fbpx

Descubra como estruturar treinamentos eficazes que geram resultados reais com o Design de Jornada de Aprendizagem!

Logo da Escudo

SGI (Sistema de Gestão Integrada): como alinhar ao QSMS-RS

O SGI (Sistema de Gestão Integrada) é um método que integra vários processos de uma empresa. Em outras palavras, combina os procedimentos e práticas em uma organização para implementar políticas de gerenciamento mais eficientes.

Receba os conteúdos no seu e-mail

Certamente você já ouviu falar no termo QSMS-RS. Essa sigla significa Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social e integra o SGI – Sistema de Gestão Integrada. Seu objetivo é estabelecer planos e ações para coordenar esse conjunto de questões que envolvem uma organização. 

  

Leia mais:  

  

E como sempre falamos por aqui, os acidentes de trabalho podem afetar os colaboradores, a empresa e até mesmo o meio ambiente. Então, o QSMS-RS surge justamente para agir na prevenção e no controle desses riscos, bem como na qualidade da produção e do ambiente de trabalho. 

Sendo assim, organizações que integram o conceito de SGI – Sistema de Gestão Integrada, se preocupam com questões ambientais, sociais e de saúde e segurança do trabalho. Além disso, as empresas têm se preocupado com esses fatores por conta das demandas externas, ou seja, a necessidade de satisfazer os clientes internos e externos. Em outras palavras, fazer o gerenciamento correto sobre QSMS-RS tem viabilizado a sobrevivência dos empreendimentos.   

Relembrando o que é SGI (Sistema de Gestão Integrada)    

Em resumo, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) é um método que combina os procedimentos e práticas em uma organização para implementar políticas de gerenciamento mais eficientes.  

Sendo assim, esse sistema pode abranger diversos temas como: qualidade, segurança do trabalho, saúde ocupacional, meio ambiente, responsabilidade social e etc. Além disso, as empresas vêm investindo cada vez mais no SGI (Sistema de Gestão Integrada), principalmente para acompanhar as transformações no mercado e na própria sociedade. 

Uma vez que, investidores e consumidores têm se preocupado cada vez mais com questões sociais e ambientais para a tomada de decisões. Desse modo, a implantação do SGI (Sistema de Gestão Integrada) traz várias vantagens para a empresa, por exemplo: 

  • Diferencial competitivo; 
  • Melhoria do clima organizacional; 
  • Profissionais mais capacitados; 
  • Minimização de acidentes e doenças do trabalho; 
  • Gerenciamento de riscos mais eficaz; 
  • Entre outros. 

Estrutura do SGI Sistema de Gestão Integrada   

Como o próprio nome diz, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) já nos remete a uma integração de diferentes áreas. Portanto, quando se trata de QSMS-RS, há o envolvimento de, pelo menos, 6 categorias, sendo elas: 

  • Política de gestão; 
  • Planejamento; 
  • Implementação e operação; 
  • Avaliação de desempenho; 
  • Melhoria; 
  • Análise crítica. 

Assim, a partir dessa divisão de categorias entende-se que não basta estabelecer tarefas para as áreas envolvidas que relatamos acima. Isso porque um SGI (Sistema de Gestão Integrada) eficiente deve estar alinhado a uma integração completa. Ou seja, que envolve desde as políticas de gestão até a análise crítica das ações implantadas pela QSMS-RS. 

Além disso, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) abrange diferentes áreas, como já explicamos. Então, a atuação desse gerenciamento responde a normas específicas, que quando seguidas colocam a empresa em referência no mercado. Confira alguma delas: 

  • ISO 9001: norma internacional que atua diretamente na qualidade; 
  • ISO 14001: norma que estabelece requisitos para que as empresas contribuam com questões ambientais; 
  • NBR 16001: norma brasileira que atua sobre a responsabilidade social. 

QSMS-RS e SGI (Sistema de Gestão Integrada) 

Agora que você já entendeu que o SGI – Sistema de Gestão Integrada atua na Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social, saiba em detalhes como deve ser feito o gerenciamento de cada questão:   

Qualidade  

É fundamental que toda empresa, independente da sua área de atuação e porte, realize uma gestão que mensure a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos. Ou seja, a instituição deve monitorar o desempenho e corrigir possíveis falhas, de modo que sustente uma imagem positiva e significativa com seu público-alvo e clientes já consolidados.  

Portanto, o primeiro item do SGI (Sistema de Gestão Integrada) de QSMS-RS está diretamente ligado ao carro-chefe da venda da organização.   

Segurança   

Em segundo lugar, trata-se de uma das questões mais importantes em relação à gestão de qualquer empresa. Entende-se que um ambiente de trabalho seguro reflete diretamente em todo o funcionamento da organização. Afinal de contas, contribui com profissionais mais seguros, e consequentemente mais produtivos.  

