fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Seus clientes ignoram o treinamento de primeiros socorros? 

Ter uma equipe de SST preparada para aplicar primeiros socorros é essencial para minimizar os perigos em situações de risco na execução das atividades diárias da empresa.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Como você sabe, as normas regulamentadoras buscam garantir a saúde e a segurança dos profissionais. Por isso, ignorar qualquer capacitação não é bom para os negócios. Aumenta as chances de acidentes e doenças ocupacionais, o que resulta em afastamentos e também em multas, interdições e processos trabalhistas. Portanto, como um prestador de serviço SST é importante que você mantenha seus clientes bem informados sobre a necessidade do treinamento de primeiros socorros. 

Leia também: 

 

Isso porque pequenas situações cotidianas podem resultar em acidentes potencialmente fatais. Dessa forma, uma intoxicação, queimadura, corte ou até mesmo um simples engasgo representam grande risco caso a assistência prestada logo após o ocorrido seja insuficiente ou ineficaz. Dessa forma, garantir que os profissionais estejam capacitados para prestarem os primeiros socorros até a chegada dos médicos socorristas é de extrema importância. 

Afinal de contas, é possível salvar a vida de um ser humano por meio de práticas corretas. Sendo assim, separamos nesse artigo as informações necessárias sobre a NR 7 e o treinamento de primeiros socorros, para que você possa garantir a capacitação correta para os seus clientes. 

Por que fazer o treinamento de primeiros socorros? 

Mesmo com os colaboradores bem capacitados para a execução de suas atividades, sabemos que acidentes ainda podem acontecer. Portanto, o treinamento de primeiros socorros se torna indispensável já que é uma medida a ser tomada imediatamente caso alguém apresente uma condição crítica que necessite de atendimento urgente.  

Essa medida busca estabilizar o quadro da vítima até que ela possa ser atendida pelos médicos socorristas. Eles, por sua vez, prestarão o atendimento especializado, encaminhando-a para o hospital. 

Assim, ter conhecimento sobre primeiros socorros pode salvar vidas, já que mesmo pequenos eventos podem colocar a vida em risco. Por isso, seu cliente e os colaboradores dele se beneficiam muito de um treinamento de primeiros socorros.  

Seu cliente precisa de treinamento de primeiros socorros?  

O ideal mesmo é que a vítima seja atendida o mais rápido possível por um médico, mas nem sempre isso é possível. Sendo assim, o treinamento de primeiros socorros se torna indispensável em empresas com ambientes de risco, como indústrias. 

Isso porque são locais onde acidentes podem acontecer a qualquer momento, mesmo com todos os cuidados. Assim, é fundamental possuir meios de impedir que um quadro de acidentes se agrave. 

No entanto, você não deve levar em consideração apenas ambientes de risco para oferecer treinamentos de primeiros socorros. Isso porque todo mundo está suscetível a outros problemas de saúde que não tenham, necessariamente, a ver com o trabalho. Por exemplo: é importante que os profissionais mantenham a calma e saibam como ajudar um colega desmaiado ou enfartado até a chegada do socorro especializado. Esse atendimento primário pode salvar a vida de alguém. 

NR 7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO)  

O treinamento de primeiros socorros está previsto na Norma Regulamentadora 7. Ela faz a regulamentação da obrigatoriedade anual desses cursos e prevê multa para qualquer empresa que negligencie a capacitação. Além disso, ela também deixa claro que é de responsabilidade do empregador: 

  • Elaborar e garantir a efetiva implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); 
  • Custear de forma totalmente gratuita para o colaborador todos os procedimentos relacionados ao PCMSO; 
  • Indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO (no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho em sua localidade). 

A Lei Lucas 

Em outubro de 2018, foi aprovada a chamada Lei Lucas. Segundo ela, o treinamento de primeiros socorros é obrigatório para os profissionais de escolas, sejam elas públicas ou privadas. Além disso, a certificação dos colaboradores deve ser exposta, estando o estabelecimento sujeito a multa caso não a atenda.  

Embora a lei em questão seja obrigatória apenas para locais de ensino, reforçamos que é crime não prestar socorro a alguém que não esteja em condições de recorrer a si próprio. Mais uma indicação de que é de interesse dos seus clientes executarem treinamentos de primeiros socorros com suas equipes. 

Treinando os colaboradores para os Primeiros Socorros 

Quando ocorre um acidente as pessoas ficam nervosas, entram em pânico e muitas vezes não sabem como agir. Essa é a função do treinamento de Primeiros Socorros, que tem o objetivo principal de instruir quais procedimentos devem ser seguidos diante de um acidente com vítimas. 

Portanto, a principal importância de se capacitar uma equipe de colaboradores para dar os devidos primeiros socorros, sem dúvida, é a tentativa de salvar mais vidas e/ou amenizar as consequências do acidente de trabalho. Além disso, também é de destacar que uma equipe treinada trabalha e desempenha tarefas críticas com mais segurança, mensurando constantemente os riscos ao seu redor. 

Sendo assim, é possível oferecer aos seus clientes treinamentos como o de APH – Primeiros Socorros do Sistema Escudo. Ele capacita para a realização de ações emergenciais em caso de acidentes industriais e domésticos. Além disso, é interativo e faz uso de simuladores para recriar uma experiência real em um ambiente seguro. Dessa forma, o profissional pode aprender com feedbacks imediatos e a segurança de uma ação virtual. 

Como te ajudamos com o treinamento de primeiros socorros 

Agora que já contamos tudo sobre os treinamentos de primeiros socorros, não vai deixar seus clientes na mão, né? Então ofereça os cursos obrigatórios por EaD e semipresenciais do Sistema Escudo. 

Nossa solução é a única do Brasil com mais de 70 treinamentos em SST a pronta entrega e em total conformidade com a NR 1. São três planos diferentes para que você encontre aquele que melhor se adequa ao seu modelo de negócios. Clique no banner abaixo e converse com um dos nossos especialistas agora mesmo: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.