fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Quais os deveres e vantagens de vender treinamentos em segurança do trabalho por EaD?

Os treinamentos obrigatórios digitais foram regulamentados pela NR 1 em 2019, mas muitos prestadores de serviço SST ainda tem dúvidas sobre os seus benefícios.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Por mais que estejamos cansados de ouvir que o mercado mudou, isso também é um fato para quem trabalha com SST. Isso porque a busca por transformação digital nas empresas tem crescido e os especialistas afirmam que elas vão se tornar cada vez mais comuns. E dentro da nossa área os treinamentos de segurança do trabalho estão sendo cada vez mais buscados e executados por EaD.    

   

Leia mais:   

   

Desde que foi regulamentado pela NR 1 em 2019, os treinamentos de segurança do trabalho no modelo digital têm ganhado espaço nas empresas – e se tornando uma grande opção para prestadores de serviços em SST que buscam por novas oportunidades no mercado.   

Isso porque oferecer capacitações de SST de forma digital traz muitas vantagens para seu negócio. Entre elas, principalmente a escalabilidade, pois você estará melhor preparado para atender a demanda de seus clientes. E o melhor, tudo isso com menores custos de investimento. Quer saber como? Acompanhe:      

O que são treinamentos de segurança do trabalho?      

Antes de mais nada, você sabe responder à pergunta acima? Se você já trabalha na área provavelmente sim, mas se pretende começar a prestar serviços em SST agora, não tem problema. A resposta é simples: os treinamentos de segurança do trabalho são exigidos por lei para a execução de determinadas atividades. De modo geral, aquelas funções que envolvem riscos aos trabalhadores.    

Além disso, tanto empresas públicas quanto privadas precisam cumprir essas exigências. Ou seja, dependendo do segmento devem oferecer capacitações para que seus trabalhadores estejam aptos. Dessa forma, realizam suas atividades com maior responsabilidade e segurança.   

Como é o exemplo de: trabalho em altura, proteção contra incêndio, embarcação, eletricidade e entre outros. O objetivo da segurança do trabalho é garantir a saúde e proteção a vida dos trabalhadores. Sendo assim, as normas regulamentadoras exigem que determinadas áreas apliquem os treinamentos em SST.    

E apesar de ser uma obrigação legal, estar de acordo com essa exigência da legislação também leva vantagens aos seus clientes. Como por exemplo:   

  • Profissionais capacitados;   
  • Redução no número de acidentes;   
  • Maior produtividade;   
  • Menor afastamento por motivos de doença.  

Os treinamentos de segurança do trabalho são divididos em:  

  • Treinamento inicial: realizado antes do trabalhador iniciar suas funções ou conforme o prazo estabelecido para NR. 
  • Treinamento periódico: deve acontecer de acordo com a periodicidade exigida pela NR. E nos casos em que não é especificado, fica determinado pelo empregador. 
  • Treinamento eventual: acontece em três situações. Sendo a primeira quando houver mudança em processos do trabalho que impliquem em alteração dos riscos do trabalho. Deve ser realizado também ao ocorrer acidentes graves ou fatais. E por fim, após o retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 180 dias.     

 

Como funcionam os treinamentos de segurança do trabalho por EaD?     

Os treinamentos de segurança do trabalho por EaD estão de acordo com a lei desde 2019. A NR 1 é a responsável por regulamentar as capacitações, tanto no digital quanto no presencial. Dessa forma, ela estabelece uma série de diretrizes que devem ser seguidas para que seja possível treinar SST a distância.   

Já falamos por aqui dos requisitos para oferecer treinamento em segurança do trabalho por EaD, você pode conferir neste artigo. Por exemplo: as capacitações precisam ser oferecidas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde seja possível:   

  • Registrar logs (acessos) dos alunos – listar as vezes que o colaborar realiza login na plataforma;   
  • Oferecer interação entre o trabalhador e objetos de aprendizagem – ferramentas como simuladores ou vídeos interativos;   
  • Entregar avaliações com níveis de satisfatório ou insatisfatório – testar a absorção do conhecimento por parte do trabalhador;   
  • Arquivar os resultados das avaliações por até 2 (dois) anos.     

O que mais a NR 1 fala sobre treinamentos SST por EaD?   

A norma regulamentadora 1 em resumo apresenta as diretrizes e requisitos mínimos para a realização dos treinamentos de SST, inclusive por EaD. Ou seja, ao oferecer treinamentos de segurança do trabalho para as empresas clientes é importante estar de acordo com a NR 1.  

