fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Conheça os requisitos exigidos por lei para os treinamentos SST EAD

Diferentemente de outros cursos corporativos, os treinamentos obrigatórios precisam seguir as orientações da NR 1 para atuarem dentro da lei.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Já pensou em oferecer um curso de baixo custo, ótimo resultado e que ainda cumpre com todos os requisitos previstos no Anexo II da nova NR 01? Então esse artigo é para você. O treinamento SST EaD surgiu em 2018 com a NT 54 e trouxe a possibilidade de capacitação em um novo formato. 

 

Leia também: 

 

O momento delicado em que a pandemia nos colocou exige ainda mais cuidado por parte dos trabalhadores e das empresas. Sendo assim, os treinamentos em SST não podem parar. Isso porque manter uma equipe bem capacitada, segura e apta para lidar com questões hostis e incidentes de trabalho é vital para o bom andamento das atividades dos seus clientes. 

Ainda tem dúvidas sobre a modalidade de ensino a distância para a área de saúde e segurança do trabalho? Sem problemas! Acompanhe esse artigo para entender a melhor forma de entregar um treinamento SST EaD para o seu cliente. 👇 

O que diz o Anexo II da nova NR 1 sobre os treinamentos SST EaD 

O Anexo II da nova NR 1 estabelece as diretrizes e requisitos mínimos para o uso da modalidade de ensino a distância e semipresencial para as capacitações previstas nas NRs. Ou seja, ele instrui tanto sobre a estruturação pedagógica, quanto as exigências relacionadas às condições operacionais, tecnológicas e administrativas necessárias para uso do EaD. 

Portanto, vamos conhecer aqui todos os detalhes dos requisitos exigidos por lei para os treinamentos a distância e semipresencial na área de SST. Listamos abaixo algumas condições, de acordo com o Anexo II da nova NR 1.  

Os 5 requisitos exigidos por lei para os treinamentos SST EAD 

Não basta oferecer um treinamento SST EaD de qualquer jeito para o seu cliente. É necessário que ele esteja de acordo as normas previstas por lei. Essa, muitas vezes, é uma preocupação pouco avaliada. No entanto, é a mais importante, uma vez que o não cumprimento do Anexo II da NR 1 pode resultar em multas para o seu cliente. 

Sendo assim, separamos os requisitos exigidos por lei de acordo com as responsabilidades de cada um envolvido no processo: 

1 – Requisitos para o empregador 

De acordo com a NR 1, o empregador que optar pelo treinamento por meio das modalidades EaD ou semipresencial, poderá desenvolver toda a capacitação ou contratar empresa ou instituição especializada que a oferte. No entanto, para fazer a contratação, elas devem seguir o que diz o Anexo II da norma, conforme abordaremos nos itens 3, 4 e 5. 

Além disso, caso o empregador opte pela contratação de serviços de empresa ou instituição especializada, deve constar no contrato a obrigatoriedade pelo prestador de serviço do atendimento aos requisitos previstos no Anexo II da NR 1 e nos itens relativos à capacitação previstos nas NRs. 

O empregador também deve manter o projeto pedagógico disponível para a inspeção do trabalho, para a representação sindical da categoria no estabelecimento e para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. 

2 – Requisitos para a empresa fornecedora da capacitação 

Nesse caso, a empresa ou instituição especializada que oferta as capacitações previstas nas NRs por EaD e semipresencial deve atender aos requisitos constantes no Anexo II da NR 1 para que seus certificados sejam considerados válidos. 

Essas capacitações também devem ser estruturadas com, no mínimo, a duração definida para os respectivos treinamentos na modalidade presencial. Além disso, a elaboração do conteúdo programático deve abranger os tópicos de aprendizagem requeridos. Bem como respeitar a carga horária estabelecida para todos os conteúdos. 

Já no que diz respeito as atividades práticas obrigatórias, elas devem respeitar as orientações previstas nas NRs e estar descritas no Projeto Pedagógico do curso. Além disso, a empresa ou instituição especializada deve disponibilizar aos contratantes o projeto pedagógico. 

