Em primeiro lugar, a ideia de transformar o eSocial não é nova. Isso porque as alterações propostas buscam facilitar e agilizar os processos, considerados retrógrados, simplificando as informações de saúde e segurança no trabalho (SST).
Leia também:
- Lista de treinamentos que devem ser enviados ao eSocial
- A implantação do eSocial e seus impactos na saúde e segurança do trabalho
Não haverá, no entanto, mudanças que impactem na experiência do usuário e desenvolvedor. Porém, se garante a implantação de facilitadores do processo, no esforço para deixar o trabalho menos burocrático. Então continue acompanhando o texto para entender melhor as transformações do eSocial.
Primeira fase para transformar o eSocial
Nesta primeira fase a mudança mais significativa é a alteração de grupos e campos “obrigatórios na condição” para apenas “facultativos”. Afinal de contas, com o cancelamento de vários campos e preenchimentos, eventos inteiros foram dispensados, como mostra a Nota Orientativa 19/2019.
Sendo assim, a primeira fase de simplificações marca apenas o início de uma série de mudanças. Portanto, podemos esperar construções maiores e a divulgação de novas diretrizes em breve.
Segunda fase
Na segunda fase, as atualizações começam com:
- A eliminação completa de muitos eventos;
- Mais de 500 campos do leiaute;
- Eliminação do NIS;
- Exclusão das informações do banco de horas;
- Disponibilização de tabela de rubricas padrão para qualquer empresa;
- Unificação de prazos para envio dos eventos;
- Simplificação dos eventos de remuneração (S-1200) e pagamentos (S-1210);
- Não exigência de dados já constantes em outras bases;
- Simplificação das informações de Segurança e Saúde no Trabalho – SST e;
- Implantação do módulo Web Simplificado para micro e pequenas empresas.
Dessa forma, todas estas mudanças visam descomplicar burocracias enfrentadas por empregados e empregadores, além de garantir que o que está sendo cobrado é útil e necessário para todos os processos.
Então, se você está buscando uma forma de agilizar os envios e transformar o eSocial em uma ferramenta mais simples para os seus clientes, apoie-se no Sistema Escudo. Por isso, converse agora com um dos nossos especialistas: