fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Setor da construção civil: como os avanços tem impactado a segurança do trabalho

O setor da construção civil também passa por avanços para evoluir sistemas e processos industriais. Dessa forma, reduz o índice de acidentes e doenças do trabalho.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Imagine um médico do século XIX entrando numa sala de cirurgia de um hospital da atualidade. Certamente ele ficaria assustado e perdido em meio a tantas inovações tecnológicas, né? Agora imagine um trabalhador de canteiro de obras nessa situação, com certeza ele sentiria o mesmo. Afinal de contas, também aconteceram transformações no setor da construção civil.  

  

Leia mais:   

  

Acima de tudo, o principal objetivo dessa transformação é facilitar o dia a dia dos trabalhadores e empregadores. E isso acontece por meio de ferramentas, técnicas e materiais que ajudam a otimizar as atividades construtivas. Assim como aperfeiçoar a garantia de segurança no trabalho de canteiro de obras.  

E isso tudo se deve a responsabilidade do setor da construção civil em inovar para garantir a sobrevivência e renovação das empresas. Assim as organizações conseguem reduzir acidentes, aumentar a produtividade e a qualidade de entrega dos projetos. Acompanhe esse texto para entender as principais transformações dessa área.    

NR 18: a norma que trata diretrizes do setor da construção civil    

A norma regulamentadora 18 estabelece as diretrizes de ordem administrativa sobre a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos. Sendo eles nas condições e no meio ambiente de trabalho do setor da construção civil.   

A NR 18 especifica quais as áreas de vivência necessárias ao canteiro de obras, e como devem ser projetadas respeitando condições mínimas de segurança, conforto e privacidade. Por exemplo: a norma estabelece quantas instalações sanitárias e chuveiros devem existir em relação ao número de trabalhadores. A distância máxima a ser percorrida pelo trabalhador até a instalação sanitária, ou o local de fornecimento de água potável.   

O setor da construção civil é uma das áreas que mais registram acidentes de trabalho no Brasil. Agora, imagine como era antes da existência da NR 18? A criação dessa norma certamente foi um dos grandes avanços.   

Além disso, é definido que todo canteiro de obra deve contar com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Assim como, os trabalhadores precisam fazer o uso de EPIs e EPCs para garantir a proteção de acidentes e a vida. Assim como outras exigências da NR 18 para garantir a segurança do trabalho. 

4 inovações no setor da construção civil     

Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Esse termo já é comum para muitos setores, como por exemplo: aeronáutico, automobilístico e de petróleo e gás. Nesse sentido, certamente está próximo de chegar ao setor da construção civil.  

Em resumo, é a evolução dos sistemas e processos industriais. Por meio da implantação de tecnologias entram em cena a inteligência artificial, análise de dados e internet das coisas, tudo isso integrado para avanços nas atividades. O setor da construção civil já passou por diversas transformações. Acompanhe a seguir:    

1 – Treinamentos em SST no setor da construção civil  

Como você sabe, a NR 18 trata das condições do meio ambiente de trabalho do setor da construção civil. No entanto, outras NRs também se aplicam a área, afinal ela possui alto risco de acidentes, doenças e mortes no trabalho. Então, os treinamentos são obrigatórios conforme as exigências das normas regulamentadoras. Sendo assim, um avanço nessa questão é a possibilidade de treinar nas modalidades EaD e semipresencial.   

Algumas NRs que impactam o setor da construção civil e os treinamentos podem ser feitos de forma 100% EaD 

  

NR  

Trata sobre:  

NR 5 – Representante Nomeado – Grau de risco 1,2,3 e 4    CIPA (Comissão Interna de Acidentes)  
NR 6   Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)  
NR 17    Ergonomia  

 

Claro, para que o treinamento online seja feito de acordo com a lei, deve atender aos requisitos da NR 1. Que determina como realizar as capacitações EaD e semipresenciais. Além disso, como no caso do Sistema Escudo, o software pode permitir a gestão desses treinamentos de forma online. Ou seja, com relatórios e acompanhamentos de certificado na palma da mão, por exemplo. 

Outro ponto importante é que existem outras NRs que permitem que a realização dos treinamentos seja feita de forma semipresencial. Ou seja, conteúdo teórico pode ser feito online e as atividades práticas de forma presencial.     

2 – Almoxarifado autônomo     

O almoxarifado em uma obra é o local responsável pelo recebimento, armazenamento, expedição e distribuição de materiais e EPIs. E você sabia que hoje em dia é possível fazer esse processo de forma autônoma, ou seja, eletrônica?  

Dessa forma, processos como o controle do inventário e o acompanhamento do fluxo dos materiais, por exemplo, podem ser feitos de forma automatizada. Um exemplo disso é a empresa Multpex que oferece automatização dos almoxarifados por meio de dispositivos como Self-Checkout, RFID ou Leitura e contagem de Imagem.   

3 – Sistema para gerenciamento do setor da construção civil  

Em resumo, os ERPs (Enterprise Resouce Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa) são capazes de centralizar e integrar informações para uma gestão eficiente. Além disso, garante a qualidade de entrega de projetos.  

No setor da construção civil isso já é uma realidade para muitas empresas. Afinal de contas, é um sistema que pode ser implantado sem complicações. Além de ter um ótimo custo benefício. E pode ser usado da seguinte forma em obras, por exemplo:  

  • Mapear riscos;  
  • Cadastrar fornecedores;  
  • Emitir notas fiscais;  
  • Controlar prazos, custos, contratos e etc.  

4 – Drones    

Os drones estão cada vez mais presentes no setor da construção civil. Pois é um grande auxiliador para os projetos. Além disso, a segurança do trabalho aumenta, bem como a eficiência dos processos.   

Uma vez que o drone pode acessar locais perigosos e poupar os trabalhadores de acidentes. Ele pode auxiliar em coisas como, por exemplo:  

  • Licitação;  
  • Planejamento;  
  • Execução;  
  • Monitoramento e inspeção de obras.    

Leve inovação ao setor da construção civil   

A indústria 4.0 é uma realidade em vários setores, e com certeza essa transformação vai chegar ao setor da construção civil. Afinal, como você pode ver, já aconteceram grandes avanços nessa área. Que levaram mais segurança aos trabalhadores e mais eficiência para os empregadores.  

Além disso, os acidentes de trabalho também impactam o mercado economicamente. Uma vez que geram grandes custos para todos e o prejuízo à saúde e a vida dos trabalhadores.   

Conforme você viu nesse artigo, o setor da construção civil é um dos que mais registra acidentes de trabalho. Daí a importância de avançar os processos e utilizar a tecnologia ao nosso favor. O Sistema Escudo acredita que a transformação digital e digitalização são processos essenciais para as empresas.   

Nosso sistema oferece treinamentos engajadores e motivadores para que os trabalhadores tenham a melhor experiência de aprendizagem. E assim estejam 100% aptos para realizar suas atividades. Além disso, oferecemos uma área de gestão completa para acompanhamento de dados das capacitações.  

E fazemos tudo isso atendendo os requisitos da NR 1, somos a 1ª universidade corporativa com foco em SST do Brasil que se preocupa com a segurança jurídica de nossos parceiros. Quer saber mais? Clique no banner abaixo e fale com nossos especialistas. 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.