3 – Requisitos da estruturação pedagógica 

Como mencionado acima, sempre que a modalidade EaD ou semipresencial for utilizada, será obrigatória a elaboração de Projeto Pedagógico. Portanto, para cumprir a lei ele deve possuir: 

  1. Objetivo geral da capacitação; 
  2. Princípios e conceitos para a proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores, definidos nas NRs; 
  3. Estratégia pedagógica da capacitação, incluindo abordagem quanto à parte teórica e prática, quando houver; 
  4. Indicação do responsável técnico pela capacitação; 
  5. Relação de instrutores, quando aplicável; 
  6. Infraestrutura operacional de apoio e controle; 
  7. Conteúdo programático teórico e prático, quando houver; 
  8. Objetivo de cada módulo; 
  9. Carga horária; 
  10. Estimativa de tempo mínimo de dedicação diária ao curso; 
  11. Prazo máximo para conclusão da capacitação; 
  12. Público-alvo; 
  13. Material didático; 
  14. Instrumentos para potencialização do aprendizado; e 
  15. Avaliação de aprendizagem. 

Dessa maneira, vale lembrar que o Projeto Pedagógico do curso deverá ser validado a cada 2 (dois) anos ou quando houver mudança na NR, procedendo a sua revisão, caso necessário. 

4 – Os requisitos operacionais e administrativos 

Na parte operacional e administrativa, devem ser disponibilizados aos trabalhadores todo o material didático necessário para participar da capacitação, conforme item 3.1 do Anexo II da NR 1. Além disso: 

  • Devem ser disponibilizados recursos e ambiente que favoreça a concentração e a absorção do conhecimento pelo aluno, para a realização do treinamento. 
  • O período de realização do curso deve ser exclusivamente utilizado para tal fim, evitando que o profissional exerça suas atividades diárias ao mesmo tempo. 
  • Deve ser mantido canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas durante todo o período de realização do treinamento. 
  • A aprendizagem deve ser verificada de acordo com a estratégia pedagógica adotada para o treinamento. 
  • A avaliação de aprendizagem deve seguir um conceito de satisfatório e insatisfatório. 
  • Quando presencial, a avaliação de aprendizagem deve obter registro da assinatura do aluno.  
  • Já a virtual, deve exigir a identificação através do login e senha do aluno. Ainda quando a avaliação de aprendizagem online, devem ser preservadas condições de rastreabilidade que garantam a confiabilidade do processo.  

Ou seja, o processo de avaliação da aprendizagem deve contemplar situações práticas que representem a rotina laboral do trabalhador. Assim, será possível tomar decisões visando a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Após o fim do curso, as empresas devem registrar sua realização, mantendo o resultado das avaliações de aprendizagem e informações sobre acesso dos alunos (logs). E sobre o histórico do registro de acesso dos alunos, ele deve ser mantido pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos após o término da validade do curso. 

5 – Os requisitos tecnológicos 

Por fim, somente serão válidas as capacitações realizadas na modalidade de ensino a distância ou semipresencial que sejam executadas em um Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA, também conhecido como LMS). Ele deve ser adequado à gestão, transmissão do conhecimento e à aprendizagem do conteúdo. 

Sua empresa está atenta aos requisitos exigidos por lei para os treinamentos SST EAD? 

Viu quantos critérios exigidos para um treinamento EaD na área de SST? É por isso que é muito importante focar nessas exigências na hora de orientar seus clientes. Pois o descumprimento das normas pode levar a multas e até mesmo interdições no ambiente laboral. Além disso, também pode colocar em risco a saúde e segurança dos colaboradores. 

O Sistema Escudo é fornecedor de uma solução digital que oferece um catálogo com mais de 70 treinamentos SST EaD. Além disso, um sistema de gestão para a área de saúde e segurança do trabalho bem robusto. 

Assim, nossos recursos educacionais possuem projeto pedagógico e respeitam as características do aluno. Além disso, somos a primeira e única solução de gestão de SST a trabalhar em completa conformidade com a Norma Regulamentadora 1. Preencha o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas agora mesmo. Não perca mais tempo, ofereça treinamentos digitais, práticos e de qualidade aos seus clientes! 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.