fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

SST: o que é e como treinar por EaD

Do funcionamento de um LMS focado em SST até as formas de oferecê-lo aos seus clientes, aqui está tudo que você precisa saber antes de começar a trabalhar com treinamentos SST digitais.

Receba os conteúdos no seu e-mail

No Brasil as NRs passaram a existir a partir de 8 de junho de 1978. E hoje em dia contamos com 37 normas regulamentadoras. Muitas delas exigem treinamentos em SST para que os trabalhadores possam exercer suas atividades. E atualmente, não precisamos nos limitar a capacitações tradicionais dentro de uma sala de aula. Sabe por quê? 

  

Leia mais:   

  

A tecnologia mudou a aprendizagem de escolas e universidades de ensino superior. E atualmente é possível inovar e modernizar também os treinamentos obrigatórios em SST. E digo mais: em total conformidade com a Norma Regulamentadora 1, ou seja, de acordo com a legislação. 

Afinal de contas, você sabia que desde 2019 é possível treinar os trabalhadores na modalidade EaD e transformar a experiência de aprendizagem? Pois é, hoje vamos te contar tudo sobre essa solução digital e como você se beneficia ao vender treinamentos de forma online. Acompanhe: 

Já ouviu falar em treinamentos em SST na modalidade EaD?   

Antes de mais nada, se você nunca ouviu falar, já passou da hora de entender como funcionam os treinamentos em SST de forma digital. Afinal, aprovada em 2019, a Norma Regulamentadora 1 tem peso de lei e define alguns pontos essenciais sobre a legalização das capacitações obrigatórias na modalidade online. 

Em outras palavras, com sua última atualização a NR 1 regulamentou os treinamentos em SST na modalidade EaD. Então, desde que suas diretrizes sejam seguidas, as capacitações podem ser realizadas de forma online.  

Sendo assim, foi-se o tempo em que os cursos podiam ser oferecidos apenas de forma presencial. Através do modelo tradicional, dentro de uma sala de aula, em um ambiente físico, com instrutor técnico repassando conteúdo. 

Atualmente podemos oferecer capacitações de maneira a garantir que os trabalhadores realmente participem das ações de aprendizagem. Conquistando notas satisfatórias nas avaliações e seguindo as orientações específicas de cada NR. 

E isso traz muitas vantagens tanto para você, ao oferecer treinamentos em SST, quanto para os gestores ao acompanharem resultados das capacitações. Além disso, traz muita flexibilidade uma vez que podem ser realizados em diferentes dispositivos como: tablets e celulares. E vistos de qualquer lugar, desde que tenha acesso a internet. 

Saiba mais: Treinamentos de NR por EaD: o que o prestador de serviço SST precisa saber sobre eles? 

Quais os requisitos mínimos para treinamentos em SST por EaD, segundo a NR 1? 

Antes de mais nada, é importante saber que os treinamentos em SST que solicitam a parte prática como obrigatória, devem ser realizados na modalidade semipresencial. 

Conforme falamos, a NR 1 é responsável pela regulamentação das capacitações obrigatórias na modalidade online. Então, em seu Anexo II estão os requisitos mínimos para que esses treinamentos sejam feitos de acordo com a legislação. Confira alguns dos requisitos: 

Leia mais: NR 1: a norma regulamentadora responsável pelo EaD no SST 

1 – Projeto Pedagógico 

O projeto pedagógico é um documento que comprova que o treinamento está em conformidade com a lei. Nele consta a estruturação pedagógica, que em resumo contêm:  

  • Objetivo da capacitação;  
  • Os princípios e os conceitos de SST;  
  • Estratégia pedagógica do treinamento; 
  • O responsável técnico;  
  • O conteúdo programático;  
  • Carga horária e etc.  

