“Apontei a falta de liderança  como principal motivo pelo fraco desempenho.”

Além disso, Roberto Roche conta que se surpreendo ao entregar seu relatório, pois o RH e CEO lançaram a seguinte pergunta:

O que nós precisamos para ter um líder em QSMS-RS e Sustentabilidade aqui na empresa?

Que situação, não esperava e nunca tinha pensado no assunto, mas tentei da melhor maneira explanar minha visão.

Como diretor corporativo de QSMS-RS e Sustentabilidade, onde durante alguns anos esteve sob minha responsabilidade vários projetos em diferentes segmentos e com cerca de 40 gerentes, fui aprendendo e assimilando, que quando em visita aos sites se fazia necessário ouvir sempre, bem como observar muito antes de chegar a qualquer conclusão.

Nessas minhas observações pude notar, onde existiam lideres e referências da área ou não, pois os resultados apresentavam por si só a resposta. Mas não era tudo, também o clima do chão de fabrica  do local revelava a falta destes.

Já escrevi sobre o tema (Mais líderes na gestão de QSMS-RS, Visão ampliada na gestão de QSMS- RS entre outros). Mas nada como: 5 dicas para…… , não me acho capaz, mas diante do pedido do RH, esbocei alguns itens no qual eu acredito.

Ser a referência

Ser uma referência na área de QSMS-RS e Sustentabilidade é muito importante. Ter alguém que lidere, com atitude e exemplo, que viva, respira e passe conhecimento a todos é crucial. Tem que ser a referência e liderar até seu Diretor. Sim! Você lidera o seu chefe. Ele está cheio de problemas e você tem responsabilidade de dar o resultado e vir com soluções.

Saber das normas, leis e procedimentos não fazem de você um líder em QSMS-RS e Sustentabilidade. É uma exigência básica do trabalho, bem como ter sua certificação não significa que automaticamente é um líder de segurança.

Tornar-se um líder só depende de você

Já tive o desprazer de ter que demitir excelentes gerentes de QSMS-RS por: Encherem a cara em uma confraternização e sair dirigindo! Ou simplesmente ser a pessoa mais odiada, tanto pelos colaboradores como seus diretores por seu comportamento agressivo e conflitivo. Muitos gestores da área realizam um trabalho razoável, mas muito poucos fazem um trabalho excepcional.

Aí somos obrigados escutar a famosa frase: “Lá vem o pessoal de QSMS-RS e Sustentabilidade!”. Aplicando o princípio de Pareto em vários projetos onde atuei como gestor corporativo, verificamos que 80% dos profissionais da área tinham desempenho razoáveis, onde somente cumprem as regras e se dão por satisfeitos, enquanto 20% se destacam como referência e liderança.

Para se tornar líder não exige que você tenha vários cursos e nem que seja registrado no órgão

Qualquer um pode ser um líder de segurança em QSMS-RS. Do colaborador da linha de frente a um gerente sênior. Ser líder de segurança em QSMS-RS não é uma posição, é um atestado em eficiência. O que separa os excelentes profissionais de QSMS-RS dos profissionais medíocres é a eficiência de como eles realizam seu trabalho. Então, colocar de lado noções preconcebidas de liderança, como sendo sinônimo de alguém que possui uma capacidade de gestão ou de fiscalização é fundamental.

Temos que deixar esta necessidade de declarar a posição aos quatro ventos e impor a regra. No momento que mudar esta verdade, o profissional estará indo no caminho de se tornar um líder mais eficaz, sem dúvida.

O propósito do líder é construir mais líderes

Se você quer ser considerado um líder, você tem que estar disposto a criar mais pessoas como você. A sua equipe possuirá recursos que provavelmente irão superar seu. Se você mantiver sua equipe em baixo o tempo todo sem dar nenhum poder de decisão por questão hierárquica, não vai ter êxito. Líderes não seguram as pessoas. Isso é uma coisa que os supervisores e gerentes inseguros adoram fazer.

Se você tem medo de ser substituído por alguém que ajudou a desenvolver, então você está protegendo somente seu cargo e não ajudá-lo a se desenvolver, com certeza os resultados serão sofríveis .

Péssimos e inseguros gestores, pensam apenas em proteger seus empregos

Os líderes desenvolvem colaboradores até ao ponto de encontrar-se substituído por um deles. Mas nunca se esqueça, uma boa empresa vai valorizar um líder em QSMS-RS e sem dúvida vai manter essa pessoa trabalhando e desenvolvendo mais líderes.

Mudar sua visão e atitude

Como você enxerga os colaboradores em sua área de trabalho? Como tomadores de atalho, não confiáveis quando ninguém esta olhando? Ou, como pessoas querendo fazer um bom trabalho e tomar boas decisões?

Como você enxerga as pessoas irá determinar a sua abordagem. Achar que não pode confiar nelas para tomar as decisões certas, fará de você um policial: multando e impondo regras. Nunca em minha vida profissional assisti esta atitude dar certo. Se você enxergar as pessoas como boas e querendo fazer a coisa certa, você vai parecer ser um treinador e mentor. Simples!

Participo de muitos grupos no LinkedIn e me preocupo com a falta de liderança em QSMS-RS em depoimentos ou conversas. Não é raro ver comentários negativos, escritos por profissionais da área em falar mal da empresa e da gestão por falta de compromisso com o QSMS-RS. O interessante é que os mais críticos e reclamões estão à procura de trabalho. Outros já estão empregados, mas criticam seu chefe. Quem iria querer contratar ou manter um profissional que culpa, reclama e critica?

Líderes em QSMS-RS e Sustentabilidade não se queixam, culpam ou criticam

  • Líderes encontram pontos positivos e buscam maneiras de reforçar as boas praticas, incentivam o diálogo positivo e constroem equipes.
  • Não oferecem desculpas. Eles assumem responsabilidades e certificam-se de que sua equipe aceita o seu papel na prestação de resultados.
  • Não assustam as pessoas, usando fotos de acidente sangrento ou angustiante histórias de lesões no trabalho.
  • Buscam suas palavras com cuidado e procuram maneiras de melhorar independentemente dos obstáculos.
  • Tem atitude, alterando o tom de suas palavras. Não buscam culpados, nem criticar e reclamar de tudo e todos.

Por fim, líderes possuem uma visão ampliada no que é mais importante: O desempenho do QSMS-RS e Sustentabilidade, no bem estar dos colaboradores e no resultado do negócio da empresa.

Espero ter ajudado o RH com a minha visão.

Sobre o autor: Roberto Roche ao longo de três décadas consolidou sua experiência exercendo cargos de direção em QSMS-RS e Sustentabilidade em diversos segmentos da economia entre mais de 15 países na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia. Possui MBA/Harvard U, Ph.D./UCLA,MSc/Texas A&M, BSc/ Maryland U., BSc /UFRJ.