Vale a pena vender treinamentos de segurança do trabalho por EaD?

Os treinamentos obrigatórios digitais foram regulamentados pela NR 1 em 2019, mas muitos prestadores de serviço SST ainda tem dúvidas sobre os seus benefícios.
newslatters

Receba os conteúdos no seu e-mail:

Treinamentos de segurança do trabalho: vale a pena revender?

Por mais que estejamos cansados de escutar que o mercado mudou, esse é um dos maiores fatos para quem trabalha com SST. Especialmente no último ano. Isso porque busca por soluções digitais só tem crescido e os especialistas afirmam que elas vão se tornar cada vez mais comuns. O que inclui a busca e execução de treinamentos de segurança do trabalho por EaD.

Leia também:

 

Desde que foram regulamentados pela NR 1, os treinamentos de segurança do trabalho no modelo digital têm ganhado espaço nas empresas – e se tornado uma opção interessante para os prestadores de serviços SST que buscam por novas oportunidades no mercado.

Isso porque, ao aderir as novidades de mercado, você está se colocando em pé de igualdade com os concorrentes e mostrando aos clientes (e potenciais clientes) que está preparado para atender as demandas deles da melhor forma possível.

Como funcionam os treinamentos de segurança do trabalho EaD?

Os treinamentos de segurança do trabalho por EaD já são legais desde 2018, quando surgiu a NT 54. Atualmente, essas capacitações digitais são regulamentadas pela NR 1, que entrega uma série de diretrizes que devem ser seguidas para que seja possível treinar SST a distância.

Sendo assim, os treinamentos de segurança do trabalho devem ser feitos através de um LMS, onde seja possível:

  • Registrar os logs dos alunos, uma lista mostrando todas as vezes que o colaborador fez login na plataforma;
  • Oferecer interação entre o aluno e o objeto de aprendizagem, com ferramentas como simuladores ou vídeos interativos;
  • Entregar avaliações com níveis de satisfatório e insatisfatório, por onde seja possível examinar a absorção do conhecimento por parte do aluno;
  • Armazenar os resultados das avaliações por até 02 (dois) anos.

Além disso, todos os treinamentos oferecidos por EaD devem seguir as diretrizes específicas de cada NR para que sejam válidos. Ou seja: a NR 1 diz como deve ser o ambiente virtual de aprendizagem para as capacitações a distância e também exige que cada treinamento siga as especificações das normas regulamentadoras pelas quais são regidos.

Para ficar por dentro de todas as regulamentações e ter certeza de que seus treinamentos de segurança do trabalho estão em ordem, acesse gratuitamente o nosso Guia Completo para Treinamentos Normativos EaD.

 

Vale a pena vender treinamentos de segurança do trabalho por EaD?

 

Por que ter um portfólio de treinamentos de segurança do trabalho me ajuda?

Como mencionamos no começo do texto, estar em sincronia com o mercado significa atender as necessidades e demandas dos clientes. Sendo assim, possuir um catálogo de treinamentos de segurança do trabalho por EaD só traz vantagens para os prestadores de serviços, como:

1 – Expande seu leque de serviços

Vender treinamentos de segurança do trabalho por EaD é uma forma de expandir seu catálogo de serviços de maneira que possa conquistar novos clientes e oferecer novidades para quem já é cliente.

Assim, ao oferecer atualizações e adições constantes no catálogo, você passa aos clientes a ideia de que se importa com o desempenho deles e está interessado em ajudá-los a lidar com as demandas que surgem ao longo do caminho. Um passo importante na direção da fidelização dos clientes.

2 – Permite concorrer de igual com grandes empresas

Aposto que você já perdeu clientes para empresas maiores, né? Afinal de contas, expandir o catálogo e trazer novidades constantes para os clientes parece algo que apenas grandes negócios conseguem fazer. Certo?

Errado! Quando você investe em soluções como o Sistema Escudo, que entregam um catálogo a pronta entrega com mais de 60 treinamentos de segurança do trabalho e atualizações constantes, consegue competir de forma mais justa com empresas bem maiores – e investindo bem menos do que eles investem.

3 – Possibilita entrar na corrida por grandes contas

Expandir o seu catálogo para a área de treinamentos de segurança do trabalho EaD também possibilita que a sua empresa entre na corrida por grandes contas, sem deixar nada a desejar. Afinal, com um LMS você oferece não só um catálogo de cursos a distância, mas também a possibilidade de digitalizar grande parte da rotina diária com SST.

Por exemplo, temos parceiros de porte pequeno que graças ao Sistema Escudo atendem contas como o Facebook e a Eletrolux. Oferecendo um trabalho tão bom – ou até melhor – do que grandes empresas do mercado de SST.

Custo-benefício de revender treinamentos de segurança do trabalho de prateleira

Antes de nos alongarmos por aqui, vale lembrar que produzir treinamentos de segurança do trabalho para EaD, do zero, não é barato. É preciso uma série de cuidados para atender a NR 1 e alguns deles exigem gastos elevados. Por exemplo: a exigência de interação entre os alunos e objetos de aprendizagem, que pede pelo uso de tecnologias mais custosas.

Dessa forma, começar a sua plataforma e criar cursos do zero significa um grande investimento – que a maioria dos prestadores de serviço SST não está pronto para fazer.

Por isso, a solução mais indicada nesses casos é o uso de treinamentos de prateleira. Ou seja: em vez de criar os seus treinamentos do zero, revender os cursos de empresas estabelecidas, que já trabalham com isso há anos e conseguem cumprir 100% da NR 1 – um ponto de atenção necessário, já que você não quer causar multas ou interdições aos seus clientes, certo?

Sendo assim, ao revender os treinamentos de uma empresa terceira, você consegue:

  • Oferecer tecnologias de ponta aos seus clientes, pagando uma pequena fração do custo real delas;
  • Entregar um catálogo grande e em expansão constante, sem pagar nada mais por isso;
  • Garantir treinamentos sempre atualizados, sem qualquer custo adicional;
  • Terceirizar o atendimento ao aluno e a contratação de instrutores, isento de custo, e muito mais.

Isso acontece porque a empresa que desenvolve os treinamentos os vende em larga escala, diluindo os altos custos de produção, e permitindo que você os adquira e faça a revenda por preços bem abaixo do investimento inicial. O que também permite uma margem de lucro maior aos prestadores de serviços SST.

Apesar de não serem exclusivos da sua empresa, os treinamentos de prateleira são uma forma rápida e barata de expandir seu catálogo. Além de uma solução prática para aumentar a competitividade de mercado do seu negócio.

Conheça uma solução em SST 100% digital

Agora que você já conhece os benefícios dos treinamentos de segurança do trabalho por EaD, está pronto para começar a revender? O Sistema Escudo é uma solução em SST 100% digital que, entre muitas funcionalidades, oferece um LMS com mais de 60 treinamentos em SST a pronta entrega.

Nós também somos a primeira Universidade Corporativa em SST do Brasil e a primeira a cumprir 100% da NR 1. Pronto para entregar a melhor ferramenta do mercado para os seus clientes? Clique no banner abaixo e agende um horário com os nossos especialistas.

Fale com nosso especialista

Tópicos para você explorar: