Entre as normas para a segurança e a medicina no trabalho que são obrigatórias segundo promulgações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a CIPA ocupa um dos papeis principais. Assim, a NR 5, que a regulamenta, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Dessa forma, tornando permanente a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
É o programa que está ligado diretamente aos colaboradores e que contribui para a eficiência da qualidade de vida deles e do ambiente de trabalho. Uma CIPA em perfeito desempenho, conforme regulamentações, é garantia de resguardo à saúde e à segurança de todos e, consequentemente, do sucesso dos negócios.
Por isso, não é possível pensar em resultados mercadológicos e financeiros sem investir no bem estar dos profissionais que contribuem para que a organização funcione.
Composição
Toda empresa privada, pública, sociedade de economia mista, órgão de administração direta e indireta, instituição beneficente, associação recreativa, cooperativa e outro tipo de organização que tenha trabalho como empregado deve constituir uma CIPA e mantê-la em regular funcionamento.
Organização para a prevenção de acidentes
A NR 5 estabelece que a CIPA deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados. Portanto, os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, são por eles designados. Já os representantes dos empregados, titulares e suplentes, são eleitos em votação secreto.
Treinamento para prevenção de acidentes
É de responsabilidade da empresa promover treinamento para os membros da CIPA antes da posse. Com carga horária de vinte horas, o próprio SESMT (da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou profissional/empresa que possua conhecimento sobre os temas abordados) pode ministrar a capacitação.
CIPA em EaD
Fazer todo o treinamento de uma CIPA, hoje, já não é mais complicado como há algum tempo. Isso porque cumprir com a obrigatoriedade e capacitar os cipeiros para exercerem com segurança suas funções está cada vez mais prático e ágil. Mesmo com conteúdos que exigem a prática real, um dos avanços no ensino do país, a Educação a Distância (Ead), também chegou ao corporativismo e à área de segurança e saúde no trabalho.
Portanto, podemos considerar a economia de tempo, ensino flexível, materiais de rápido acesso, agilidade de aprendizagem, autonomia do aluno e redução de custos são as principais vantagens da EaD. E são esses os mesmos benefícios que uma empresa e os seus colabores podem ter quando optam por investir na CIPA com conteúdos intercalados remotamente.