fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Tendência 2022? Como posso oferecer treinamentos de NR por WhatsApp

Os últimos anos mudaram a forma como muitas empresas enxergam os treinamentos normativos, buscando formas de potencializar os aprendizados. No entanto, o quanto isso pode ser aplicado em capacitações normativas sem descumprir a lei?

Receba os conteúdos no seu e-mail

Que a educação digital explodiu nos últimos anos, todo mundo está ciente. No entanto, na busca por entregar capacitações cada vez mais práticas, eficazes e simples de acessar, é comum ver profissionais de T&D investindo em ferramentas mais familiares como, por exemplo, o WhatsApp. Mas será que é uma boa ideia para os treinamentos de NR? 

 

Leia também: 

 

Quando falamos em treinamentos corporativos, o ideal é sempre buscar por ferramentas com as quais os alunos já estejam familiarizados. Isso porque esse conhecimento o torna mais prático e fácil de ser consumido. O que torna o WhatsApp ideal, uma vez que 93% dos brasileiros usam regularmente o aplicativo para se comunicarem pela internet. No entanto, é impossível pensar apenas por esse lado quando falamos de treinamentos de NR. 

Isso porque esses treinamentos, sejam EaD, semipresenciais ou presenciais precisam, sem exceção, seguir as diretrizes da NR 1 e de cada norma específica. Afinal de contas, existem pontos que precisam ser cobertos pelas capacitações e, antes de aderir a uma nova ferramenta, é necessário avaliar se ela está de acordo com as exigências. Continue lendo esse artigo para entender se o WhatsApp está de acordo com a legislação – ou não. 

Tendência: treinamentos por mobile 

Capacitar os colaboradores através de ferramentas que eles já conhecem traz diversos benefícios para as empresas. Além de contarem com ambientes que os alunos já estão acostumados e sabem usar, ainda existe o corte de gastos. Afinal de contas, não será necessário investir em uma plataforma dedicada aos treinamentos, uma vez que aplicativos como o WhatsApp estão disponíveis de forma gratuita. 

O mobile learning, modalidade de ensino que usa smartphones para capacitar, cresce cada vez mais por esse mesmo motivo: a familiaridade da pessoa usuária com seus recursos e formato. O que faz com que essa ferramenta seja tão popular entre os responsáveis pelas capacitações. 

E não é apenas o WhatsApp que tem se transformado em uma ferramenta para capacitação. Existem empresas que apostam em perfis privados no Instagram, por exemplo, para entregar pequenas doses diárias de aprendizagem aos seus funcionários. Tudo para potencializar a absorção do conhecimento. 

Porém, embora tudo pareça muito positivo e interessante, é importante lembrar que os treinamentos de NR possuem demandas específicas que não podem ser ignoradas. Assim, é possível sim desenvolver capacitações engajadoras e eficazes, para aparelhos mobile, sem necessariamente infringir a lei. 

Como desenvolver treinamentos de NR no WhatsApp? 

A realidade é que o WhatsApp (e mesmo o Instagram) não é uma ferramenta viável para treinamentos de NR EaD ou semipresenciais. Assim como a onda de cursos normativos por webconference, as capacitações através do aplicativo de mensagens não estão de acordo com a legislação. 

Como já falamos muitas vezes aqui no blog, um dos pontos mais importantes na hora de oferecer treinamentos EaD ou semipresenciais aos seus clientes, é garantir a conformidade com a NR 1. Isso porque estar em desacordo com a legislação coloca todos em risco, tanto em relação a segurança física como jurídica. 

Ignorar as exigências da NR 1 a respeito das capacitações obrigatórias coloca a organização em risco de receber multas e passivos trabalhistas, além de ter máquinas, setores e mesmo toda a empresa interditada em caso de fiscalização. 

Sendo assim, não recomendamos os treinamentos de NR através do WhatsApp. Embora pareça uma ferramenta simples e que só ajudaria, o aplicativo pode acabar fazendo mais mal do que bem aos seus clientes. Além de fazer com que a sua empresa pareça pouco profissional e em completo desconhecimento da lei. 

No entanto, vale lembrar que ainda é possível desenvolver treinamentos mobile para as capacitações normativos. Isso porque muitas LMS são mobile friendly. Além disso, a ideia desse modelo de aprendizagem é tornar os cursos mais dinâmicos, o que não só é permitido pelas NRs como encorajado. Afinal de contas, a interatividade otimiza a absorção do conhecimento. 

Exigências da Norma Regulamentadora 1 para treinamentos de NR 

Uma das exigências da Norma Regulamentadora 1 para os treinamentos normativos é que eles precisam acontecer dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso porque ele precisa ser executado em um local que permita o registro, por até 02 (dois) anos, de: 

  • Log de acessos dos alunos; 
  • Realização dos treinamentos; 
  • Resultados das avaliações. 

 Assim, já é possível compreender porque oferecer treinamentos de NR por WhatsApp não é viável, uma vez que o aplicativo não consegue fazer o armazenamento correto desses dados, conforme a exigência. 

 Além disso, a plataforma também precisa oferecer interação entre o aluno e o objeto de aprendizagem, um campo para tirar dúvidas com o tutor especialista, conceito de satisfatório e insatisfatório para as avaliações, ter o projeto pedagógico revisado a cada dois anos e muito mais. 

 Para saber exatamente quais as exigências da Norma Regulamentadora 1 para os treinamentos EaD e semipresenciais, recomendamos que baixe o nosso Kit da Conformidade, com as checklists para os treinamentos e o projeto pedagógico. 

Ofereça treinamentos de NR mobile em conformidade com a lei 

Mas não fique chateado por não poder oferecer treinamentos de NR por WhatsApp! Você ainda pode ajudar seus clientes a capacitarem através de uma ferramenta que funciona tão bem no mobile quanto no desktop: o Sistema Escudo. 

O Sistema Escudo é a primeira plataforma com foco em SST e em completa conformidade com a NR 1 do Brasil! Além de um catálogo com mais de 70 treinamentos normativos EaD e semipresenciais, oferecemos um sistema completo e prático para a gestão das capacitações – sejam elas digitais ou presenciais. 

Chega de ficar preso a modelos ultrapassados de treinamentos. Traga seus clientes para o futuro. Converse com um dos nossos especialistas e encontre o plano que melhor atende o seu negócio: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.