A necessidade de treinamentos de NR não é nova. Afinal de contas, as primeiras normas regulamentadoras surgiram lá na década de 70, visando aumentar a segurança de trabalhadores em áreas e funções de risco. Assim, evitando acidentes e mortes no trabalho.
Leia também:
- Lista de treinamentos de segurança do trabalho que devem ser enviado ao eSocial
- História do Ensino a Distância em SST para quem tem pressa
- O que significa vender solução em SST?
- Vale a pena vender treinamentos de segurança do trabalho por EaD?
- Quais treinamentos de NR 17 posso oferecer ao meu cliente?
A maior novidade, no entanto, é a modalidade de ensino a distância para o treinamento de NR. Que, ainda hoje, deixa alguns profissionais da área de saúde e segurança do trabalho com um pé atrás. E nós entendemos, de verdade. Afinal, toda cautela é pouca quando falamos em segurança e em proteger os trabalhadores.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo que prestadores de serviço SST e consultorias da áreas precisam saber sobre treinamentos de NR por EaD. Dessa forma, podemos acabar com as suas dúvidas e receios e te ajudar a entregar uma solução de qualidade, criada para diminuir a burocracia, facilitar o dia a dia e otimizar a segurança dos trabalhadores.
O que são os treinamentos de NR?
As Normas Regulamentadoras, popularmente chamadas de NR, são disposições do Capítulo V (da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a lei nº 6.514, de 1977.
As primeiras NRs foram publicadas pela Portaria MTb nº3.214 de 1978. Elas surgiram com o intuito de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos relativos a saúde e segurança do trabalho. Atualmente, 24 das normas regulamentadoras exigem treinamentos.
Portanto, essas capacitações também são conhecidas como treinamentos:
- Normativos;
- Obrigatórios;
- de SST.
Sendo assim, os treinamentos de NR são aqueles que seguem as orientações de cada norma a respeito das regras de segurança para a execução de atividades especificas. Como, por exemplo, o trabalho em espaço confinado e trabalhos com sistemas elétricos de potência.
Por isso, atualmente o treinamento de NR pode ser feito de maneira presencial, semipresencial e EaD. No entanto, para que a modalidade EaD e semipresencial sejam aceitas, a capacitação precisa seguir as regras estabelecidas no Anexo II da NR 1.
Treinamentos de NR por EaD
Conforme mencionamos acima, para que treinamentos de NR semipresenciais e EaD sejam feitos legalmente – e evitem multas e passivos trabalhistas aos seus clientes – eles precisam seguir as diretrizes do Anexo II da NR 1, que no item 1.1 determina que ela irá:
“Estabelecer diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino a distância e semipresencial para as capacitações previstas nas NR, disciplinando tanto aspectos relativos à estruturação pedagógica, quanto exigências relacionadas às condições operacionais, tecnológicas e administrativas necessárias para uso desta modalidade de ensino.”
Dessa forma, podemos listar os seguintes pontos como exigências necessárias para a conformidade dos treinamentos obrigatórios com a NR 1:
- Ser executado dentro de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS);
- Registrar os logs (acessos) dos alunos;
- Oferecer notas com nível de satisfatório e insatisfatório para as avaliações finais dos treinamentos;
- Armazenar esses resultados por até 02 (dois) anos como prova de execução do treinamento;
- Promover a interação entre os alunos e os objetos de aprendizagem;
- Possuir um projeto pedagógico;
- Disponibilizar apoio de instrutores ao longo de todo o treinamento.
Para conhecer os itens mais detalhadamente e entender as obrigações dos prestadores de serviço, empregadoras e empregados, baixe o nosso kit de checklists da conformidade:
Como treinamentos de NR digitais ajudam meu cliente?
Me diz: que responsável por treinamento não gosta de economizar? E de otimizar o tempo de capacitação? E de engajar os alunos? Pois com treinamentos EaD, você consegue oferecer tudo isso e muito mais aos seus clientes, olha só:
- Reduzir em até 70% com os custos globais de treinamentos;
- Diminuir do tempo que o colaborador passa fora do posto de trabalho;
- Aumentar o engajamento do aluno com as atividades;
- Flexibilizar os horários para treinamentos;
- Parar de se preocupar com o tamanho das turmas;
- Garantir que o aluno aprenderá no próprio ritmo;
- Contar com apoio de especialistas durante todo o treinamento.
Além disso, treinamentos de NR a distância são excelentes para empresas com profissionais que trabalham embarcados (em plataformas petrolíferas, por exemplo) ou com trabalhadores em locais de difícil acesso. A flexibilização dos horários e na formação de turma é um trunfo, especialmente para quem precisa capacitar com qualidade, foco e rapidez.
Por fim, vale lembrar a experiência do próprio aluno, que é otimizada através de objetos interativos e altamente engajadores. Entenda mais sobre a experiência do aluno com treinamento de NR EaD nesse vídeo com o especialista Victor Costa.
Apoie com facilidade seus clientes nos treinamentos de NR
Então, agora que você já conhece o treinamento de NR por EaD, vai ficar esperando para oferecer essa facilidade ao seu cliente? Como mencionamos acima, desde a regulamentação da modalidade pela NR 1, muitos prestadores de serviço SST passaram a entregar os cursos por EaD.
Isso porque a modalidade facilita a capacitação para o prestador de serviço e seu cliente, além de automatizar várias atividades do dia a dia e estar repleta de ferramentas para aumentar o engajamento do aluno – o que, por sua vez, aumenta a retenção do conhecimento. E é esse conhecimento que vai aumentar a segurança do profissional em campo.
Com o Sistema Escudo, oferecer treinamento de NR por EaD é simples e prático. Isso porque a nossa solução é a primeira do Brasil em completa conformidade com a NR 1 e conta com o apoio de instrutores especialistas ao longo da jornada de aprendizagem. Então clique no banner e agende um dos horários disponíveis com um dos nossos especialistas: