fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

O que é ODS e ESG, qual a relação com SST e como aplicar na sua empresa

Investir em práticas mais sustentáveis está deixando de ser uma tendência e se tornando uma necessidade. Sobretudo, para aquelas empresas que querem permanecer competitivas e ligadas no futuro.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Nos últimos anos, podemos observar o crescimento da preocupação sustentável nas empresas. Em outras palavras, as organizações têm buscado formas mais sustentáveis de operar. Em consequência disso, surgem novos sistemas, métodos e ferramentas para auxiliar nessa finalidade. Então, os termos ODS e ESG ganham cada vez mais destaque.  

  

Leia mais: 

  

E um dos principais motivos para esse crescimento é a preocupação dos próprios consumidores com questões socioambientais. Pesquisas apontam que 89% dos clientes brasileiros se preocupam com sustentabilidade. Sendo assim, o mercado não pode ignorar essa transformação no comportamento do consumidor. Por isso, cresce o investimento em ODS e ESG dentro das organizações.  

Desse modo, investir em práticas mais sustentáveis está deixando de ser uma tendência e se tornando uma necessidade. Sobretudo, para aquelas empresas que querem permanecer competitivas e ligadas no futuro   

O que é ODS e ESG?   

Antes de mais nada, o ODS é a abreviação do termo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em resumo, tem como objetivo: 

  • Acabar com a pobreza; 
  • Proteger o meio ambiente e o clima; 
  • Garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade em todos os lugares. 

Sendo assim, são 17 objetivos ambiciosos que estão conectados uns aos outros, e que abordam desafios no desenvolvimento enfrentado por pessoas no Brasil e no mundo. Por fim, todos esses pontos formam a Agenda 2030 que, em resumo, é um compromisso assumido por todos os países da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2015.  

Desse modo, o ODS estimula e apoia ações essenciais para o desenvolvimento da sociedade que devem ser inseridas nas políticas e processos das empresas.  

Enquanto o ESG é uma sigla inglês com tradução para Ambiental, Social e Governança Corporativa, um termo cada vez mais relacionado com práticas socioambientais. Além disso, também está associado à Agenda 2030 da ONU. Cada tópico significa, em detalhes: 

  • Ambiental: as principais pautas são aquecimento global, energia renovável, biodiversidade, poluição do ar, rio e mares, entre outros assuntos voltados a questões ambientais e de preservação dos recursos naturais. 
  • Social: voltado para a responsabilidade social e os impactos das empresas na sociedade, envolve direitos trabalhistas, equidade de gênero, luta contra a fome, entre outros aspectos. 
  • Governança: estratégias corporativas que integram assuntos como anticorrupção, canais de denúncia, compliance, estrutura organizacional, bem como interagem com a gestão dos tópicos anteriores.  

Percebeu a forte relação entre ODS e ESG? Ao adotar as melhores práticas do ambiental, social e governança as empresas chegam mais perto de atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável.   

Qual o papel da segurança do trabalho com o ODS e ESG?  

Não é difícil entender a relação entre SST e o ODS e ESG, isso porque a melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores integra tanto o S do Social, assim como o item 8 dos objetivos de desenvolvimento sustentável que é o “Trabalho decente e crescimento econômico”. Uma das principais metas é: 

  • Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes ocupacionais seguros e protegidos para todos os trabalhadores, inclusive os migrantes e especialmente as mulheres migrantes e pessoas com emprego precário.  

Outro exemplo de item do ODS que SST está diretamente ligado é o 9. Que, em resumo, visa promover estratégias para a indústria, inovação e infraestrutura dos países, ou seja, o acesso a tecnologias que promovem a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores.  

Então, garantir a saúde e segurança do trabalho dentro da empresa é uma obrigação para todos e beneficia não só os trabalhadores, como também a própria organização. Em outras palavras, empregadores que têm como prioridade boas práticas de SST e redução de acidentes de trabalho permanecem mais competitivos dentro do mercado, pois investem em ODS e ESG  

Como alinhar os ODS e ESG na minha empresa?   

Bom, apesar da Agenda 2030 ter sido desenvolvida em 2015, ainda é um desafio transformar as empresas em organizações mais sustentáveis. Afinal, adotar novas práticas, políticas e modelos de negócios nem sempre é uma tarefa fácil, inclusive pensando no investimento inicial exigido. 

No entanto, empresas que não falam ou não buscam integrar-se ao ODS e ESG em suas estratégias estão ficando para trás. Um exemplo disso, é que pesquisas preveem que em 2025 os consumidores vão preferir serviços e produtos menos prejudiciais ao meio ambiente, sociedade e à saúde humana. 

Então, em primeiro lugar, é um dever das empresas avaliarem seu impacto socioambiental e serem transparentes com todos os envolvidos, sejam eles, fornecedores, colaboradores e clientes, por exemplo. Para que assim, não se envolvam em escândalos de fraudes ou corrupção, algo que vem sendo bastante “comum” e que traz impactos negativos para as organizações. 

Além disso, outro ponto importante para colocar a empresa no caminho certo do ODS e ESG é estabelecer métricas para monitorar riscos e garantir que os princípios sustentáveis estão sendo devidamente desenvolvidos e enraizados dentro da organização.   

Dicas para colocar o ODS e ESG como estratégia do negócio   

Bom, agora que você já sabe o que é ODS e ESG e a importância de as empresas colocarem essas práticas como prioridade, temos algumas dicas para pôr esses termos como estratégia a favor do seu negócio. Confira, por exemplo: 

  • Crie um comitê de responsabilidade social, sustentabilidade e inovação, bem como recursos humanos para alinhar o ODS e ESG, definir e colocar os planos em ação; 
  • Invista em projetos de responsabilidade social fora da empresa, junto com a sociedade, para alcançar metas globais; 
  • Crie ações voltadas ao meio ambiente que mitiguem riscos que prejudicam recursos naturais; 
  • Ofereça treinamentos de segurança do trabalho com qualidade e eficiência aos trabalhadores com o objetivo de reduzir mortes, doenças e acidentes ocupacionais; 
  • Invista em tecnologias que contribuam na gestão, impacto social, segurança do trabalho e etc; 
  • Desenvolva relatórios sustentáveis para divulgação das transformações dentro da organização.   

O Sistema Escudo contribui com ODS e ESG   

Agora que você chegou até aqui, esperamos que tenha entendido o quanto investir em ODS e ESG pode beneficiar a sua empresa. E o único motivo para não se desenvolver de forma sustentável é se o objetivo do negócio é permanecer estagnado. Algo que ninguém quer, certo? 

Então, pare de perder tempo e não espere até 2030 para correr e tentar desenvolver questões sustentáveis em sua organização. Sendo assim, siga as dicas que abordamos no tópico anterior, busque novas formas de fazer seus processos e se prepare para colher os frutos em um futuro muito breve. 

O Sistema Escudo, sobretudo, se preocupa com os ODS e ESG, e a nossa contribuição sustentável é oferecer treinamentos de saúde e segurança do trabalho com tecnologias inovadoras e aprendizagem de qualidade. Tudo isso para garantir que os trabalhadores estejam 100% aptos para exercer suas atividades com responsabilidade e proteção.  

Além disso, nossos treinamentos são em total conformidade com a Norma Regulamentadora 1, pois nos preocupamos com a segurança jurídica de nossos clientes e parceiros. Nosso catálogo robusto conta com cursos inovadores, engajadores e interativos. Já capacitamos mais de 400 mil trabalhadores em todo o país e seguimos contribuindo na transformação da segurança do trabalho por todo o Brasil. 

Ficou interessado em transformar a cultura de segurança do trabalho e dar um passo no desenvolvimento de ODS e ESG em seu negócio? Clique no banner abaixo e agende uma demonstração com nossos especialistas. 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Um guia detalhado que aborda todas as partes da NR-22, incluindo requisitos...
Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.