Durante a realização de atividades com eletricidade, alguns cuidados simples podem fazer a diferença para garantir a saúde e a vida do profissional! Por isso, separamos algumas dicas, afinal, nunca é demais reforçar a segurança, não é? Confira!
1. Antes de iniciar qualquer trabalho, é importante verificar com os outros profissionais as condições do local e dos equipamentos utilizados para as instalações. Certifique-se do projeto com antecedência e atenção e, assim, poderá utilizar as ferramentas certas para o tipo de serviço executado.
2. Lembre-se de que todos os trabalhadores envolvidos com a atividade da rede elétrica devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Estabeleça-os corretamente a partir de cada atividade a ser exercida: protetores auriculares, roupas e calçados adequados, capacetes, óculos de segurança, etc. Além disso, é importante também verificar a qualidade destes equipamentos para evitar transtornos.
3. Fique atento aos pequenos detalhes! Por exemplo, antes de iniciar qualquer trabalho, desenergize todas as fontes para evitar qualquer perigo relacionado às redes elétricas.
4. Acima de tudo, capacite-se! A norma regulamentadora que estabelece a segurança dos serviços e atividades com eletricidade é a NR-10. Assim, é importante preparar-se para estar de acordo com as exigências do MTE e garantir sua integridade e saúde. Além disso, para profissionais que realizam atividades com trabalhos em altura, a NR-35 também precisa ser lembrada.
São dicas simples, mas que realmente podem fazer a diferença na realização destas atividades. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas.