Treinamentos de NR por EaD: o que o prestador de serviço SST precisa saber sobre eles?

Os treinamentos EaD e semipresenciais já são permitidos desde a publicação do novo texto da NR 1, em 2019. E aqui está tudo que você precisa saber antes de oferecê-los aos seus clientes!
newslatters

Receba os conteúdos no seu e-mail:

Treinamentos de NR por EaD

A necessidade de treinamentos de NR não é nova. Afinal de contas, as primeiras normas regulamentadoras surgiram lá na década de 70, visando aumentar a segurança de trabalhadores em áreas e funções de risco. O que evita acidentes e mortes no trabalho. 

Leia também: 

 

A maior novidade, no entanto, é a modalidade de ensino a distância para o treinamento de NR. O que, ainda hoje, deixa alguns profissionais da área de saúde e segurança do trabalho com um pé atrás. E nós entendemos, de verdade. Toda cautela é pouca quando falamos em segurança e em proteger os trabalhadores. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo que prestadores de serviço SST e consultorias da áreas precisam saber sobre treinamentos de NR por EaD. Dessa forma, podemos acabar com as suas dúvidas e receios e te ajudar a entregar uma solução de qualidade, criada para diminuir a burocracia, facilitar o dia a dia e otimizar a segurança dos trabalhadores. 

O que são os treinamentos de NR? 

As Normas Regulamentadoras, popularmente chamadas de NR, são disposições do Capítulo V (da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a lei nº 6.514, de 1977. 

As primeiras NRs foram publicadas pela Portaria MTb nº3.214 de 1978. Elas surgiram com o intuito de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos relativos a saúde e segurança do trabalho. Atualmente, 24 das normas regulamentadoras exigem treinamentos. 

Portanto, essas capacitações também são conhecidas como treinamentos: 

  • Normativos; 
  • Obrigatórios; 
  • de SST. 

Sendo assim, os treinamentos de NR são aqueles que seguem as orientações de cada norma a respeito das regras de segurança para a execução de atividades especificas, como o trabalho em espaço confinado e trabalhos com sistemas elétricos de potência. 

Atualmente o treinamento de NR pode ser feito de maneira presencial, semipresencial e EaD. No entanto, para que a modalidade EaD e semipresencial sejam aceitas, a capacitação precisa seguir as regras estabelecidas no Anexo II da NR 1. 

 

Treinamentos de NR por EaD 

Conforme mencionamos acima, para que treinamentos de NR semipresenciais e EaD sejam feitos legalmente – e evitem multas e passivos trabalhistas aos seus clientes – eles precisam seguir as diretrizes do Anexo II da NR 1, que no item 1.1 determina que ela irá: 

“Estabelecer diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino a distância e semipresencial para as capacitações previstas nas NR, disciplinando tanto aspectos relativos à estruturação pedagógica, quanto exigências relacionadas às condições operacionais, tecnológicas e administrativas necessárias para uso desta modalidade de ensino.” 

Dessa forma, podemos listar os seguintes pontos como exigências necessárias para a conformidade dos treinamentos obrigatórios com a NR 1: 

  • Ser executado dentro de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS); 
  • Registrar os logs (acessos) dos alunos;
  • Oferecer notas com nível de satisfatório e insatisfatório para as avaliações finais dos treinamentos; 
  • Armazenar esses resultados por até 02 (dois) anos como prova de execução do treinamento; 
  • Promover a interação entre os alunos e os objetos de aprendizagem; 
  • Possuir um projeto pedagógico; 
  • Disponibilizar apoio de instrutores ao longo de todo o treinamento. 

Para conhecer os itens mais detalhadamente e entender as obrigações dos prestadores de serviço, empregadoras e empregados, baixe o nosso kit de checklists da conformidade: 

Treinamentos de NR por EaD: baixe o kit de checklist

Como treinamentos de NR digitais ajudam meu cliente? 

Me diz: que responsável por treinamento não gosta de economizar? E de otimizar o tempo de capacitação? E de engajar os alunos? Pois com treinamentos EaD, você consegue oferecer tudo isso e muito mais aos seus clientes, olha só: 

  • Reduzir em até 70% com os custos globais de treinamentos; 
  • Diminuir do tempo que o colaborador passa fora do posto de trabalho; 
  • Aumentar o engajamento do aluno com as atividades; 
  • Flexibilizar os horários para treinamentos; 
  • Parar de se preocupar com o tamanho das turmas; 
  • Garantir que o aluno aprenderá no próprio ritmo; 
  • Contar com apoio de especialistas durante todo o treinamento. 

Além disso, treinamentos de NR a distância são excelentes para empresas com profissionais que trabalham embarcados (em plataformas petrolíferas, por exemplo) ou com trabalhadores em locais de difícil acesso. A flexibilização dos horários e na formação de turma é um trunfo, especialmente para quem precisa capacitar com qualidade, foco e rapidez. 

Por fim, vale lembrar a experiência do próprio aluno, que é otimizada através de objetos interativos e altamente engajadores. Entenda mais sobre a experiência do aluno com treinamento de NR EaD nesse vídeo com o especialista Victor Costa. 

Apoie com facilidade seus clientes nos treinamentos de NR 

Agora que você já conhece o treinamento de NR por EaD, vai ficar esperando para oferecer essa facilidade ao seu cliente? Como mencionamos acima, desde a regulamentação da modalidade pela NR 1, muitos prestadores de serviço SST passaram a entregar os cursos por EaD. 

Isso porque a modalidade facilita a capacitação para o prestador de serviço e seu cliente, além de automatizar várias atividades do dia a dia e estar repleta de ferramentas para aumentar o engajamento do aluno – o que, por sua vez, aumenta a retenção do conhecimento. E é esse conhecimento que vai aumentar a segurança do profissional em campo. 

Com o Sistema Escudo, oferecer treinamento de NR por EaD é simples e prático. Nossa solução é a primeira do Brasil em completa conformidade com a NR 1 e conta com o apoio de instrutores especialistas ao longo da jornada de aprendizagem. Clique no banner e agende um dos horários disponíveis com um dos nossos especialistas: 

Fale com nosso especialista

Tópicos para você explorar: