Imagine comigo: como seria ter um sistema que permite a automatização da geração de certificados, de correção de avaliações e até mesmo a abertura de novos cursos independentemente do tamanho das turmas? Parece perfeito, né? Ter um software que ajuda seus clientes a otimizar a rotina de SST de forma que tenham mais tempo livre para focar em outras partes do negócio, como a expansão e o atendimento de clientes, por exemplo.
Leia mais:
- Quais os deveres e vantagens de vender treinamentos em segurança do trabalho por EaD?
- LMS e AVA para SST: o que são e como funcionam
- LMS: 5 recursos populares do Sistema Escudo
- SST: o que é e como treinar por EaD
- Como eu posso capacitar SST por webconference?
A verdade é que esse sistema existe e se você ainda não está usando, pode estar perdendo tempo – e dinheiro – no seu dia a dia. O LMS (sigla em inglês para Sistema de Gestão de Aprendizagem) como recurso para prestadores de serviço SST é uma realidade, especialmente após a aprovação da Norma Regulamentadora 1, em 2019, que regularizou os treinamentos de saúde e segurança do trabalho por EaD.
Ou seja: hoje em dia, os prestadores de serviços que possuem LMS conseguem, além de otimizar suas rotinas de SST, expandir seus portfólios e oferecer novos produtos. Embora muitas pessoas ainda fiquem com um pé atrás para utilizar EaD na saúde e segurança do trabalho, a modernização e digitalização da área é necessária. Tanto para a oferta de novas modalidades de ensino como para a melhoria das atividades diárias.
As principais atividades da rotina de SST
Como prestador de serviço de SST, você bem sabe que a rotina de SST é movimentada. Pois todas as empresas devem garantir um ambiente de trabalho sadio para os colaboradores. E vai além de cumprir as exigências da lei, zelar pela saúde dos funcionários garante uma organização mais produtiva e com melhores resultados.
Algumas das principais atividades da rotina de SST:
1 – Treinamentos em SST para colaboradores
Em primeiro lugar, não poderia ser diferente. Toda a segurança do trabalho começa promovendo os treinamentos obrigatórios. Afinal, o estudo das normas regulamentadoras levanta pontos que merecem atenção no dia a dia dos trabalhadores. Então, prevenir riscos de acidentes é essencial.
E a obrigação de oferecer esses treinamentos é da empregadora. Conforme falamos anteriormente, desde 2019 a capacitação em saúde e segurança do trabalho pode ser feita na modalidade EaD, conforme as exigências das NRs. Então, facilita muito a rotina de SST, uma vez que a empresa não precisa necessariamente de um ambiente físico como um auditório, por exemplo, para treinar. Além de todo o resto que envolve a logística.
E esses treinamentos são constantes. Devem ser realizados periodicamente assim como a norma regulamentadora pede. E isso demanda tempo, manutenção e planejamento. Por exemplo:
- O certificado do treinamento de NR 10 de um eletricista passou do prazo de validade. Então, a empresa precisaria ter uma ação de acompanhamento do vencimento de certificados. E ao identificar que é necessário fazer a capacitação periódica, teria que cadastrar o aluno em uma turma, contratar um instrutor técnico, agendar data e horário, preparar o material e etc.
2 – Fiscalizar o uso e qualidade de EPIs e EPCs
Outra responsabilidade das suas empresas clientes é fiscalizar o uso correto de EPIs e EPCs, bem como a qualidade do material. Essa etapa da rotina de SST também demanda tempo e planejamento.
Assim como também é uma exigência das normas regulamentadoras, então deve ser cumprido. Dessa forma, a fiscalização de EPIs e EPCs deve ser uma tarefa constante. Por exemplo:
- Sua empresa cliente identificou uma rachadura em um capacete. Ele deve ser eliminado do uso e outro equipamento deve ser fornecido ao trabalhador. Posteriormente a empregadora deve registrar que entregou um novo EPI.
3 – Atuar de imediato em acidentes ou situações de risco
Outra tarefa importante da rotina de SST é a atuação rápida e eficaz para qualquer situação de risco. Desde a prevenção, identificação e eliminação. Então, nesse caso a comunicação para as pessoas responsáveis deve ser imediata, assim como toda a sinalização do acidente.
4 – Laudos e documentos
Os laudos e documentos são exigidos por lei. E cada empresa é responsável por uma série deles. De modo geral, o principal objetivo é garantir que os riscos de saúde e acidentes no trabalho estão controlados.
É uma tarefa da rotina de SST que exige muito tempo e gestão. Além disso, os laudos e documentos precisam estar sempre atualizados, então não basta fazer uma única vez e enviar. Felizmente, como é o caso do eSocial, a transformação digital já está chegando também para esse processo.
Um exemplo: a NR 1 determina que as empresas devem criar implementar o gerenciamento de riscos ocupacionais, que deve constituir um programa de gerenciamento de riscos (PGR).
Sendo assim, esse programa deve estar integrado com outros planos, programas e documentos previstos na lei de segurança e saúde do trabalho.
Dentro dessa atividade, faz parte da rotina de SST:
- Evitar riscos ocupacionais originados no ambiente de trabalho;
- Identificar os perigos e possíveis lesões e agravos à saúde;
- Avaliar riscos ocupacionais e identificar o nível;
- Classificar os riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção;
- Implementar medidas de prevenção de acordo com a classificação do risco e na ordem de prioridade;
- Acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.
5 – Comunicação aberta
Uma das determinações da Norma Regulamentadora 1 é comunicar os trabalhadores dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Bem como, qualquer situação de perigo que possa surgir. Antes de mais nada, a comunicação é uma peça-chave para a segurança do trabalho.
