fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Proteja sua vida: invista em segurança no trabalho

Receba os conteúdos no seu e-mail

São cerca de cinco milhões foi o número de acidentes de trabalho no Brasil. Isso entre os anos de 2007 e 2013, de acordo com o anuário estatístico da Previdência Social. Portanto, invista em segurança do trabalho, uma vez que desse total, cerca de 45% ocasionaram morte, invalidez ou afastamento temporário de emprego.

Além disso, os principais setores desse índice estão no transporte rodoviário e na construção civil. Dados que assustam qualquer profissional que trabalha em função de risco e também o empreendedor que está sujeito a esses acontecimentos em sua empresa.

Portanto, para minimizar esses tipos de riscos, que causam diversas consequências para o profissional e para a organização como um todo, entra em cena a Segurança e Saúde no Trabalho. Por definição do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, essa área dentro de uma empresa tem o objetivo de proteger os danos à vida e à saúde dos trabalhadores por meio de políticas públicas e ações de fiscalização.

Sendo assim, a área de Segurança e Saúde no Trabalho atua com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), composta pelos seguintes profissionais:

  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Médico do Trabalho;
  • Enfermeiro do Trabalho.

Além disso, vale lembrar de outro programa que também faz parte das ações de Segurança e Saúde no Trabalho: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Formado pelos próprios colaboradores da empresa, por meio de eleições, a CIPA atua em frentes de prevenção para reduzir as consequências à vida.

Invista em Segurança no Trabalho

Ter uma equipe de Segurança do Trabalho dentro da empresa é lei. Por isso, cabe ao MTE estabelecer e fiscalizar normas relacionadas a isso. Mas muito mais do que obrigação, investir no cuidado com os colaboradores, por parte de gestão, e profissional, pelo próprio colaborador, é apostar na qualidade de vida e do trabalho.

Então não deixe que uma fatalidade aconteça para dar um passo para contorná-la. Avance com antecedência! Se você for gestor, invista na sua equipe! Se você for profissional, invista no seu treinamento!

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.