2 – Material Didático  

O material didático deve ser disponibilizado aos colaboradores como instrumento de apoio nas capacitações. Além disso, tais materiais podem ser disponibilizados de forma online, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  

3 – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)  

A NR 1 também estabelece que o treinamento em SST seja realizado de forma online dentro de um espaço virtual de aprendizagem. Que ofereça possibilidade de interações síncronas e assíncronas entre os colaboradores e instrutores. Além disso, dentro desse processo de aprendizado, as avaliações devem ser aplicadas para comprovar a obtenção de conhecimento pelo trabalhador. O que nos leva ao item 4.   

4- Avaliações devem comtemplar situações do dia a dia do trabalhador   

De nada adianta oferecer avaliações que não tenham a ver com as rotinas laborais do colaborador. Dessa forma ele não aprende o conteúdo na prática. Então o processo de avaliações deve comtemplar situações praticas para que ele possa tomar decisões, visando a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.  

5 – LOG   

Em seu Anexo II, a NR 1 também cita o registro de Log, isto é, o acesso ao sistema. Como por exemplo: log de acesso login, e logoff.   

Permitindo, assim, que os gestores possam acompanhar se o trabalhador está ou não comparecendo as aulas. 

Dessa forma, todos esses dados devem ser armazenados para acompanhamento de resultados, comprovação de que o treinamento foi feito e etc. Registrando também o histórico do aluno e de suas notas.  

6 – Arquivamento de registros  

Por fim, após o término do treinamento em SST as empresas devem registrar sua realização, mantendo o resultado das avaliações e informações de acesso dos trabalhadores. Esses registros devem ser mantidos armazenados pelo prazo mínimo de 2 anos após o término da validade da capacitação.    

Leia mais:  

Além disso, lembre-se de que todos os pontos previstos na norma regulamentadora devem ter sua devida atenção. Então, esse foi um breve resumo dos requisitos mínimos que a NR 1 estabelece para realização dos treinamentos em SST na modalidade online. Dessa forma, para evitar erros é necessário ler a norma na íntegra.  

Qual a diferença entre os treinamentos em SST na modalidade EaD, semipresencial e presencial? 

Conforme você viu, os treinamentos em SST podem ser oferecidos na modalidade online desde que estejam em conformidade com a NR 1. Em outras palavras, você pode oferecer uma solução digital de capacitação obrigatória de forma virtual, garantindo a segurança jurídica de suas empresas clientes. Evitando assim, multas, passivos trabalhistas e interdições do local.  

Mas você deve estar se perguntando, como funcionam os treinamentos EaD, uma vez é um formato totalmente diferente do modelo presencial? Confira as comparações:  

1 – Treinamentos obrigatórios presencial 

Na modalidade presencial, a empresa fica responsável por disponibilizar a sala de aula, bem como oferecer o material adequado e um instrutor qualificado. Geralmente nesse modelo o treinamento se dá com foco no instrutor que oferece o conteúdo exigido.  

Além disso, a empresa fica responsável por planejar os horários em que será realizado o treinamento. Conciliando com as atividades de rotina do trabalhador. Ou seja, o dispensando do trabalho para realização da capacitação.    

2 – Treinamentos semipresenciais   

Nesse modelo os treinamentos são feitos de forma híbrida. Isto é, os conteúdos teóricos são oferecidos no formato EaD através de uma plataforma digital. Enquanto a parte prática é realizada presencialmente, normalmente utilizando as máquinas e ferramentas do dia a dia do trabalhador.  

Além disso, algumas normas regulamentadoras exigem que seus treinamentos em SST tenham a parte prática. Sendo assim, apenas após sua realização a capacitação é validada.   

3 – Treinamentos EaD  

Já neste formato, os treinamentos em SST são realizadas de forma 100% digital. Através de uma plataforma de ensino e conforme as exigências da NR 1. Caso contrário você estará colocando a empresa em risco de passivos trabalhistas. Nessa modalidade é possível aplicar vários tipos de avaliações, bem como capacitações interativas que exigem ações do trabalhador para dar fim ao treinamento.   

Sendo assim, os treinamentos em SST realizados de forma online, trazem muitos benefícios. Não só para a empresa como também para os trabalhadores. Acompanhe para saber de que forma:  

Quais os benefícios dos treinamentos em SST na modalidade EaD  

Sabemos que hoje em dia é possível fazer muito com o uso de tecnologias. Dentro do ensino de aprendizagem não é diferente. E atualmente, os treinamentos exigidos por lei também podem se beneficiar com formatos digitais, graças a regulamentação da NR 1.  

