fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Quais são os tipos de ergonomia presentes no ambiente de trabalho?

Os tipos de ergonomia estão diretamente ligados a redução de acidentes de trabalho. Afinal de contas, seu principal objetivo é reduzir ao máximo a chance de prejudicar a saúde e a vida dos trabalhadores.

Receba os conteúdos no seu e-mail

É impossível falar de saúde e bem-estar sem citarmos os tipos de ergonomia. Afinal, estão diretamente ligados aos cuidados do nosso corpo, mente e inclusive ao ambiente organizacional. É por isso que existe uma NR que fala diretamente sobre esse assunto, a Norma Regulamentadora 17. 

 

Leia mais:  

  

Em resumo, a NR 17 estabelece os parâmetros de adaptação das condições do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Em outras palavras, define os requisitos mínimos para garantir o conforto, segurança, saúde e desempenho no ambiente ocupacional. Então, se você acreditava que ergonomia se referia apenas a postura correta para carregar materiais, você está enganado. 

Afinal, os tipos de ergonomia são bem mais amplos e visam garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. Dessa forma, as empresas que dão a devida atenção a este assunto diminuem o absenteísmo e outros fatores. Acompanhe este artigo e saiba como aplicar na sua empresa:   

Quais são os tipos de ergonomia 

A ergonomia se aplica a todas as situações de trabalho. E pode incluir aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais, as condições de conforto no ambiente ocupacional, bem como a própria organização do trabalho.  

Ou seja, envolve toda a interação do homem com as atividades do trabalho. Além disso, seu objetivo é reduzir riscos e preservar a saúde e segurança dos trabalhadores. 

É comum que, ao pensarmos nesse assunto, nos lembremos da postura correta para sentar-se em uma cadeira, por exemplo. No entanto, existem 3 tipos de ergonomia, e cada uma delas tem a sua importância. Acompanhe: 

1 – Ergonomia física 

Um dos tipos de ergonomia é a física. Nesse caso ela estuda os aspectos fisiológicos, anatômicos e biomecânicos. Então, não leva em consideração apenas a integridade da musculatura, articulações ou postura, por exemplo. Já que também busca soluções para erradicar e minimizar esses riscos relacionados às atividades ocupacionais.  

Um exemplo de ergonomia física: a empresa avalia se a cadeira usada pelo trabalhador o favorece para manter a postura correta.    

2 – Ergonomia cognitiva 

Já a ergonomia cognitiva estuda os aspectos mentais e sua influência na interação com outros fatores. Em outras palavras, se preocupa em não deixar o trabalhador sobrecarregado mentalmente evitando a exaustão e o estresse no trabalho, por exemplo.  

Outros exemplos de ergonomia cognitiva na prática são: promover treinamentos e palestras, dar voz ao trabalhador, cultuar um ambiente de trabalho saudável, assistência psicológica, etc. 

3 – Ergonomia organizacional   

Por último, mas não menos importante, a ergonomia organizacional. Nesse aspecto, estão envolvidos a cultura da empresa, seus processos e políticas. Bem como, a gestão de pessoas, de qualidade e organização da comunicação, por exemplo. 

Alguns exemplos de ergonomia organizacional: investimento em tecnologia e otimização de processos, alinhamento da visão, missão e valores da empresa, etc. 

Qual a importância dos tipos de ergonomia para sua empresa?   

Antes de mais nada, como você pôde ver no tópico anterior, os tipos de ergonomia estão diretamente ligados a redução de acidentes de trabalho. Afinal de contas, seu principal objetivo é reduzir ao máximo a chance de prejudicar a saúde e a vida dos trabalhadores. 

Além disso, a ergonomia independe se o seu trabalhador exerce as atividades sentado na frente de um computador ou no chão de fábrica, por exemplo. Em ambas as situações o desgaste físico, cognitivo e organizacional pode acontecer.  

Então, é importante dar a devida atenção a cada um dos tipos de ergonomia no trabalho. Confira a seguir 3 benefícios para a sua empresa: 

1 – Redução de absenteísmo   

Bom, conforme falamos no início desse texto, a ergonomia reduz os índices de absenteísmo nas organizações. Antes de mais nada, faltas e afastamentos podem acontecer em qualquer empresa e com qualquer funcionário. Porém, quando isso é decorrente do impacto do trabalho na saúde do colaborador, algo está errado.  

Então, dar atenção aos tipos de ergonomia evita esse tipo de problema a longo prazo, respeitando a saúde e bem-estar dos trabalhadores e evitando que se ausentem das suas atividades.   

2 – Aumento da satisfação do trabalhador 

A satisfação dos trabalhadores é importante pois garante o engajamento, dedicação e contribui para um ambiente de trabalho saudável. Quando as condições de trabalho estão adequadas, os colaboradores se sentem valorizados e satisfeitos. Contribuindo na produtividade, qualidade e resultados.   

3 – Cultura saudável   

Em terceiro lugar, ao contribuir para que as condições de trabalho sejam adequadas ao trabalhador, você também estará contribuindo na construção de uma cultura saudável. Afinal, quando tudo funciona dentro de uma empresa, ela tende a ter profissionais seguros, satisfeitos e engajados. Fortalecendo assim a cultura organizacional do negócio, bem como aumentando a competitividade.  

Como você trata os tipos de ergonomia na sua empresa? 

Bom, agora que você sabe que a ergonomia não é apenas a postura correta no ambiente de trabalho, me conta como você tem dado atenção às condições de trabalho dos seus profissionais? 

Você sabia que existem treinamentos específicos para cada um dos tipos de ergonomia no trabalho? Aqui na Escudo nós oferecemos as capacitações de:  

  • NR 17 – Ergonomia 
  • Ergonomia para operadores de Checkout; 
  • Levantamento e transporte manual de cargas; 
  • Trabalho em teleatendimento. 

Além disso, todos os treinamentos são em total conformidade com a NR 1, pois nos preocupamos com a segurança jurídica das empresas e a integridade física das pessoas. Nosso catálogo de cursos conta com tecnologias educacionais engajadoras e interativas, garantindo o máximo de qualidade na aprendizagem. Agende um horário com nossos especialistas e invista na proteção e segurança dos seus trabalhadores conforme os tipos de ergonomia do trabalho.  

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.