Além disso, todos os treinamentos oferecidos por EaD devem seguir as diretrizes específicas de cada NR para que sejam válidos. Em outras palavras, a própria NR 1 estabelece como deve ser o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para as capacitações digitais e também determina que cada treinamento siga as especificações da norma regulamentadora na qual é regido.   

Algumas NRs, por exemplo, exigem que os treinamentos sejam realizados de forma semipresencial. Nesse caso é permitido que a parte teórica seja feita de forma online enquanto atividades práticas sejam realizadas de maneira presencial.    

Em resumo, seguir a legislação é um dever de todos. Então, as empresas que apresentam riscos em suas atividades obrigatoriamente devem oferecer treinamento em segurança do trabalho aos seus colaboradores. Dessa forma, sempre que necessário você pode oferecer capacitações aos seus clientes. E desde que esteja em conformidade com a NR 1 pode ser no formato digital.    

Por fim, ao final do treinamento o trabalhador deve receber um certificado válido, que conste suas informações bem como o nome do treinamento realizado e dados do instrutor responsável para capacitação. Todos os outros detalhes do documento devem ser vistos diretamente na NR 1.      

As vantagens da transformação digital em SST     

A transformação digital nas empresas já é uma realidade há algum tempo. E vem sendo uma grande auxiliar para enfrentar desafios do contexto atual em que vivemos. Desse modo, em SST não é diferente, inclusive quando falamos em treinamentos de segurança do trabalho. Afinal de contas, a NR 1 regulamentou as capacitações de forma online, antes mesmo do início da pandemia, em 2019.  

Dessa forma, a transformação digital nos treinamentos de segurança do trabalho facilitou as rotinas de prestadores de serviços em SST e também a gestão das capacitações pelas empresas clientes. Acima de tudo, a tecnologia gera otimização de tempo e dinheiro, e quem não almeja isso?  

Com o auxílio da tecnologia é possível treinar equipes, controlar e coletar informações com mais facilidade, permite atualizações contínuas, e tudo isso a um clique de distância. Sendo assim, a transformação digital tem ajudado a tornar as empresas mais seguras evitando acidentes e garantindo eficiência de verdade.  

Além disso, os treinamentos de segurança do trabalho por EaD traz flexibilidade e torna menos burocrático o processo de matricular trabalhadores, manipular documentações e entre outras despesas. E nesse modelo o trabalho consegue estudar de qualquer lugar e de qualquer dispositivo desde que esteja conectado à internet.  

Em resumo, podemos afirmar que a área de segurança do trabalho também pode e deve se beneficiar da tecnologia. E muitos profissionais da área já estão cientes disso. Utilizando em seus processos IoT (Internet das Coisas), simuladores e drones, não só para treinamentos como também para analisar a qualidade das máquinas.      

O que dizem os especialistas em SST sobre o papel da tecnologia em segurança do trabalho?    

A tecnologia, sobretudo, vem para tornar as rotinas de SST mais ágeis e facilitar os processos. O mês de abril é marcado pelo Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho. Devido a isso é promovido o Abril Verde, que tem como objetivo incentivar diálogos e ações na conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.    

Em abril deste ano de 2022 o Sistema Escudo realizou uma live com três especialistas em SST, onde eles conversam e repassaram muitos conhecimentos sobre a situação atual do Brasil. Inclusive sobre o papel da tecnologia nas rotinas e treinamentos de segurança do trabalho.   

O especialista Mário Sobral Jr, afirma que a tecnologia em SST pode ser uma grande aliada principalmente para que o trabalhador foque no que realmente importa. Uma vez que o tempo é otimizado, e ele consegue fazer suas atividades de forma mais rápida.   

Entre nossos convidados, Roberto Roche também afirma que o digital em rotinas e treinamentos de segurança do trabalho só vem para somar. Bem como auxiliar na melhoria de qualidade das capacitações de SST.    

O especialista Nestor W. Neto conclui que a tecnologia é uma auxiliar em segurança do trabalho. Porém, não tira o papel do profissional de SST, ou seja, ainda é necessário um olhar humano e especializado.   

Quer saber mais? Assista o vídeo completo no Youtube:     

 

 

Afinal, vale a pena vender treinamentos de segurança do trabalho por EaD?     

Conforme mencionamos no começo do texto, estar em sincronia com o mercado significa atender as necessidades e demandas dos clientes. Sendo assim, ter um catálogo de treinamentos de segurança do trabalho por EaD só traz vantagens para os prestadores de serviço. Como por exemplo:   

 1 – Expansão do seu leque de serviços   

Vender treinamentos de segurança do trabalho por EaD é uma forma de expandir seu catálogo de serviços de maneira que você consiga conquistar novos clientes e oferecer novidades para quem você já presta serviços.   