É possível inovar e levar conteúdos de qualidade para as pessoas. Deixando que os treinamentos se tornem mais engajadores, como consequência tornando o conteúdo e o aprendizado melhor aproveitado.  

São muitas as vantagens que o ensino EaD traz para a área de treinamentos obrigatórios. Confira algumas das que separamos:    

1 – Redução de custos com treinamentos   

Partindo do princípio de que os treinamentos em SST só podiam ser realizados presencialmente, sabemos que a dor de cabeça era bem maior. Já na modalidade digital você tem o benefício da escalabilidade. Uma vez que, você pode atender mais clientes com uma solução online. Sabemos que na modalidade presencial o custo do treinamento fica elevado pois você precisa se preocupar com, por exemplo: 

  • Aluguel do local; 
  • Encontrar o instrutor especializado; 
  • Logística com o deslocamento do instrutor; 
  • Material didático impresso e etc. 

Além disso, tem o risco de a turma não fechar pela quantidade mínima de alunos. E o modelo digital possibilita criação de turmas com quantos trabalhadores você quiser. E tudo isso possibilitando a você uma redução de custos globais de até 90%. 

Leia mais: Tecnologias para treinar SST a distância 

2 – Aprendizado com feedback imediato dentro de um ambiente seguro  

Os treinamentos em SST na modalidade online podem oferecer um feedback imediato. Ou seja, o trabalhador aprende com os próprios erros. Além disso, entende onde errou e o que precisa ser feito para melhorar.   

No formato digital o trabalhador pode errar sem colocar a sua vida, a de outras pessoas, bem como o local de trabalho, em risco. Afinal de contas, treina e aprende dentro de um ambiente seguro, o virtual.  

3 – Avaliações   

Se engana quem pensa que os resultados dos treinamentos online não são mensuráveis. Pois conforme exigência da NR 1, é necessário que o trabalhador passe por avaliações e atinja notas satisfatórias para conseguir aprovação. Dessa forma, todos os registros das provas ficam armazenados. E nos casos em que a empresa opta por planos que incluem relatórios personalizáveis, é possível gerá-los de forma que os dados sirvam para tomada de decisões.   

4 – Maior flexibilidade  

Sabemos que além da demanda de custos, a logística de um treinamento presencial geralmente é difícil. Isso porque é necessário conciliar a agenda dos trabalhadores com a dos instrutores. E nos casos em que o serviço é realizado em áreas de difícil acesso, como no exemplo de embarcações, essa tarefa se torna ainda mais complicada.  

Já os treinamentos online são altamente flexíveis. Uma vez que são realizados dentro da plataforma digital, em horários que o trabalhador achar mais conveniente, ou nos horários definidos pelo RH. De forma online também é possível criar turmas conforme a necessidade. Podendo variar de 2 a 200 alunos, por exemplo.  

O que acaba flexibilizando também o início imediato do curso assim que o cliente realizar a matrícula. Além disso, o aluno aprende em seu próprio ritmo, podendo iniciar o curso e continuá-lo de onde parou em outro momento.  

5 – Certificados digitais   

Com o uso de uma plataforma digital, suas empresas clientes não precisam se preocupar com a impressão de certificados. Além disso, algumas dessas soluções em treinamento SST possuem lembretes que avisam quando um documento está perto de expirar ou se já venceu. E os certificados são emitidos automaticamente após o fim do treinamento.  

6 – Relatórios 

Uma grande vantagem para os gestores de suas empresas clientes é a possibilidade de gerar relatórios na plataforma digital. Com eles os líderes podem ter uma visão de todo o treinamento. 

Além de acompanhar os números de matrículas, usuários, acessos e etc. O que se torna um grande benefício e diferencial, uma vez que é necessário acompanhar os resultados das capacitações. 

