fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Mais de 20 mil empresas brasileiras podem perder suas certificações ISO 9001 e 14001

Receba os conteúdos no seu e-mail

As certificações ISO são assuntos recorrentes aqui no blog do Escudo. Mas dessa vez, a discussão que trazemos serve de alerta, pois as ISO 9001, relacionada à qualidade, e a 14001, ligada a gestão ambiental, estão prestes a expirar a validade. Ou seja, aproximadamente 95% das empresas do Brasil podem ficar sem essas certificações, pois se não fizerem a atualização, perderão a chancela de qualidade garantida pelas ISO por completo; um total de mais de 20 mil organizações.

Você sabe por que isso deve acontecer? O motivo é que essas certificações ISO eram da versão de 2008. Desta forma, ao completar 10 anos de uso – agora no mês de setembro – o documento deixa de valer. A versão mais recente em vigor é de 2015, portanto é preciso fazer a atualização para não perder o certificado de 9001 e 14001.

Atualização constante

A revisão das normas ISO é recorrente e necessária, uma vez que é preciso acompanhar as transformações legais do mercado do país e atualizar as certificações conforme essas mudanças. Quando essas atualizações ocorrem, as empresas já certificadas precisam entrar com processo de recertificação antes que o prazo de validade se encerre, como é o caso das ISO 9001 e 14001 do ano de 2008.

A versão atual, de 2015, tem como principal alteração em relação à norma ISO de 2008 a inclusão de metodologias que abordam a gestão de riscos, o que envolve qualidade dos produtos, redução de problemas financeiros, bem como redução de impactos ao meio ambiente.

Cenário brasileiro em relação as certificações ISO

De acordo com dados do portal Administradores, o Brasil já ocupou a 10ª colocação no mundo em número de certificações ISO, ficando em primeiro lugar entre os países da América Latina. Um dado expressivo, que colocava as nossas empresas num patamar de busca constante de qualidade e referência pelo que ofereciam e faziam. Ainda segundo o portal, a versão 2008 das ISO 9001 e 14001 certificaram mais de 23 mil empresas no país.

Se formos analisar os dados de cada ISO, o número fica ainda mais assustador: de 20.232 da ISO 9001 (2008), para 676 empresas (2015); de 2.978 da ISO 14001 (2008), para apenas 98 (2015). Se essas empresas deixarem de fazer a migração para a certificação ISO de 2015, o Brasil pode perder a sua expressividade internacional e se tornar o país com menos empresas certificadas da América Latina. Isso prejudica a competição com organizações estrangeiras e contribui para diminuir a participação no mercado exterior.

Benefícios das certificações ISO

Não é de hoje que se discute e se enfatiza os benefícios que as certificações ISO proporcionam às organizações. A primeira delas está direcionada à própria melhoria nos processos, afinal, se envolve a qualidade (9001) e o meio ambiente (14001), consequentemente afetam, positivamente, a atuação das empresas.

Outros benefícios e vantagens, são, principalmente:

  • Melhora na imagem da empresa diante da sociedade num geral, seja com clientes, público-alvo, concorrentes, parceiros e comunidade no geral. O fato de uma organização possuir uma certificação ISO é um importante tema a ser trabalhado pelos departamentos de marketing;
  • Redução de desperdícios, pois a certificação ISO contribui para uma gestão de inteligência, agilizando processos, evitando gastos desnecessários; contribuindo, assim, com redução também de custos;
  • Competitividade no mercado interno e externo, uma vez que grandes empresas costumam aceitar apenas fornecedores e parceiros que possuam certificação ISO.

Ter uma certificação ISO significa posicionar-se para o mercado como uma empresa responsável, que busca a melhoria contínua e está atenta aos resultados sócio-ambientais de seus produtos e de seu processo produtivo.

Além disso, as certificações ISO 9001 e 14001 possuem benefícios próprios.

ISO 9001:

  • Melhoria no desempenho dos negócios;
  • Credibilidade no mercado;
  • Redução de custos;
  • Colaboradores mais motivados;
  • Organização interna.

ISO 14001:

  • Melhora na eficiência;
  • Ampliação de oportunidade de negócios;
  • Melhora na gestão ambiental;
  • Cumprimento de obrigações legais;
  • Preparação para mudanças de cenário no mercado.

Como atualizar as certificações ISO

Diante dos benefícios apresentados acima, é fato que sai mais caro para a empresa deixar de obter as certificações ISO, pois perde essas oportunidades que aumentam a sua credibilidade no mercado. Sem falar no cenário do país, que deixará de ganhar com a diminuição significativa de organizações certificadas. Ou seja, é preciso correr contra o tempo e se atualizar.

Empresas grandes e multinacionais costumam possuir setores internos de qualidade, que já estão acostumados a fazer o processo de certificação. Esse setor deve buscar a recertificação antes que o prazo expire. Caso contrário, será necessário entrar com novo processo de certificação ISO. Em caso de empresas de pequeno e médio porte, a indicação é buscar uma consultoria especializada, que estará apta a acompanhar todo o processo de recertificação.

É importante deixar claro que esse processo não é simples e rápido. A média atual do processo de acreditação tem levado de 6 a 8 meses para ser concluído. Isso inclui tanto a certificação quanto a recertificação. O que coloca ainda mais em caso de urgência que essas mais de 20 mil empresas nadem a favor do que as beneficiem, efetivando as certificações ISO.

Então me diga como sua empresa tem se preparado para esta realidade? Queremos saber a sua opinião!

Compartilhe conosco o que você está fazendo hoje para manter a qualidade e gestão ambiental de sua empresa a todo vapor, fale com o nosso especialista.

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.