Desse modo, essa gestão do QSMS-RS deve se preocupar com a redução ou minimização dos acidentes e doenças do trabalho. Além de oferecer assistência a possíveis acidentes, bem como atuar em total conformidade com as legislações de SST estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Meio Ambiente   

Muito tem se falado sobre a responsabilidade das empresas frente ao meio ambiente. Uma organização já não possui apenas a missão de agir conforme sua funcionalidade diante do que oferece a um consumidor. 

Sendo assim, sua atuação também deve estar totalmente alinhada com um SGI (Sistema de Gestão Integrada) preocupado ambientalmente, a partir de um negócio sustentável que atue com medidas que minimize impactos ambientais. E é sobre essa perspectiva que age o gerenciamento de QSMS-RS. 

Saúde   

Esse item da QSMS-RS diz respeito à proteção do trabalhador quanto a sua saúde ocupacional. De acordo com o que já levantamos no item Segurança, dependendo do ramo da empresa, os colaboradores podem estar sujeitos a diferentes riscos e acidentes, que podem causar doenças ocupacionais e incapacidades laborais. Por isso, o SGI (Sistema de Gestão Integrada) precisa atuar com ações e controles que minimizem esses impactos e prejudiquem a saúde de seus profissionais.   

Responsabilidade Social 

Quando falamos em responsabilidade social, traçamos um paralelo com a promoção do desenvolvimento e do bem-estar. Uma organização precisa colocar em seu SGI (Sistema de Gestão Integrada) as questões que proporcionam qualidade de vida, assim como a própria comunidade, através de subsídios que contribuam socialmente com o desenvolvimento humano.   

Tipos de implantação do SGI (Sistema de Gestão Integrada)   

Antes de mais nada, como qualquer empresa, independente do setor ou porte, pode implantar o SGI (Sistema de Gestão Integrada), os caminhos a serem percorridos são variados. Afinal, diversos fatores influenciam nas tomadas de decisões, como por exemplo: se a organização já teve ou não um sistema de gestão implantado, qual é a cultura de gerenciamento na instituição, prazos e motivações.  

Além disso, o recurso financeiro também é um fator de grande influência.  

Mas, em resumo, existem dois tipos de implantação do SGI – Sistema de Gestão Integrada. São eles: 

  • Implementação sequencial de sistemas individuais: qualidade, meio ambiente, saúde e segurança que combinados formam o SGI; 
  • Implementação que engloba todas as áreas: geralmente se baseia na análise de risco para o meio ambiente, saúde dos empregados e da população ao redor, bem como perdas econômicas decorrentes de problemas no produto/serviço. 

Lembre-se: empresas que investem em SGI (Sistema de Gestão Integrada) estão em vantagem competitiva 

A partir do que levantamos nesse texto, é possível entender que uma organização deve atuar constantemente com a preocupação da qualidade do que oferece, mas também diretamente na segurança de toda a empresa. Bem como, na saúde dos profissionais, na responsabilidade sobre a sustentabilidade e, ainda, socialmente.  

Portanto, o SGI – Sistema de Gestão Integrada de QSMS-RS é o melhor meio para conseguir alinhar todas essas questões e mapear os processos necessários de atuação frente a essas áreas. 

Isso porque quando as políticas, metas e objetivos do QSMS-RS conseguem ser atingidos, os resultados são muito mais amplos e de níveis gerais. Ou seja, além de contribuir para o SGI a empresa também cresce e se desenvolve.  

Pronto para investir em saúde e segurança do trabalho e não apenas cumprir a legislação como também beneficiar a sua empresa? Ao oferecer treinamento de qualidade aos seus trabalhadores eles estarão aptos a exercerem suas atividades com responsabilidade e preservando a vida.  

O Sistema Escudo é uma plataforma com mais de 80 treinamentos em SST em total conformidade com a NR 1 e ainda possui uma área de gestão completa para facilitar o seu dia a dia. Comece a implantação do seu SGI (Sistema de Gestão Integrado). Clique no banner abaixo e agende uma demonstração gratuita com nossos especialistas: 

Mais de 15 mil pessoas já se inscreveram

Receba os conteúdos no seu e-mail

Veja mais posts

Seguindo os passos de Planejamento, Execução, Verificação e Ação, é possível identificar...
Todos os trabalhadores estão sujeitos aos riscos ambientais, por isso é importante...
Descubra tudo sobre a NR15 e suas implicações legais para garantir a...

Entre em contato conosco

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrará em contato com você para falar mais sobre as nossas soluções.