fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Sistema de gestão de aprendizagem: termo foi o mais buscado no Google durante o primeiro semestre de 2020

Receba os conteúdos no seu e-mail

Embora seja difícil enxergar algo “positivo” como resultado de uma pandemia global, as mudanças e transformações que a crise do novo coronavírus trouxe são inegáveis. E uma delas é o expressivo aumento na busca por Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) nesse primeiro semestre de 2020.

Leia também:

O LMS (Learning Management System) não é novo no mercado, mas costuma enfrentar certa resistência quando aplicada a educação corporativa. No entanto, com as proibições de aglomerações, grande parte das empresas cedeu a transformação digital e passou a buscar por alternativas digitais para capacitar seus colaboradores.

E o resultado estamos vendo hoje, no aumento da pesquisa pelo termo “sistema de gestão de aprendizagem” em sites de busca como o Google. O que demonstra uma mudança forte na forma como entregamos aprendizado aos nossos colaboradores.

O aumento das buscas por sistemas de gestão de aprendizagem

De acordo com o Google Trends, plataforma do Google que mostra os mais populares termos pesquisados no buscador, a procura pelo termo “sistema de gestão de aprendizagem” durante o primeiro semestre de 2020 já é a maior dos últimos 10 anos.

Sistema de gestão de aprendizagem no google Trends

Como você pode ver na figura acima, o maior pico desse semestre foi justamente em março, quando os primeiros casos de COVID-19, a doença decorrente do novo coronavírus, foram identificados no Brasil.

Antes de março, o maior pico de buscas tinha sido em agosto de 2019. No entanto, o pico de março mostra que o termo “sistema de gestão de aprendizagem” foi o mais procurado entre todos os termos buscados. Além disso, esse foi o maior pico nos últimos 10 anos para essa busca. Justamente por conta do início dos períodos de quarentena e home office de grande parte das empresas.

E como você vai notar na figura abaixo, a procura por sistema de gestão de aprendizagem teve um aumento de 54% nos buscadores nesse primeiro semestre, em contraste com o aumento de 11% no ano de 2019. A quebra de uma baixa tendência que vinha do ano anterior.

Sistema de gestão de aprendizagem nos últimos anos
Números estão em porcentagem na figura.

Ainda que a busca por essa transformação digital seja “forçada” – afinal, muitas empresas acabaram se vendo obrigadas a adotar as tecnologias para não parar – a tendência é que ela não desapareça com o fim da crise.

Isso porque será possível perceber, na prática, os benefícios de adotar um sistema de gestão de aprendizagem para treinar e desenvolver seus colaboradores. Assim, os receios que antes freavam a decisão de transformar, também, o processo de educação corporativa em digital, acabam sendo enfrentados.

Buscando por um sistema de gestão de aprendizagem corporativo

Ao buscar por um sistema de gestão de aprendizagem, é importante notar que diferentes empresas fazem diferentes entregas. Em muitos casos, a entrega de um LMS consiste na disponibilização de uma plataforma de compartilhamento de conhecimento.

No entanto, também é possível encontrar empresas que entendem o sistema de gestão de aprendizagem como um conjunto de soluções. O que quer dizer que essas entregas vão além de oferecer um AVA. Tomamos por exemplo o Sistema Escudo, uma ferramenta que engloba:

  • Ambiente de gestão das certificações e ambiente virtual de aprendizagem;
  • Catálogo com mais de 55 cursos SST EaD de prateleira;
  • Personalização de treinamentos do catálogo;
  • Criação de novos cursos personalizados;
  • Equipe de tutores para tirar dúvidas dos alunos, responsáveis técnicos pelos treinamentos teóricos online;
  • Rede de instrutores credenciados em todo o território nacional.

Mas o que isso significa em termos de solução?

Com o exemplo acima, podemos perceber que as entregas do Sistema Escudo vão muito além de um AVA. Isso porque acreditamos que é possível promover uma experiência de aprendizagem completa e engajadora. De forma que agregue não só ao dia a dia do colaborador capacitado, mas também as necessidades de T&D da empresa.

Por exemplo, ao entregar um conjunto de soluções de T&D para treinamentos SST e QSMS-RS, o Sistema Escudo consegue auxiliar empresas parceiras a:

  • Proporcionar uma redução superior a 50% no custo global para o cliente final;
  • Oferecer treinamentos EaD em conformidade com a NR 1;
  • Manter salas de aula abertas 24h;
  • Entregar tecnologias educacionais e recursos didáticos ricos, de grande valor agregado;
  • Flexibilizar a formação de turmas de todos os tamanhos;
  • Alinhar a agenda de alunos x instrutores.
  • Automatizar a emissão e entrega de certificados;
  • Automatizar tarefas rotineiras;
  • Integrar com sistemas como: SOC, Sênior, PagSeguro, provedores síncronos (videoconferência) e sistemas de ERP;
  • Facilitar a gestão de treinamentos semipresenciais;
  • Minimizar entregas com erros e retrabalho;
  • Enviar automaticamente lembretes para prazos de conclusão;
  • Facilitar o acesso a relatórios e indicadores automáticos e personalizados;
  • Fornecer segurança jurídica para o cliente;
  • Notificar o vencimento de certificado dos alunos.

Ou seja, um sistema de gestão de aprendizagem não precisa se limitar a um AVA. Especialmente em um momento como esse, onde a transformação digital é ainda mais acelerada, fazendo com que se busque mais intensamente por soluções práticas e completas.

Já possui algum sistema de gestão de aprendizagem?

Pronto, agora você já está por dentro da tendência transformadora da educação corporativa: sistema de gestão de aprendizagem para promover o ensino a distância. Aliás, é seguro afirmar que o coronavírus instituiu um “novo normal”. Por isso, quem ainda não aderiu ao LMS, o fará em breve.

Sendo assim, eu te pergunto: vai ficar de fora? Aposto que não. Então clique no botão abaixo e converse com um dos nossos especialistas. Estamos apenas te esperando para começar essa parceria de sucesso!

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.