Fica até difícil pensar em uma atividade do nosso dia a dia que não envolva tecnologia, né? Desde o momento que acordamos até quando vamos dormir. E quanto mais o tempo passa, mais as empresas investem na transformação digital. Sendo assim, estamos presenciando uma nova saúde e segurança do trabalho que também foca nisso.
Leia mais:
- Quais os deveres e vantagens de vender treinamentos em segurança do trabalho por EaD?
- Acidentes de trabalho: como a tecnologia ajuda na prevenção
- Setor da construção civil: como os avanços tem impactado a segurança do trabalho
- O papel de SST na saúde mental do trabalhador
- Notícia: vem norma regulamentadora nova por aí: a NR 38
Afinal, manter a saúde e segurança dos profissionais é primordial para qualquer empresa. E a tecnologia vem auxiliando tanto na gestão em SST, como elevando a proteção e prevenção de acidentes dentro do ambiente de trabalho.
As empresas têm buscado soluções ocupacionais inovadoras que facilitem o dia a dia e as coloque em vantagem competitiva. Desse modo, na área de SST a transformação digital já está presente. Um exemplo disso é a chegada do eSocial, o envio de informações das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de forma online. Dessa forma, novos softwares, plataformas e experiências vêm ficando cada vez mais fortes na nova saúde e segurança do trabalho.
A procura por tecnologia na nova saúde e segurança do trabalho
O investimento em processos digitais já vinha tendo alto crescimento antes mesmo da pandemia. Mas é inegável que após o isolamento social provocado pela Covid-19 a transformação digital foi impulsionada. Uma pesquisa da Samba Digital apontou que 87,5% das empresas brasileiras realizaram alguma ação tecnológica em 2020.
Além disso, as organizações líderes na maturidade digital crescem 3 vezes mais que seus concorrentes. Dito isso, percebemos que a procura por inovação é grande no mundo dos negócios, inclusive em saúde e segurança do trabalho. As empresas têm buscado por tecnologia em SST para facilitar as tarefas e aumentar sua vantagem competitiva.
Nesse sentido, atividades que até pouco tempo atrás eram feitas de forma manual, agora são digitais. A gestão da nova saúde e segurança do trabalho busca por soluções que integrem processos, automatizem atividades, otimizem tempo e facilitem o monitoramento e prevenção de acidentes no ambiente ocupacional.
Afinal de contas, um dos principais objetivos da segurança do trabalho é criar uma cultura na qual os trabalhadores estejam conscientes dos riscos envolvidos no trabalho. E assim, participem de forma ativa na prevenção e avaliação das situações perigosas.
De modo geral, a tecnologia vem sendo uma grande aliada na gestão da nova saúde e segurança do trabalho. Pois seu uso facilita a análise de informações, de riscos e acidentes. Ou seja, diferente dos processos manuais, o digital traz agilidade e menor chances de erros se aplicada corretamente.
Tipos de tecnologia na nova saúde e segurança do trabalho
Antes de mais nada, a tecnologia torna os ambientes de trabalho mais seguros para trabalhadores e empregadores. Sendo assim, as empresas têm buscado por profissionais de SST ligados em tendências digitais e que ofereçam serviços inovadores com foco no futuro da nova saúde e segurança do trabalho.
Além disso, é graças aos avanços da tecnologia que óculos, capacetes, roupas especiais e cadeiras ergonômicas são uma realidade, por exemplo. Assim, os trabalhadores atuam com total segurança, conforto e proteção. Bem como, são mais produtivos, motivados e satisfeitos. Conheça alguns exemplos do avanço tecnológico da nova saúde e segurança do trabalho.
1 – Sistemas de gestão
Antes de mais nada, suas empresas clientes tem uma grande lista de obrigações da gestão em SST. São registros, monitoramentos e análises de diversos campos da segurança do trabalho que precisam ser realizados. Então, vamos combinar que não é uma tarefa fácil fazer tudo isso manualmente, evitando erros e retrabalhos, né?
Nesse sentido, a tecnologia vem sendo uma grande aliada nos sistemas de gestão da nova saúde e segurança do trabalho. Isso porque, existem softwares desenvolvidos para facilitar os processos e tornar a análise minuciosa e muito mais ágil. São, por exemplo:
- Coleta de biometria para assinaturas e rastreamentos;
- Chamadas de vídeo;
- Detecção de situações ou elementos perigosos;
- Registro digital de informações;
- Emissão e armazenamento de documentos;
- Avisos automáticos de vencimentos de treinamentos;
- Integração de sistemas para compartilhamento de informações, etc.
2 – Treinamentos obrigatórios digitais
Um grande avanço na nova saúde e segurança do trabalho é a possibilidade de treinar trabalhadores de forma digital. Desde 2019, as modalidades EaD e semipresencial foram regulamentadas nas capacitações de SST. Sendo assim, várias normas regulamentadoras permitem que o treinamento seja realizado de forma 100% digital.
Uma das grandes vantagens desse modelo de treinamento, sobretudo, é a experiência que o trabalhador tem ao estar exposto a atividades de risco e aprender a lidar com ela sem colocar sua vida em risco. Afinal, está imerso em um ambiente controlado e virtual.
Além disso, os treinamentos obrigatórios contêm objetos de aprendizagem que aumentam o engajamento e a motivação dos trabalhadores, como é o caso de:
- Vídeos;
- Avaliações digitais com feedback imediato;
- Podcast;
- Realidade aumentada;
- Jogos, etc.
3 – Realidade Virtual
Certamente você já ouviu falar né? Pois essa tecnologia está atualmente muito presente em diversas áreas. Na nova saúde e segurança do trabalho, a realidade virtual vem sendo aplicada em cursos e treinamentos, por exemplo.
Aqui no Sistema Escudo, nossos especialistas já trabalham com o treinamento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) dentro da realidade virtual. Com os óculos VR os trabalhadores simulam a reanimação de um boneco simulador. Dessa forma, ficam 100% imersos na experiência e recebem o feedback se conseguiram salvar a pessoa ou ela acabou morrendo.
Além disso, na nova saúde e segurança do trabalho, a realidade virtual pode ser usada para prevenir acidentes nas empresas. A mineradora Austral usa dessa tecnologia para simular a realidade que os profissionais terão ao trabalhar em espaço confinado. Assim, eles aprendem a lidar com as adversidades do ambiente ocupacional preservando a vida.
4 – Internet das Coisas (IOT)
Me conta: já ouviu falar nesse termo? Se não, saiba que certamente você conhece ou até mesmo usa a internet das coisas em seu dia a dia. Por exemplo: smartwatches que otimizam funções do celular, tem monitoramento de batimento cardíaco e etc. Ou mesmo os drones, que já permitem voos autônomos baseados em algoritmos e programação.
Na nova saúde e segurança do trabalho, a IOT também está cada vez mais presente. Isso porque, dispositivos enviam informações através de vibrações, mensagens de voz ou luzes, sobre situações de risco, por exemplo. Além disso, também permite a localização de trabalhadores em áreas de difícil acesso ou campo aberto.
Desse modo, a IOT favorece a nova saúde e segurança do trabalho, pois sua análise preventiva emite alertas imediatos ao identificar situações perigosas.
Benefícios da tecnologia na nova saúde e segurança do trabalho
Agora que você viu alguns exemplos da tecnologia aplicada em ferramentas de SST, tenho certeza que ficou mais visível os benefícios, né? É por isso que ela vem sendo cada vez mais buscada e usada pelas empresas. Afinal, essa transformação digital faz a empresa avançar em termos de competitividade, pois se preocupa com a segurança dos trabalhadores ao mesmo tempo que investe na inovação. E as vantagens são muitas, por exemplo:
- Automatização de processos de comunicação de membros de equipes de SST ou colaboradores;
- Otimização do tempo de treinamentos obrigatórios;
- Redução no tempo gasto na emissão de relatórios;
- Rapidez na avaliação de riscos e situações perigosas;
- Redução de erros e retrabalhos no processamento de informações exigidos pela legislação;
- Aumento da produtividade dos trabalhadores;
- Monitoramento em tempo real do desempenho de treinamentos e ambientes ocupacionais;
- Rapidez no processo de inspeções de segurança.
O Sistema Escudo faz parte da nova saúde e segurança do trabalho
Agora você sabe o que as empresas têm buscado para aumentar sua competitividade em meio a concorrentes, bem como garantir a segurança dos trabalhadores. Por aqui, no Sistema Escudo, nossos especialistas buscam desde sempre pela transformação na aprendizagem dos treinamentos normativos.
Foi pensando em cumprir com a legislação que nossos treinamentos engajadores e tecnológicos foram desenvolvidos. Assim como, no objetivo de oferecer a melhor experiência de aprendizagem ao trabalhador. Assim, ele aprende de maneira descontraída, mas com muita responsabilidade. E dessa forma, recebe a certificação apenas se obteve o conhecimento proposto.
Afinal, entendemos que nossos clientes buscam por inovação e segurança jurídica. Por isso, nossos treinamentos estão em total conformidade com a NR 1. Além disso, a plataforma conta com uma área de gestão completa. Está pronto para vender com o sistema líder de mercado em SST? Clique no banner abaixo e fale com nossos especialistas.