E as vantagens para você ao revender treinamentos em SST de forma online com o Sistema Escudo?  

Sabemos que as vantagens para as suas empresas clientes também são benéficas para você ao revender os treinamentos. Afinal de contas, você se torna um diferencial competitivo e inovador dentro do mercado de trabalho.  

Então, listamos 2 vantagens exclusivas para você revendedor ao oferecer treinamentos em SST na modalidade EaD e semipresencial do Sistema Escudo. Confira:   

1 – Oferecer capacitações inovadoras com tecnologia de ponta  

Conforme falamos, oferecer uma solução em treinamentos de forma online, gera um valor competitivo dentro do mercado de trabalho. Com os treinamentos EaD e semipresenciais, é possível fazer uso de simuladores, jogos corporativos, realidade aumentada e realidade virtual. Tecnologias que estão crescendo cada vez mais no mercado e permitem experiências de aprendizado mais imersivas e efetivas aos alunos.  

E quando você junta inovação as tecnologias que o mercado tem buscado, aliado a um excelente custo-benefício, acabasse tornando um diferencial competitivo para seus clientes.  

2 – Expansão do seu leque de serviços com catálogo robusto e em constante evolução   

Ao vender treinamentos obrigatórios na modalidade EaD você expande seu serviço, podendo conquistar novos clientes e oferecer uma novidade para quem já é seu cliente. Além disso, nesse formato é possível atender várias regiões do país, e não se prender apenas a uma localidade.  

Além disso, os catálogos de treinamentos são constantemente atualizados contribuindo com a fidelização de seus clientes. E outro ponto importante é que você não paga nada a mais pela atualização dos treinamentos dentro da plataforma digital.  

Primeiros passos para oferecer treinamentos SST digitais   

Agora que você já entende os aspectos legais de ofertar treinamentos SST digitais para os seus clientes, separamos 3 itens essenciais para que você possa começar esse trabalho!  

1 – Encontrar o LMS correto  

Como você viu nos tópicos acima, não dá para escolher qualquer LMS para disponibilizar seus treinamentos SST digitais. Esse ambiente virtual precisa fazer o registro dos logs dos alunos, ou seja, cada participante precisará de um login e senha únicos. A plataforma também deverá manter registro das notas de cada aluno e da execução do treinamento.  

Além disso, o LMS precisa oferecer um local para que o aluno possa tirar dúvidas com o Instrutor, como um chat ou fórum, que fique ativo durante toda a duração da ação de aprendizagem. Os treinamentos também precisam oferecer interação entre o aluno e os objetos de aprendizagem. Por fim, a plataforma deve ter os projetos pedagógicos de cada curso disponíveis e de fácil acesso, para casos de inspeção. 

O que significa que você não pode oferecer treinamentos normativos EaD através de qualquer plataforma. O seu LMS/AVA precisa ser capaz de fazer tudo que citamos acima, o que acaba descartando algumas plataformas que se popularizaram durante a pandemia, como WhatsApp, Zoom e Meet.  

2 – Possuir uma plataforma digital    

Quando falamos em plataforma digital, estamos falando em um site ou redes sociais por onde você possa redirecionar para sua plataforma LMS. Aqui no Sistema Escudo sempre recomendamos que nossos parceiros tenham o link para a plataforma em local de fácil acesso para seus clientes e prospecções. Assim, eles podem ficar por dentro dos cursos disponíveis, das condições de pagamento, descrições, etc.  

Essa etapa é importante especialmente para a parte de venda e prospecção, uma vez que seus potenciais clientes não podem comprar um serviço que não sabem que você oferece. É importante que eles tenham acesso a todas as informações, desde os preços até os tópicos e ferramentas disponíveis em cada uma das ações de treinamento – que costumam estar disponíveis no ambiente virtual.   

3 – Disponibilizar um administrador    

Antes de implantar a sua plataforma, é essencial que você tenha definido quem será o responsável por ela. Pode ser tanto você quanto um colaborador. Mas essa pessoa será a responsável por gerenciar a plataforma e acompanhar os clientes em suas jornadas de aprendizagem. Caso você opte por terceirizar a plataforma, esse administrador será o ponto de contato da empresa terceira com a sua, no que diz respeito a interação com os treinamentos.  

O que você não precisa para oferecer treinamentos SST digitais  

Sabemos que a NR 1 deve ser seguida para oferecer treinamentos obrigatórios de acordo com a legislação. Sendo assim, tão importante quanto entender o que você precisa para dar os primeiros passos em direção aos treinamentos SST digitais, é saber o que você não precisa. Afinal de contas, não queremos ninguém pensando “esse negócio de EaD não é pra mim”, porque ele é sim!    

1 – Seus próprios treinamentos   

Exato! Se você quer investir em treinamentos SST digitais para os seus clientes, não precisa ter cursos próprios. Isso porque os valores para produzir as suas ações de aprendizagem normativas podem ficar bem altos.  

Por isso recomenda-se investir na terceirização. Por exemplo, aqui no Sistema Escudo nós somos especialistas em saúde e segurança do trabalho e ensino a distância. Nós criamos os treinamentos obrigatórios, arcando com todos os custos de seu desenvolvimento – desde a criação do roteiro em concordância com as NRs específicas até a distribuição na plataforma – de forma que você possa se ocupar apenas com a venda.  

O uso dos chamados “cursos de prateleira” é comum na área de treinamento e desenvolvimento, já que, como os cursos já estão prontos, podem ser revendidos para mais de uma pessoa, diluindo o custo para o parceiro. Você pode ler mais sobre essas vantagens nesse artigo aqui.  

2 – Formação específica  

Não, você não leu errado. Não é obrigatório que você seja técnico ou engenheiro de saúde e segurança do trabalho para oferecer treinamentos SST digitais. Na verdade, não é necessária nenhuma formação específica, uma vez que você não é o responsável técnico pelos treinamentos. Portanto, o conhecimento sobre a área pode ser interessante para os seus argumentos de venda, mas não são obrigatórios para que você passe a oferecê-los.   

3 – Uma empresa grande  

Isso aí: não é preciso ser uma empresa grande para oferecer treinamentos SST digitais. Aliás, muito pelo contrário: os cursos EaD ajudam pequenos e médios negócios a se igualarem, competitivamente falando, as grandes organizações.  

Assim, é possível competir de forma mais justa em orçamentos para grandes empresas – como fez o nosso parceiro, Osmar Farias, da Vita SMS, que atende as necessidades de SST do Facebook e Electrolux.  

Veja mais nesse vídeo: Como fidelizar clientes em SST durante a crise? com Osmar Farias  

Entregue inovação aos seus clientes    

Como nós falamos por aqui no Sistema Escudo, se você ainda não trabalha com treinamentos em SST online, você está perdendo dinheiro, ponto. Afinal de contas, a tecnologia já transformou a realidade de muitos nichos no mercado. E no mundo de saúde e segurança do trabalho não é diferente.  

Ao não investir em transformação digital, você está perdendo clientes, tempo e dinheiro. Além disso, é possível vender treinamentos obrigatórios na modalidade online em total conformidade com a NR 1. Dessa forma, você se preocupa não só com a sua segurança jurídica como também com a de seus clientes.  

Agora que você sabe tudo sobre treinamentos em SST digital, está pronto para oferecer vender os cursos obrigatórios. Então não vai ficar aí parado, né? Entregue inovação aos seus clientes com o Sistema Escudo, a primeira plataforma brasileira com foco em saúde e segurança do trabalho e que trabalha em total conformidade com a legislação.   

Com o nosso sistema você garante um catálogo com mais de 70 cursos, todos interativos. Além disso, contamos com instrutor especializado para tirar dúvidas, simuladores e materiais de apoio. Tudo pensado para levar a melhor experiência de aprendizagem aos trabalhadores. Além de uma plataforma que auxilia no gerenciamento de treinamentos EaD, semipresenciais e presenciais.   

Preencha o formulário abaixo e agende um horário para conversar com o nosso especialista: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.