fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

5 funcionalidades que seu software precisa ter para garantir a segurança ocupacional   

Adotar um software adequado pode trazer muitos benefícios para o futuro do seu negócio, otimizar tempo e expandir seu portfólio. 

Receba os conteúdos no seu e-mail

Agora não dá mais para fugir: os últimos anos aceleraram a transformação digital, inclusive para a segurança ocupacional. Ignorar a tecnologia e as ferramentas disponíveis no mercado que automatizam e facilitam o trabalho vai prejudicar o seu negócio. 

Leia também: 

 

No entanto, isso não quer dizer que você deve sair pela internet e contratar o primeiro serviço que aparecer na sua frente. Lembre-se: você quer se adequar ao mercado, mas também estar em vantagem em relação à concorrência. Sendo assim, a solução ideal vai entregar muito mais do que a otimização do dia a dia. 

Aqui no Sistema Escudo, trabalhamos com uma solução que, além de otimizar o dia a dia dos prestadores de serviço e consultores SST, entrega uma expansão de portfólio para gerar renda extra. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a encontrar o software de segurança ocupacional ideal para o seu negócio. 

Como prestador de serviço, preciso de um software de segurança ocupacional? 

Como mencionamos acima, um software de segurança ocupacional não é mais uma vantagem em relação aos seus concorrentes. Isso porque os seus clientes estão procurando por soluções digitais, inovadoras, que façam a diferença em seus negócios. E tratar com um prestador de serviço que ainda faz tudo manualmente, em planilhas do Excel, vai contra essa expectativa.  

Além disso, manter a execução das suas atividades de forma manual só dá mais e mais chances para erros e retrabalho. E isso aumenta a sua carga de trabalho e estresse. O que cria um problema para o qual já existe solução. 

Portanto, quando você se questiona se está na hora de começar a trabalhar com um software de segurança ocupacional, a resposta mais prática é: sim. Caso você queira se manter no mercado a longo prazo e crescer, sim, você precisa de um. 

5 funcionalidades que um software de segurança ocupacional para prestador de serviço precisa ter  

Na hora de escolher o software de segurança ocupacional ideal para o seu negócio, é preciso saber o que você precisa e o que quer. Por exemplo: quais as suas maiores dificuldades com o seu processo atual? Quais outras ferramentas você usa? Qual o seu objetivo contratando esse sistema? 

Ter a resposta para essas perguntas vai ajudar muito na busca pelo melhor sistema para o seu negócio. Especialmente porque segurança ocupacional não é brincadeira e muitos softwares trabalham com taxas de implantação e mensalidade. Ou seja, tem um custo um pouco mais alto na aquisição inicial. Assim, ter em mente tudo que você está buscando te ajuda a focar. 

Agora, falando de acordo com a nossa experiência e a dos nossos parceiros, separamos abaixo 5 funcionalidades que otimizam o dia a dia e você pode encontrar em softwares de segurança ocupacional! 

1 – Emissão automática de certificados  

Essa funcionalidade é especialmente desejada pelos prestadores de serviço SST e consultores que já trabalham com treinamentos obrigatórios. A geração, emissão e envio automático dos certificados poupa tempo, dinheiro e evita retrabalho. Além disso, o próprio cliente pode solicitar ao software, sem que seja necessário à sua intervenção direta. 

2 – Notificação de treinamento vencidos/a vencer 

Ter ajuda com a gestão dos treinamentos é sempre uma mão na roda, né? Acompanhar as datas de emissão e vencimento dos certificados pode ser bem complicado. Especialmente porque trabalhar com treinamentos vencidos pode acarretar em multas e até interdições aos seus clientes. 

Por isso as notificações são tão importantes, lhe mantendo atento ao tempo que está passando. Além disso, estar a par das datas de vencimento ajuda seu time comercial a entrar em contato com os profissionais antes, oferecendo treinamentos de reciclagem. E isso auxilia na fidelização do cliente. 

3 – Gestão de treinamento presenciais, semipresenciais e EaD 

Já falei antes e vou falar novamente: a gestão dos treinamentos pode ser complicada. Mas com um software de segurança ocupacional ele pode ficar mais fácil.  

Logística, aplicação de testes, controle dos aprovados e reprovados, participação, tudo isso se torna mais simples quando a ferramenta é automática e te entrega relatórios que facilitam a visualização e gerenciamento de tudo. 

4 – Integração com outros softwares 

Uma parte importantíssima dos softwares de segurança ocupacional é a integração com outros sistemas. A automatização da empresa é um processo que abrange todos os setores. E garantir que eles se comuniquem bem entre si é indispensável.  

Portanto, um software que permita a conexão com outros sistemas vai facilitar o envio de informações de um lado para o outro, diminuindo a carga de retrabalho e as chances de erros. Além disso, permite que a sua equipe tenha um foco mais estratégico. 

5 – Relatórios automáticos e personalizados 

Por fim, mas não menos importante, temos os relatórios. Eles facilitam a visualização das informações, de forma que você possa tomar decisões mais acertadas para o negócio.  

Sendo assim, na hora de escolher um software de segurança ocupacional, foque naqueles que oferecem não só relatórios automáticos (ou nativos, que já vem prontos com o sistema), mas que também permitam a personalização deles. Assim, você garante que estará recebendo todos os dados necessários para uma gestão completa e inteligente. 

Tudo isso em um único software de segurança ocupacional  

Com o Sistema Escudo, além de garantir um software que te ajuda a automatizar e otimizar o dia a dia da sua empresa, você também consegue expandir seus serviços e sua presença no mercado. Isso porque a nossa solução entrega um sistema de gestão para a segurança ocupacional e uma plataforma com mais de 70 treinamentos obrigatórios que podem ser executados na modalidade EaD e semipresencial. 

Faça como o nosso parceiro Mário, que conquistou uma renda extra de R$200 mil em um ano com a implantação do Sistema Escudo. Clique no banner abaixo e converse agora com um dos nossos especialistas para entender qual o melhor plano para o seu negócio. 

 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.