fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Prevenção de acidentes: garantia de uma empresa de sucesso

Receba os conteúdos no seu e-mail

Entre as normas para a segurança e a medicina no trabalho que são obrigatórias segundo promulgações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a CIPA ocupa um dos papeis principais. Assim, a NR 5, que a regulamenta, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Dessa forma, tornando permanente a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

É o programa que está ligado diretamente aos colaboradores e que contribui para a eficiência da qualidade de vida deles e do ambiente de trabalho. Uma CIPA em perfeito desempenho, conforme regulamentações, é garantia de resguardo à saúde e à segurança de todos e, consequentemente, do sucesso dos negócios.

Por isso, não é possível pensar em resultados mercadológicos e financeiros sem investir no bem estar dos profissionais que contribuem para que a organização funcione.

Composição

Toda empresa privada, pública, sociedade de economia mista, órgão de administração direta e indireta, instituição beneficente, associação recreativa, cooperativa e outro tipo de organização que tenha trabalho como empregado deve constituir uma CIPA e mantê-la em regular funcionamento.

Organização para a prevenção de acidentes

A NR 5 estabelece que a CIPA deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados. Portanto, os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, são por eles designados. Já os representantes dos empregados, titulares e suplentes, são eleitos em votação secreto.

Treinamento para prevenção de acidentes

É de responsabilidade da empresa promover treinamento para os membros da CIPA antes da posse. Com carga horária de vinte horas, o próprio SESMT (da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou profissional/empresa que possua conhecimento sobre os temas abordados) pode ministrar a capacitação.

CIPA em EaD

Fazer todo o treinamento de uma CIPA, hoje, já não é mais complicado como há algum tempo. Isso porque cumprir com a obrigatoriedade e capacitar os cipeiros para exercerem com segurança suas funções está cada vez mais prático e ágil. Mesmo com conteúdos que exigem a prática real, um dos avanços no ensino do país, a Educação a Distância (Ead), também chegou ao corporativismo e à área de segurança e saúde no trabalho.

Portanto, podemos considerar a economia de tempo, ensino flexível, materiais de rápido acesso, agilidade de aprendizagem, autonomia do aluno e redução de custos são as principais vantagens da EaD. E são esses os mesmos benefícios que uma empresa e os seus colabores podem ter quando optam por investir na CIPA com conteúdos intercalados remotamente.

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.