fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Por que é indispensável dar a devida importância para segurança do trabalho e meio ambiente, e qual a relação entre eles

As NRs estabelecem requisitos mínimos para que as empresas – dependendo grau de risco que apresentam – se preocupem não somente com a saúde do trabalho, como também com o meio ambiente no qual estão envolvidos.

Receba os conteúdos no seu e-mail

O SST se preocupa em garantir condições de trabalho dignas e saudáveis para os trabalhadores. Especialmente para aqueles que se envolvem em atividades de risco. Sabemos que esta área é bem abrangente, ou seja, envolve vários fatores para redução de acidentes e doenças ocupacionais. E a relação entre segurança do trabalho e meio ambiente, você já conhece?   

   

Leia mais:    

   

Possivelmente ao ler esse termo você pensa em ecologia, né? Porém o ambiente relacionado a segurança do trabalho vai muito além disso. Afinal de contas, as normas regulamentadoras consideram tanto o local onde o trabalhador exerce suas funções como os arredores. Ou seja, suas condições afetam o bem estar dos funcionários e também o da sociedade.    

Então, sabendo que o meio ambiente é uma causa importante, como você, profissional de SST, colabora com sua preservação? Quais ações a área realiza para promover proteção de onde vivemos? Acompanhe:      

Qual a relação entre segurança do trabalho e meio ambiente?      

Como mencionamos, a segurança do trabalho não se limita apenas à proteção a vida dos colaboradores e prevenção de acidentes. O SST tem tudo a ver com o meio ambiente, e quando falamos nesse termo, não nos limitamos apenas ao ecossistema.    

As normas regulamentadoras estabelecem as obrigações, direitos e deveres de empregadores e empregados para exercer determinados trabalhos. Nesse sentido, algumas NRs falam especificamente sobre a segurança do trabalho e meio ambiente. De que forma? Definindo os requisitos básicos para lidar com eles. Como por exemplo: como eliminar gases, óleos, papeis e etc.   

Além disso, as NRs consideram como meio ambiente tanto o local onde o trabalhador exerce sua função, quanto com os equipamentos e máquinas que utiliza. Dessa forma, suas empresas clientes precisam se preocupar tanto com a saúde do trabalhador como também em como as ações afetam a natureza, por exemplo.  

Ainda sobre questões ambientais, a Política Nacional do Meio Ambiente define o termo como: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e reage a vida em todas as suas formas.   

Já conhece o papel da biossegurança?    

Um dos principais objetivos da biossegurança é prevenir riscos nocivos ao bem-estar dos trabalhadores, bem como do ambiente e terceiros. Além disso, este estudo também se dedica a prevenção de riscos causados bela biotecnologia. Isto é, a tecnologia que se baseia nas ciências biológicas seja em nível molecular, ecológico, biodiversidade e etc.   

Afinal de contas, sabemos que o avanço da tecnologia tem contribuído para a evolução em diversas áreas. Contudo, acaba afetando negativamente o meio ambiente. Por isso o papel da biossegurança é priorizar a saúde humana, a animal e o meio ambiente.    

Dessa forma, é uma medida que ajuda na preservação de ambos: segurança do trabalho e meio ambiente. Ou seja, ao mesmo tempo que se preocupa com os recursos naturais também tem foco na saúde dos trabalhadores. E ela é regulamentada pela NR 32 

A responsabilidade da segurança do trabalho e meio ambiente      

Antes de mais nada, viver e trabalhar em ambientes saudáveis são fatores fundamentais para boa qualidade de vida. Dessa forma, o meio ambiente do trabalho envolve desde o local onde o trabalhador realiza suas atividades até onde ele obtém os meios necessários para sua função.   

Como por exemplo: o trabalho de engenheiros de minas. Estes profissionais trabalham diretamente com exploração e extração de recursos naturais como: ferro, petróleo, alumínio, água mineral e etc. E dentre essas atividades, sua obrigação também é a de recuperar as áreas mineradas. Para exercer esses serviços, os empregados são capacitados para trabalharem com responsabilidade.   

Além disso, o SST também promove alguns programas que tem o objetivo de conscientizar e ensinar como preservar o meio ambiente. Ou seja, algumas normas regulamentadoras exigem que os colaboradores realizem treinamentos obrigatórios para estarem aptos a realizem suas atividades preservando suas vidas e o local onde estão envolvidos. Seja esse meio ambiente interno ou externo.   

Conheça 2 NRs que falam de segurança do trabalho e meio ambiente:   

  • NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais   

Essa norma exige que as empresas que possuem empregados elaborem o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Que tem como objetivo a antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ambientais existentes no local de trabalho. Ao mesmo tempo que visa a proteção do meio ambiente e recursos naturais.   

  • NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção   

Implementa as medidas de controle e prevenção de segurança para os trabalhadores que exercem suas funções no meio ambiente de trabalho na área de construção.    

Além disso, no caso de um acidente de trabalho, por exemplo. Ele engloba vários fatores como: relação entre pessoas, uso de máquinas e equipamentos e interferência humana. Tudo isso são elementos que formam o meio ambiente.    

Por fim, a segurança do trabalho e meio ambiente tem o objetivo de criar estratégias e programas para proteção.       

QSMS-RS      

Ao falarmos em segurança do trabalho e meio ambiente é impossível não falarmos de QSMS-RS, que é a sigla de Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.    

Em resumo, as empresas precisam ter uma postura de cuidado e atenção em relação a estes fatores, inclusive no que se diz respeito a segurança e meio ambiente.    

Além disso, três fatores contribuem para o QSMS-RS e são eles:   

  • Ética;   
  • Legislação;   
  • Economia.   

Outro ponto importante é referente as certificações desse programa. Afinal de contas, não existe um único certificado de QSMS-RS válido para todas as empresas, pois ele varia de acordo com seus segmentos. Porém, alguns são os seguintes:   

  • Gestão da Qualidade ISO 9001;   
  • Gestão do meio ambiente ISO 14001;   
  • Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional ISO 45001.  

Não esqueça: segurança do trabalho e meio ambiente caminham juntos    

Em resumo, podemos dizer que o SST dá a importância para tudo que está envolvido nas atividades dos colaboradores. E zelar e estar de acordo com a segurança do trabalho é também dar importância para o meio ambiente.  

Por isso, segurança do trabalho e meio ambiente caminham juntas. Até porque as normas regulamentadoras exigem que seja dado a devida atenção. Como resultado, se preocupando com o trabalhador e com a sociedade em geral.  

Aqui no Sistema Escudo oferecemos treinamentos obrigatórios em total conformidade com a NR 1. Nosso objetivo é levar a melhor experiência de aprendizagem aos trabalhadores. Então você pode ajudar suas empresas clientes a estarem de acordo com a legislação, e com profissionais capacitados e aptos para o trabalho e a proteção ao meio ambiente no qual estão inseridos. 

Quer saber mais? Agende um horário com um de nossos especialistas: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.