fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

O que é QSMS-RS e porque prestadores de serviço SST deveriam se preocupar com isso

Qualidade, saúde ocupacional, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidade social e sustentabilidade já deveria ser necessidade básica das corporações, inclusive de SST.

Receba os conteúdos no seu e-mail

No contexto em que estamos vivendo, as pessoas têm buscado cada vez mais por informações. Em consequência, estão mais preocupadas com questões de sustentabilidade e meio ambiente, por exemplo. Dessa forma, as empresas tem procurado se adequar a atualidade para melhorar sua competividade. Agora, se você consultor de serviço SST acha que essas questões não tem relevância na sua área, saiba que está enganado. Um dos seus papéis é ajudar seus clientes com o QSMS-RS. Entenda como: 

  

Leia mais:   

  

Afinal, o SST também está diretamente relacionado a riscos socioambientais. Está tudo conectado, e por isso é importante profissionais da área estarem informados e buscarem informações. A fim de se destacar nesse ramo e atender suas empresas clientes com responsabilidade e qualidade.  

Caso você nunca tenha ouvido falar em QSMS-RS, fique tranquilo. Hoje você vai entender qual a relação e importância desse conceito em saúde e segurança do trabalho. Acompanhe: 

O que é QSMS-RS: uma breve história   

Foi a partir da década de 1970 que começou a se falar sobre o que é QSMS-RS e a importância de fazer sua gestão. Foi aí que nasceu o conceito, inicialmente por meio de conferências. A sigla significa:  

  • Qualidade, 
  • Saúde Ocupacional, 
  • Meio Ambiente, 
  • Segurança do Trabalho, 
  • Responsabilidade Social e  
  • Sustentabilidade. 

Mas apenas nos últimos anos que o conceito de QSMS-RS atingiu sua maior exposição. Isso porque, com a presença da globalização em praticamente todas as áreas de atuação humana, esse modelo se tornou um grande fator competitivo. 

Ele pode ser entendido, sobretudo, como o resultado da constante pressão do mercado para que as empresas assumam uma nova postura de cuidado e atenção em relação ao meio ambiente, à qualidade, à saúde e à segurança do trabalho. Bem como, tenham responsabilidade social na conduta de seus processos.  

O QSMS-RS vai além de um modelo gerencial, pois envolve um valor que ganha cada vez mais importância na contemporaneidade: a ética. Sendo assim, essas exigências fazem com que as empresas repensem sua forma de administrar. Pois, para aparecer e crescer dentro de seu ramo de atuação, elas precisam se alinhar de acordo com o mercado. 

O que QSMS-RS tem a ver com SST? 

A saúde e segurança do trabalhador se configura como uma demonstração, por parte dos empregadores, de respeito aos seus colaboradores, assegurando um ambiente de trabalho digno. Nesse aspecto, a gestão de QSMS-RS propõe várias iniciativas. Dentre elas as capacitações e treinamentos em saúde e segurança do trabalho, regidos pela NR 1. Especialmente em seu item 1.6.1, que determina que: 

“O empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores em conformidade com o disposto nas NR.” 

Em outras palavras, não basta apenas capacitar e treinar, é necessário fazer isso de acordo com as normas e a qualidade. Isso também é QSMS-RS! 

Assim, todas as empresas precisam garantir que suas políticas e práticas de QSMS-RS estão de acordo com a legislação. Muitas vezes, existe a falsa ideia que manter altos padrões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde não é uma necessidade básica da corporação. Mas é fundamental que todos os envolvidos com SST estejam por dentro e vejam a importância dessas questões. Inclusive você, consultor. Dessa forma, estará um passo à frente para oferecer treinamentos. 

Além disso, a segurança e saúde do trabalho não pode ser medida apenas pelos números de acidentes. Os empregadores e funcionários devem se preocupar além de cumprir a legislação. Ou seja, é fundamental ir além da conformidade. 

Três fatores contribuem para a QSMS-RS, sendo eles: a ética, a legislação e a economia. Todos estes termos estão diretamente ligados a SST. Sendo assim, é uma obrigação moral fornecer um ambiente de trabalho seguro para o colaborador. Por este motivo que existem as normas regulamentadoras. 

Certificações QSMS-RS  

Não existe um único certificado de QSMS-RS que seja válido para todas as empresas e seus segmentos. Eles podem variar dependendo do ramo da organização. No entanto, existem algumas normas que são aplicadas na grande maioria dos setores de atividade. Separamos abaixo quais são e para que elas servem. Dá uma olhada:   

1 – Gestão da qualidade ISO 9001  

Esta norma certifica os sistemas de gestão de qualidade, e através dela também é possível saber os requisitos para implantação. Em resumo, o papel da ISO 9001 é garantir eficiência tanto na entrega dos produtos como na sua produção. 

Ou seja, um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para os colaboradores também entra nos critérios de qualidade. Além disso, se refere as condições de fatores físicos e ambientais, bem como, questões psicológicas e sociais, por exemplo.  

De modo geral, podemos dizer que é impossível não relacionar qualidade de produtos/serviços com os colaboradores. Afinal, eles que desempenham os processos. 

Entre os benefícios que a ISO 9001 traz para os empregadores, podemos citar: 

  • Melhora nos resultados de negócio 
  • Melhora no relacionamento com os colaboradores 
  • Reconhecimento 
  • Redução de custos 
  • Organização interna 

Dessa forma, quando a empresa é certificada, os utilizadores do produto ou serviço sabem que ali existem processos que garantem que a atividade seja realizada de forma consistente e reprodutível. Além disso, qualquer empresa, pública ou privada, pode obter essa certificação.   

2 – Gestão do meio ambiente ISO 14001   

A ISO 14001 tem como objetivo permitir a: 

  • Identificação 
  • Priorização 
  • Gerenciamento dos riscos ambientais das práticas empresariais habituais 

A norma exige que as empresas se comprometam com a prevenção de poluição, estabelecendo melhorias contínuas como parte do ciclo de gestão empresarial. A ISO 14001 incorpora também questões estratégicas, preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida e etc. 

Dessa forma, uma empresa certificada com este selo demonstra sua preocupação com a sustentabilidade. Ou seja, se preocupa desde a produção até a logística reversa com seus produtos. E quais são as vantagens para a empresa? 

  • Preservação do meio ambiente 
  • Redução de custos 
  • Evita multas ambientais 

Um ponto interessante sobre essa norma é que em seu item 4.4.7, ela determina que a empresa deve estar preparada, com procedimentos estabelecidos para a identificação e atendimento de acidentes. Bem como, situações de emergência. 

Ou seja, as pessoas que fizerem parte da brigada de emergência da empresa devem estar bem treinadas. E a prioridade em frente a essas situações emergenciais são sempre a vida dos colaboradores e também dos brigadistas. 

Para isso, deve ser definido medidas preventivas, documentação do plano de emergência, disponibilização de recursos e etc.  

Leia mais: ISO 14001: tudo que o gestor precisa saber para não arranhar a imagem da empresa 

3 – Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) ISO 45001  

Essa norma de QSMS-RS tem como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em torno de questões de saúde e segurança do trabalho – SST. 

Foi desenvolvida com base nos dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde 2003 foram registrados mundialmente 270 milhões de acidentes de trabalho. E desses números, aproximadamente 2,2 milhões resultam em mortes.  

A criação dessa ISO foi com o objetivo de reduzir esses números e ajudar as empresas a construírem um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus trabalhadores. E se engana quem acha que essa norma não tem relação com as outras, já que suas últimas versões apresentam compatibilidade. 

Entre seus diversos benefícios podemos citar: 

  • Mudanças culturais estratégicas 
  • Prevenção de riscos, acidentes e doenças do trabalho 
  • Melhora na produtividade 
  • Redução de custos 
  • Reconhecimento 

Por fim, a ISO 45001 não tem foco apenas nas normas de situações de perigo, como também se preocupa em identificar e antecipar os riscos. 

Leia mais:  Sai a OHSAS 18001 e entra em cena a ISO 45001. Atualize-se!   

O Sistema Escudo leva a sério esse conceito! 

A qualidade, saúde ocupacional, meio ambiente, segurança do trabalho e responsabilidade social e sustentabilidade estão inteiramente ligadas. E em sua grande maioria estão presentes no dia a dia de muitas empresas. 

Por isso, é importante que você tenha ciência de que todos esses fatores influenciam e colaboram também no universo de SST. O Sistema Escudo tem esse conhecimento e por isso trabalhamos com QSMS-RS para auxiliar na implantação e manutenção de um sistema eficiente e integrado. 

Quer conhecer mais sobre nossa plataforma de treinamentos obrigatórios em total conformidade com a NR 1 e nossa área de gestão completa para acompanhamento das capacitações? Preencha o formulário abaixo: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.