Assim, ao oferecer atualizações e adições constantes em um catálogo, passa aos seus clientes a ideia de que se importa com o desempenho deles além de ajudá-los a lidar com demandas que surgem ao longo do caminho. Um ponto crucial para a fidelização de clientes.       

2 – Permite concorrer de igual com grandes empresas      

Aposto que você já perdeu clientes para empresas maiores, né? Afinal de contas, a ideia de expandir catálogo e levar novidades constantes aos clientes parece algo que apenas grandes negócios conseguem fazer.   

Porém é necessário quebrar essa ideia. Pois quando você investe em soluções como o Sistema Escudo, que entrega um catálogo com mais de 70 treinamentos de segurança do trabalho e constantes atualizações, você consegue competir com grandes empresas. E podemos afirmar que investindo menos que eles investem.    

3 – Possibilita entrar na corrida por grandes contas      

Expandir o seu catálogo para a área de treinamentos de segurança do trabalho EaD também possibilita que a sua empresa entre na corrida por grandes contas, sem deixar nada a desejar. Afinal, com um LMS você oferece não só um catálogo de cursos à distância, mas também a possibilidade de digitalizar grande parte da rotina diária com SST.   

Por exemplo, temos parceiros de porte pequeno que graças ao Sistema Escudo atendem contas como o Facebook e a Eletrolux. Oferecendo um trabalho tão bom – ou até melhor – do que grandes empresas do mercado de SST.   

Custo-benefício de revender treinamentos de segurança do trabalho de prateleira   

Antes de nos alongarmos por aqui, vale lembrar que produzir treinamentos de segurança do trabalho para EaD, do zero, não é barato. É preciso uma série de cuidados para atender a NR 1 e alguns deles exigem gastos elevados. Por exemplo: a exigência de interação entre os alunos e objetos de aprendizagem, que pede pelo uso de tecnologias mais custosas.   

Então, começar a sua plataforma e criar cursos do zero significa um grande investimento – que a maioria dos prestadores de serviço SST não está pronto para fazer.   

Por isso, a solução mais indicada nesses casos é o uso de treinamentos de prateleira. Ou seja: em vez de criar os seus treinamentos do zero, revender os cursos de empresas estabelecidas, que já trabalham com isso há anos e conseguem cumprir 100% da NR 1 – um ponto de atenção necessário, já que você não quer causar multas ou interdições aos seus clientes, certo?   

Sendo assim, ao revender os treinamentos de uma empresa terceira, você consegue:   

  • Oferecer tecnologias de ponta aos seus clientes, pagando uma pequena fração do custo real delas;   
  • Entregar um catálogo grande e em expansão constante, sem pagar nada mais por isso;   
  • Garantir treinamentos sempre atualizados, sem qualquer custo adicional;   
  • Terceirizar o atendimento ao aluno e a contratação de instrutores, isento de custo, e muito mais.   

A empresa que desenvolve os treinamentos os vende em larga escala, diluindo os altos custos de produção, e permitindo que você os adquira e faça a revenda por preços bem abaixo do investimento inicial. O que também permite uma margem de lucro maior aos prestadores de serviços SST.   

Apesar de não serem exclusivos da sua empresa, os treinamentos de prateleira são uma forma rápida e barata de expandir seu catálogo. Além de uma solução prática para aumentar a competitividade de mercado do seu negócio.   

Por que treinamentos de segurança do trabalho por EaD são tendências?      

Certamente enquanto você lê esse artigo te surgem ideias de vantagens sobre os treinamentos de segurança do trabalho por EaD, né?  

Em primeiro lugar, sim é possível treinar em SST de forma online. Porém, conforme viemos falando existem regras estabelecidas pela NR 1 para que eles sejam oferecidos de acordo com a lei. Ou seja, treinar através de, por exemplo: WhatsApp, Webconferência, Zoom ou Microsoft Teams oferece riscos as suas empresas clientes. Podendo gerar multas, passivos trabalhistas e até interdições do local.   

Então, os treinamentos de segurança do trabalho devem ser realizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio para a capacitação. E dentro dele deve constar todo o material necessário para que o trabalhador aprenda de forma apropriada.    

Conheça alguns motivos para treinamentos de segurança do trabalho EaD serem uma tendência:   

1 – Os trabalhadores se sentem mais engajados      

Sim, os trabalhadores podem se sentir engajados mesmo realizando o treinamento de segurança do trabalho através da tela do computador, celular ou tablet, por exemplo. Porém, para que isso seja possível é fundamental que essas capacitações sejam dinâmicas.    

