fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Como as tecnologias educacionais estão beneficiando a área de SST

Cada vez mais, plataformas de gestão de aprendizagem estão se tornando parte das rotinas diárias da área de saúde e segurança do trabalho.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Você tem ideia do quanto a tecnologia está presente no nosso dia a dia e como ela afeta a forma de aprender e educar? Uma vez que o acesso às informações está cada dia mais ágil, as pessoas começaram a buscar por si novos produtos, serviços, conteúdos variados e até mesmo novas formas de conhecimento, como as tecnologias educacionais. Entre elas, podemos citar por exemplo: inteligência artificial, realidade virtual, drone, wearables (tecnologia vestível), entre outros.

Mas o que é tecnologia educacional? O termo remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. Utilizar a tecnologia na educação de forma planejada é investir no desenvolvimento socioeducativo dos colaboradores e dar a eles mais possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento.

Seja qual for, essas tecnologias tendem a mudar as relações de trabalho e as formas de se trabalhar. Consequentemente, mudam também as formas de aprender e educar. Neste texto falamos mais sobre a tecnologia educacional e como a área de Saúde e Segurança do Trabalho tem se beneficiado dela. Acompanhe!

As formas de aprender na área de Saúde e Segurança do Trabalho

Os treinamentos para as áreas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) têm como objetivo garantir a proteção à saúde e integridade física e psicológica dos empregados. Por isso, é importante que todas as áreas estejam bem treinadas e conheçam as normas e iniciativas que zelam pelos outros colaboradores. Afinal, a melhor forma de prevenir acidentes no dia a dia é manter o ambiente livre de riscos. E este ambiente seguro e preventivo só é possível através de treinamentos efetivos.

Sendo assim, há diversas formas de treinar as equipes, e a legislação permite a capacitação em Segurança e Saúde no Trabalho pela modalidade de ensino a distância (EaD) e semipresencial. O que abriu espaço para uma série de tecnologias que podem ser aplicadas ao ensino em SST.

Os projetos pedagógicos devem garantir que as tecnologias adotadas na implementação de EaD e semipresencial proporcionem a interação entre os participantes da capacitação. Ou seja, deve-se propiciar a comunicação entre alunos e professores.

Portanto, a definição do uso das tecnologias a serem adotadas deve estar em consonância com a realidade do local onde será ministrada a capacitação. Ademais deve-se verificar se há suporte e infraestrutura para a adoção das diferentes mídias que proverão a capacitação nos formatos EaD e semipresencial.

Aplicar esse tipo de preparação nas organizações é um investimento de extrema importância. É por isso que os empregadores são obrigados a desenvolver meios para elaborar esses momentos. Se puderem ter o apoio da modernização nesses processos, os resultados poderão ser ainda melhores.

Vantagens das tecnologias educacionais aplicadas aos cursos de SST

Tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. Por isso, usar a tecnologia na educação de forma planejada é investir no desenvolvimento socioeducativo dos colaboradores e dar a eles mais possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento.

Isso porque, quando mudamos a estratégia de capacitação para algo inovador e promissor, as chances de interação com os colaboradores só aumentam. Quanto mais vantagens eles verem, mais engajados ficarão.

 Sendo assim, listamos alguns dos benefícios que sua empresa pode obter ao adotar novas tecnologias como plataformas de ensino online:

  • Diminuição dos gastos com treinamento;
  • Melhoria no armazenamento de informações sobre a aprendizagem;
  • Agilidade no compartilhamento de conhecimento;
  • Eliminação de riscos de acidente em treinos;
  • Registros de avaliações;
  • Aumento da frequência de treinamentos;
  • Maior engajamento dos colaboradores com a sua empresa;
  • Aquisição de dinâmica para investir em novas habilidades;
  • Reprodução de cenários pela realidade aumentada;
  • Contextualização através da reprodução de cenários e situações do dia a dia de trabalho;
  • Certificados Digitais (não necessita impressão);
  • Centralização de dados e evidências para auditorias e fiscalizações.

Além disso, vale lembrar que plataformas on-line flexibilizam os horários de treinamento para os colaboradores e permitem que eles estudem sem sair de seus postos de trabalho, o que otimiza o tempo investido nas ações.

Como treinar minha equipe SST usando as tecnologias educacionais

Para treinar sua equipe de Saúde e Segurança do Trabalho utilizando as tecnologias educacionais, é importante ficar atento na contratação de uma empresa com projeto pedagógico que respeite e atue em conformidade com as Normas Regulamentadoras.

E o Sistema Escudo é especialista em educação aplicada à SST, e possui ferramentas desenvolvidas pensando na tecnologia educacional, com foco na experiência de aprendizagem do aluno.

Por exemplo: o modelo híbrido (ou blended learning ou, ainda, semipresencial), tem como característica principal mesclar o modelo presencial e o digital, com toda a tecnologia possível. Inclusive já falamos sobre as 5 principais vantagens de aplicar o modelo híbrido de ensino em treinamentos corporativos aqui no blog.

Além disso, com os treinamentos do Portal Escudo, que priorizam as tecnologias educacionais, é possível:

  • aumentar o engajamento dos alunos
  • flexibilizar horários, turmas e conteúdo
  • facilitar a emissão de certificados

Com a tecnologia dos treinamentos digitais também é possível usufruir de diversos recursos audiovisuais como fotos, vídeos, interatividade e até mesmo gameficação. Além disso, os recursos educacionais do Sistema Escudo possuem projeto pedagógico e respeitam as características do aluno para que o Prestador de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho atue em conformidade com as NRs.

As tecnologias educacionais SST do Sistema Escudo são ideais para prestadores de serviço fazerem mais, com menos. Então melhore sua gestão de treinamentos e ganhe produtividade automatizando tarefas repetitivas. Acesse e fale com um especialista: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.