São cerca de cinco milhões foi o número de acidentes de trabalho no Brasil. Isso entre os anos de 2007 e 2013, de acordo com o anuário estatístico da Previdência Social. Portanto, invista em segurança do trabalho, uma vez que desse total, cerca de 45% ocasionaram morte, invalidez ou afastamento temporário de emprego.
Além disso, os principais setores desse índice estão no transporte rodoviário e na construção civil. Dados que assustam qualquer profissional que trabalha em função de risco e também o empreendedor que está sujeito a esses acontecimentos em sua empresa.
Portanto, para minimizar esses tipos de riscos, que causam diversas consequências para o profissional e para a organização como um todo, entra em cena a Segurança e Saúde no Trabalho. Por definição do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, essa área dentro de uma empresa tem o objetivo de proteger os danos à vida e à saúde dos trabalhadores por meio de políticas públicas e ações de fiscalização.
Sendo assim, a área de Segurança e Saúde no Trabalho atua com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), composta pelos seguintes profissionais:
- Técnico de Segurança do Trabalho;
- Engenheiro de Segurança do Trabalho;
- Médico do Trabalho;
- Enfermeiro do Trabalho.
Além disso, vale lembrar de outro programa que também faz parte das ações de Segurança e Saúde no Trabalho: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Formado pelos próprios colaboradores da empresa, por meio de eleições, a CIPA atua em frentes de prevenção para reduzir as consequências à vida.
Invista em Segurança no Trabalho
Ter uma equipe de Segurança do Trabalho dentro da empresa é lei. Por isso, cabe ao MTE estabelecer e fiscalizar normas relacionadas a isso. Mas muito mais do que obrigação, investir no cuidado com os colaboradores, por parte de gestão, e profissional, pelo próprio colaborador, é apostar na qualidade de vida e do trabalho.
Então não deixe que uma fatalidade aconteça para dar um passo para contorná-la. Avance com antecedência! Se você for gestor, invista na sua equipe! Se você for profissional, invista no seu treinamento!