Afinal de contas, não é uma novidade que prestamos cada vez menos atenção e inclusive um dos fatores para que isso aconteça é a própria transformação digital. Nos vemos rodeados de informações o tempo todo. Por isso, é necessário apostar em treinamentos que tenham o foco em engajar. De que forma?   

Antes de mais nada, se você ainda não teve contato com treinamentos de segurança do trabalho por EaD e imagina que eles são realizados pela leitura de um PDF ou slides de Power Point, saiba que está enganado, pois vai muito além disso.   

Como a própria NR 1 diz, é necessário que o trabalhador tenha interação com os objetos de aprendizagem. E o que são? Em resumo, é um recurso educacional. Como por exemplo:   

  • Simuladores;   
  • Vídeos;   
  • Fóruns de discussão e entre outros.   

De modo geral, os objetos de aprendizagem não só geram engajamento no trabalhador, como também transforma a experiência e facilita a absorção de conhecimento.       

2 – Redução de custos      

Empresas independente do porte pequeno ou grande podem implantar treinamentos de segurança do trabalho por EaD. Oferecer capacitações nesse modelo torna o processo bem mais barato. Isso porque você, prestador de serviços, não precisa necessariamente ter um ambiente físico como sala de aulas para os trabalhadores. Além de desburocratizar a contratação de instrutores e diversos outros fatores.    

Além disso, como é o caso do Sistema Escudo, o catálogo de treinamentos de segurança do trabalho é constantemente atualizado e você não paga nada a mais por isso. Outro ponto importante se diz respeito a possibilidade de atender mais de uma localidade, e com um sistema automatizado você não precisa aumentar sua equipe para conseguir atender a demanda.       

3 – Flexibilidade  

Como já falamos, os treinamentos de segurança do trabalho na modalidade EaD permite que o trabalhador acesse a plataforma de qualquer dispositivo desde que tenha acesso a internet. Além disso, permite que ele aprenda em seu próprio ritmo. Pois o sistema normalmente permite que o colaborador pare em uma determinada tarefa e continue dias depois de onde parou, por exemplo.   

A flexibilidade é um fator muito importante pois imagine a dor de cabeça que é organizar um treinamento para trabalhadores off-shore, por exemplo. Além disso, conciliar os horários de instrutores com o dos trabalhadores, deslocar o profissional de SST até um local isolado e muitas vezes de difícil acesso. São muitos fatores que geram grandes planejamentos e processos.    

Enquanto nos treinamentos de segurança do trabalho EaD é possível acessar de qualquer lugar, a qualquer momento.     

Conheça uma solução em SST 100% digital   

Agora que você já conhece os benefícios dos treinamentos de segurança do trabalho por EaD, está pronto para começar a revender? O Sistema Escudo é uma solução em SST 100% digital que, entre muitas funcionalidades, oferece um LMS com mais de 70 treinamentos em SST a pronta entrega.   

Além disso, nos preocupamos em levar as melhores tecnologias para transformar a experiência de aprendizagem dos trabalhadores. Assim como, entregamos uma solução completa, com os seguintes recursos:     

1 – Certificados automáticos e personalizáveis   

Após a finalização dos treinamentos e nota satisfatória os certificados são emitidos automaticamente. E uma grande vantagem para você é que dependendo do plano escolhido você pode personalizá-lo de acordo com a cara da marca de seu cliente.      

2 – Avaliações online   

Ao final de cada módulo o trabalhador deve realizar avaliações randômicas, com questões optativas. Ou seja, ao final da avaliação o sistema automaticamente atribui a nota.       

3 – Gestão dos treinamentos   

Não oferecemos apenas um catálogo robusto de treinamentos como também oferecemos uma ferramenta completa de gestão. O administrador da conta consegue acompanhar desde o desempenho dos alunos até a identificação do login do trabalhador.    

Dessa forma, consegue emitir relatórios personalizáveis com informações úteis de acordo com a necessidade do seu cliente.       

Sistema Escudo é líder em treinamentos de segurança do trabalho     

Além de todos os benefícios que nosso sistema oferece, somos a primeira Universidade Corporativa em SST do Brasil e a única em total conformidade com a NR 1.  

Ou seja, nos preocupamos com a sua segurança jurídica bem como a de seus clientes. Trabalhamos para oferecer as melhores experiências de aprendizagem, com métodos e metodologias que tem o objetivo de engajar e motivar os trabalhadores.   

Dessa forma, a absorção do conteúdo é feita com excelência e o trabalhador fica pronto para executar suas atividades com segurança.   

Pronto para entregar a melhor ferramenta do mercado para os seus clientes? Clique no banner abaixo e agende um horário com os nossos especialistas. 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.