1.7, que dispõe sobre capacitação e treinamentos.
Entenda a previsão
O texto é claro ao abrir a possibilidade desde que cumpridas algumas exigências. Em primeiro lugar, os treinamentos práticos previstos nas normas regulamentadoras específicas não estão dispensados. Ou seja: quando há exigência de atividades in loco no texto, continuarão sendo ministradas de forma presencial.
Para os demais casos, publica-se o Anexo I junto à nova redação, que estabelece requisitos operacionais, administrativos, tecnológicos e de estruturação pedagógica para a aplicação de treinamentos à distância ou semipresenciais.
O texto legal prevê, por exemplo, que os empregadores podem contratar empresas especializadas que disponibilizem os cursos e treinamentos em plataformas de ensino à distância; desde que estas sigam à risca as determinações do Anexo I da NR-01, para que seus certificados sejam reconhecidos pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.
O texto prevê em detalhes como deve ser feita a estruturação pedagógica dos cursos e os requisitos tecnológicos, administrativos e operacionais que se deve observar para a aplicação das modalidades.
- Leia mais: Mudança na NR-1 traz a possibilidade de equivalência de matérias nos treinamentos de SST.
Ressaltamos que a nova redação está em consulta pública, mas já é uma demonstração de que se tem em vista a modernização dos treinamentos para a segurança e saúde no trabalho. As empresas devem ficar atentas e estar preparadas para esse novo momento que se aproxima.
E para isso o Portal Escudo também estará sempre atualizado para trazer as novidades da legislação e do mercado. Continue a nos acompanhar por aqui, pelo nosso Instagram e pelo Linkedin.
Além disso, se você procura por uma plataforma EAD para aplicar seus treinamentos e gerenciar a emissão de certificados, é só entrar em contato! O Sistema Escudo oferece diversos treinamentos obrigatórios de SST em sua plataforma que podem ser feitos na modalidade online ou blended. Saiba mais, fale com nosso especialista!