fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

Novidade de SST no eSocial: módulo web para comunicação de eventos

No dia 11 de abril de 2022 o Gov.br anunciou o lançamento do Módulo Web para SST. Sobretudo, uma solução para simplificar e tornar mais rápida o envio de informações necessárias para o cumprimento das obrigações previdenciárias.

Receba os conteúdos no seu e-mail

O SST no eSocial já não é uma novidade. Através desse sistema, as empresas comunicam o governo de forma unificada, as informações sobre os trabalhadores. Como por exemplo: comunicação de acidentes de trabalho, condições ambientais, fatores de risco e monitoramento da saúde dos colaboradores. 

 

Leia mais:  

 

E agora temos uma novidade para os profissionais da área de saúde e segurança no trabalho: o eSocial lançou o Módulo Web para eventos de SST. Mas me conta, você já sabe quais são esses eventos? 

Se ainda não sabe, fique tranquilo. Vamos esclarecer sem complicações quais são e o que é esse novo módulo web para SST no eSocial. Afinal, é interessante que você esteja ligado nas tendências para atender melhor suas empresas clientes. Acompanhe: 

As obrigações de SST no eSocial 

Em resumo, empresas que possuem funcionários que trabalham permanentemente expostos a algum risco são obrigadas a prestar informações relativas a SST no eSocial. Tais como, por exemplo:  

  • Quais EPIs e EPCs disponíveis; 
  • Envio da certificação dos treinamentos obrigatórios exigidos e etc. 

O SST no eSocial veio para simplificar a comunicação entre clínicas, empresas clientes e RH. Além disso, tornar o envio das informações relacionadas aos trabalhadores de forma unificada e praticamente instantânea. Porém, é necessário se ater a alguns cuidados, a fim de evitar erros e consequentemente tomar multas. 

Os eventos de SST são comunicados no eSocial, com o objetivo de captar de forma estruturada as informações necessárias para o cumprimento das obrigações previdenciárias. Aqui no blog do Sistema Escudo, já falamos especificamente sobre cada um deles. 

Leia mais em:  

Tudo sobre os eventos de SST que devem ser enviados ao eSocial – Parte 01  

Tudo sobre os eventos de SST que devem ser enviados ao eSocial – Parte 02  

Lançado o Módulo Web para eventos de SST no eSocial 

No dia 11 de abril de 2022 o Gov anunciou o lançamento do Módulo Web para SST. Sobretudo, uma solução que veio para simplificar e tornar mais rápida a comunicação de: 

  • Acidentes de trabalho; 
  • Monitoramento da saúde e condições do ambiente laboral. 

Essa interface era aguardada por muitos profissionais de SST. Isso porque esse módulo é um ambiente online para profissionais e empresas da área de saúde e segurança no trabalho. Sendo assim, agora podem usar tanto sistemas de gestão próprios como o ambiente web para realizar as comunicações. Além disso, o módulo está disponível para todos os tipos de empregadores, com exceção dos domésticos.  

Essa solução de SST se apresenta através de um modelo Wizard. Ou seja, com um passo a passo orientado com consultas e automações para o tornar mais fácil. Dessa forma, ele traz as informações necessárias para preenchimento correto dos eventos. Além disso, seu formato é moderno e intuitivo 

Os eventos de SST informados através desse sistema são: 

  • S-2210 – Comunicação de acidente de trabalho (CAT) 

Através do CAT é relatado as informações cadastrais do colaborador e especificidades do acidente de trabalho, quando houver. 

  • S-2220 – Monitoramento de saúde do trabalhador (ASO) 

O ASO tem como objetivo lançar todo o monitoramento da saúde do trabalhador durante seu vínculo laboral. 

  • S-2240 – Condições ambientais do trabalho – Fator de risco  

Este evento faz conexão entre o trabalhador e os riscos existentes no ambiente de trabalho em que ele exerce suas funções. 

Como acessar o módulo web para SST? 

Lembre-se: a responsabilidade do envio desses eventos é do empregador. A sua empresa cliente pode tanto realizar ela própria o envio das informações via módulo web, como  fazer uma procuração eletrônica para uma empresa terceira ou um profissional de SST efetuar o envio. 

Primeiramente, o usuário deve acessar o módulo web de sst no eSocial utilizando as credenciais através de uma das opções abaixo: 

  • Certificado digital; 
  • Acesso via Gov.br; 
  • Código e senha de acesso. 

A plataforma é desenvolvida com o objetivo de disponibilizar apenas os dados do trabalhador que são necessários para a composição das informações ou elaboração do CAT ou PPP. Afinal, essa limitação de acesso é exigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e das normas de sigilo fiscal. 

Dessa forma, o módulo de SST no eSocial é um perfil independente da web geral. Portanto, apenas empregadores ou responsáveis legais terão acesso ao perfil específico.  

Simplicidade para envio das informações de SST no eSocial 

Espero que tenha conseguido esclarecer as suas eventuais dúvidas sobre o módulo web para SST no eSocial, já que ele veio para simplificar e tornar mais rápido o envio das informações obrigatórias. 

E não é de agora que o Sistema Escudo está ligado nesse assunto. Pois uma das nossas automatizações é justamente a integração com um software completo e eficiente para eSocial, o SOC. Ferramenta que envia os dados de forma rápida e totalmente segura. 

O Sistema Escudo se preocupa com a sua segurança jurídica e a de suas empresas clientes. Estamos conectados com as novidades de SST, afinal, trabalhamos para facilitar as rotinas dos profissionais de saúde e segurança no trabalho. 

Além de contar com um catálogo robusto com mais de 70 treinamentos normativos em total conformidade com a NR 1, nossa solução possui uma área de gestão completa para o monitoramento de dados das capacitações. 

Conheça a nossa plataforma e todas as soluções que ela oferece, expanda seu portfólio revendendo treinamentos com qualidade e responsabilidade! Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas! 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.