E por isso faz parte da rotina de SST. Além disso, muitas vezes a comunicação sobre riscos do ambiente de trabalho pode vir dos trabalhadores para a empresa. Uma vez que são eles que estão envolvidos nas atividades e constantemente expostos.
6 – Cumprir as normas regulamentadoras
As normas regulamentadoras são claras em suas exigências, e suas empresas clientes devem trabalhar para cumprir e deixar de receber multas e passivos trabalhistas.
Então, essa dedicação faz parte da rotina de SST como uma obrigação legal e que reduz muitos problemas para a empresa. Além disso, reduz o número de acidentes e doenças do trabalho.
6 atividades que o LMS otimiza na sua rotina de SST
Viu como boa parte do dia a dia de seus clientes é dedicada à rotina de SST. Além disso, o que você leu foi um breve resumo sobre as obrigações das empresas. Mas uma coisa é certa, no que diz respeito à gestão dos treinamentos, os detalhes ocupam bastante tempo. Por isso, separei 6 atividades diárias que são possíveis otimizar com o auxílio do LMS como o Sistema Escudo, para você vender essa plataforma líder de mercado em SST.
1 – Automatiza certificados
Com um LMS, você não vai mais precisar criar os certificados um a um. Por exemplo, aqui no Sistema Escudo, nós personalizamos os certificados dos treinamentos com a marca dos parceiros, que são disponibilizados em suas plataformas.
Assim, sempre que um aluno finaliza o treinamento, o sistema insere as informações automaticamente no certificado, que o próprio cliente pode gerar clicando em um botão na área de “certificados”, assim que faz login em sua conta.
2 – Digitaliza avaliações
O tempo de corrigir provas uma a uma já era! Isso porque ao usar um LMS, a prova pode ser feita 100% digital. Além disso, as perguntas são selecionadas de forma randômica, então o aluno nunca receberá a mesma prova, caso precise refazer. E como as questões são optativas, o próprio sistema corrige e entrega a pontuação imediatamente após a avaliação.
Assim, o aluno já sabe na hora se atingiu o conceito de satisfatório, que significa que ele receberá o certificado, ou insatisfatório, que quer dizer que ele precisará refazer o treinamento e/ou a avaliação. O que também reduz o gasto de tempo envolvido nessa rotina.
3 – Facilita a gestão de treinamentos
Em quais etapas do treinamento seu cliente está? Como está o desempenho das turmas? Os alunos estão acessando a plataforma? Com um LMS, todas essas perguntas podem ser respondidas com um único clique, através de relatórios pré-definidos ou personalizados por você mesmo. Assim, agilizando o tempo de gestão dos treinamentos – sejam eles EaD, semipresenciais ou presenciais.
4 – Simplifica a logística
Com um LMS, seus dias de coordenar agenda de cliente com instrutor, alugar salas de aula, providenciar equipamento, coffee break e tantos outros detalhes acabaram. A logística dos treinamentos EaD são bem mais simplificadas, uma vez que tudo que o cliente precisa, encontrará online. Ou seja: material didático, campo para tirar dúvidas com os especialistas, avaliações, etc.
5 – Flexibiliza a formação de turmas
Quantos clientes você já teve que recusar simplesmente por não conseguir fechar uma turma que justificasse o investimento? Com um LMS, essa dor de cabeça some. Isso porque o sistema permite que você flexibilize essa formação de turmas.
Com o LMS é possível manter um valor padrão para os treinamentos, independentemente de ter 1 ou 100 alunos na turma. Isso porque as capacitaçõessão online, feitos no melhor horário para o cliente – já que o aluno e o instrutor não precisam estar online no mesmo horário. Além disso, as salas de aula podem ficar abertas 24h por dia ou apenas nos horários estipulados pelos seus clientes. Tornando toda a experiência bem mais prática.
6 – Entrega materiais didáticos prontos
Outra rotina de SST que é facilitada através de um LMS é a criação do material didático. Por exemplo, aqui no Sistema Escudo, nosso conteúdo é desenvolvido por especialistas técnicos em EaD e nas NRs. Depois, nossos designers instrucionais pegam o que foi feito e criam objetos de aprendizagem que facilitam o engajamento, a retenção da atenção e a absorção do conhecimento.
Portanto, quando você investe em um LMS como o Sistema Escudo, está adquirindo materiais didáticos prontos, de qualidade e desenvolvidos de acordo com as diretrizes da NR 1, sem que você precise contratar um profissional específico para isso. Ou, pior ainda, sofrer com objetos de aprendizagem que não entregam o que deveriam.
Uma LMS para SST só traz vantagens
Não para por aí, a LMS não só facilita tarefas do dia a dia de SST, como também leva muitas vantagens para prestadores de serviços e empresas clientes. Como por exemplo:
- Economia de tempo;
- Redução de custos;
- Acessibilidade;
- Flexibilidade;
- Eficiência;
- Agilidade.
Vamos otimizar a sua rotina de SST!
E mais ainda: além de otimizar sua rotina de SST, o investimento em tecnologias permite que você aumente seu portfólio de serviços, expanda sua área de atuação e até mesmo participe de orçamentos de grandes empresas. Então, está esperando o que para adotar um LMS?
O Sistema Escudo é o primeiro LMS a entregar treinamentos EaD de SST em conformidade com a legislação no Brasil, garantindo a sua segurança jurídica e a dos seus clientes. Além disso, somos a plataforma mais completa do mercado, com mais de 80 treinamentos de prateleira a sua disposição.
Clique no banner abaixo e agende um horário com os nossos especialistas: