fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Segurança em Altura e Alta Tensão: Integração das NR 10 e NR 35 na Transmissão de Energia Elétrica

Integrar as normas NR 10 e NR 35 é vital para a segurança em trabalhos de alta tensão e altura. A aplicação rigorosa e contínua dessas diretrizes, acompanhada de treinamento e fiscalização, é essencial para prevenir acidentes e garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Por Lygia Quintão Penha em parceria com a Escudo 

A NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade e a NR 35 – Trabalho em Altura possuem definições fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores na transmissão de energia elétrica. Trabalhando como líder de saúde e segurança do trabalho em uma empresa do setor elétrico, adquiri experiência em aplicar essas normas. 

 

Leia mais: 

 

Nesse artigo vou explorar a relação entre a NR 10 atualizada e a NR 35 nas atividades de projetos e obras e operação e manutenção, abordando o uso correto de equipamentos e práticas de segurança em atividade de alta tensão. 

 

A NR 10 e a segurança em instalações elétricas 

As atividades de transmissão de energia elétrica envolvem riscos significativos devido à alta tensão. A NR 10, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, e a NR 35, que regula o trabalho em altura, são importantes para a segurança dos trabalhadores. A NR 10 atualizada exige medidas rigorosas de segurança, como o uso de aterramento adequado e a ausência de adornos que possam causar acidentes. 

Durante a minha trajetória na área de saúde e segurança do trabalho, tenho observado como a aplicação rigorosa da NR 10 e da NR 35 pode prevenir acidentes. Em obras de reforços e melhorias em linhas energizadas é imprescindível que as equipes realizem e uma análise preliminar de riscos (APR) detalhada, identificando perigos específicos da alta tensão e definindo as medidas de controle para os riscos, como por exemplo, a necessidade de um aterramento seguro. Essas práticas, aliadas ao uso correto dos EPIs, como luvas isolantes e cintos de segurança, garantem a proteção dos trabalhadores durante toda a execução das atividades. 

 

Checklist de elaboração do PGR. Te ajudamos a não esquecer nenhum ponto importante!

 

Programas de treinamento específicos 

Outras medidas importantes para atividades que envolvem os riscos citados, são os programas de treinamento específicos nas NRs envolvidas e, além dos treinamentos nas normas, é muito importante que as empresas e equipes de saúde e segurança do trabalho considerem treinamentos específicos na execução das atividades. Treinamento que incluam simulações de situações de risco e a correta utilização dos equipamentos de segurança. A educação contínua sobre itens que podemos muitas vezes considerar como básicos, tipo a validade dos EPIs e a importância de não utilizar adornos, pode reduzir significativamente os incidentes, afinal que para alguns pode ser óbvio para outros não é e precisa ser dito. 

 

Importância da Análise Preliminar de Riscos (APR) 

A NR 10 exige que os trabalhadores estejam cientes dos riscos elétricos e sigam procedimentos rigorosos e a APR desempenha um papel vital. Por exemplo, durante a inspeção de uma torre linha de transmissão, foi identificada a necessidade de melhorias no aterramento de uma torre. A análise de riscos detalhada revelou que a resistência do solo não estava adequada, o que poderia causar um acidente em caso de falha elétrica. A intervenção imediata garantiu a segurança da equipe e somente após isso, a continuidade da operação. 

Uma outra prática que reconheço é implementação de programa de fiscalização contínua para garantir a conformidade com os requisitos legais mínimos durante a execução das atividades, como auditorias, inspeções, checklist, entre outros. Nessas ações é possível verificar diversos itens, como a validade dos equipamentos de segurança (individuais e coletivos), ausência de adornos, qualidade das ferramentas utilizadas, entre outros itens que podem comprometer a segurança dos colaboradores envolvidos na atividade. Atuar na abordagem preventiva é sempre o melhor caminho na prevenção e redução dos acidentes de trabalho. 

Cumprir os itens descritos nas Normas Regulamentadoras não é apenas uma exigência legal, mas uma responsabilidade ética e profissional com os colaboradores. Garantir a segurança dos trabalhadores em atividades. 

 

Integração entre NR 10 e NR 35 

A integração entre a NR 10 e NR 35 nas obras e operações de transmissão de energia elétrica é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. As empresas através da sua liderança e dos profissionais de saúde e segurança do trabalho, precisam trabalhar para garantir a implementação dos requisitos dessas normas, incluindo a análise de riscos, a fiscalização contínua e o treinamento adequado. Itens essenciais para prevenir acidentes e proteger a vida dos trabalhadores.  

Na Escudo, oferecemos treinamentos especializados em NR 10 e NR 35, voltados para a capacitação de profissionais que atuam em ambientes de alta tensão e trabalhos em altura. Nossos cursos são desenvolvidos com metodologia inovadora e interativa, garantindo alto engajamento dos alunos e proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica. 

Com a Escudo, os colaboradores recebem a qualificação necessária para seguir rigorosamente as normas e diretrizes, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente. 

Para mais informações sobre as normas e práticas de segurança no setor elétrico, recomendo a leitura do guia oficial disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Integrar as normas NR 10 e NR 35 é vital para a segurança em trabalhos de alta tensão e altura. A aplicação rigorosa e contínua dessas diretrizes, acompanhada de treinamento e fiscalização, é essencial para prevenir acidentes e garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos.

 

Converse com um dos nossos especialistas

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.